Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > CC101
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Introdução à Programação

Código: CC101     Sigla: CC101

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.dcc.fc.up.pt/~jpp/ip
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Física

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 37 Plano de Estudos a partir de 2008 1 - 7,5 -
L:B 2 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 7,5 -
L:F 39 Plano de estudos a partir de 2008 1 - 7,5 -
L:G 7 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 1 - 7,5 -
3
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 1 - 7,5 -
3
L:M 117 Plano de estudos a partir de 2009 1 - 7,5 -
L:Q 0 Plano de estudos Oficial 3 - 7,5 -
MI:EF 51 Plano de Estudos a partir de 2007 1 - 7,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que o aluno:
1. Se familiarize com a utilização de computadores pessoais com sistema operativo da família GNU/Linux;
2. Adquira competência para codificar algoritmos elementares numa linguagem de programação;
3. Adquira bons hábitos de programação e de estruturação dos programas;
4. Apreenda algumas estruturas de dados e algoritmos fundamentais;
5. adquira competências para testar e corrigir erros dos seus programas.

Programa

1. Breve introdução aos computadores.
2. Variáveis, expressões, instruções.
3. Ferramentas essenciais; utilização de bibliotecas.
4. Módulos e documentação.
5. Funções
6. Condições, decisões e seleção.
7. Iteração.
8. Sequências de carateres (strings).
9. Listas
10. Dicionários
11. Recursão
12. Classes e objetos

Bibliografia Obrigatória

Peter Wentworth, Jeffrey Elkner, Allen B. Downey, and Chris Meyers; How to Think Like a Computer Scientist (Disponível na Internet em: http://openbookproject.net/thinkc)
Brad Miller and David Ranum; Learning with Python: Interactive Edition (Disponível na Internet em: http://thinkcspy.appspot.com/)

Bibliografia Complementar

Allen B. Downey; Think Python (Disponível na Internet em: http://www.greenteapress.com/thinkpython/thinkpython.html)
H. M. Deitel, P. J. Deitel, J. P. Liperi, B. A. Wiedermann;; Python: How to Program ((Recomendado para estudo de tópicos mais avançados).)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica.
Análise de programas em aulas teorico-práticas.
Aulas práticas para resolução de exercícios.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 75,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória às aulas práticas (conforme o regulamento da Universidade do Porto).
Efetuar com sucesso pelo menos metade dos problemas propostos nessas aulas (com correção automática).

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota do exame final.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-04 às 09:37:02 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias