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Química Orgânica

Código: Q202     Sigla: Q202

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:Q 243 Plano de estudos Oficial 1 - 7,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos gerais
Adquirir uma visão clara das potencialidades, e da aplicação, da Química Orgânica.
Adquirir conhecimentos teóricos, bem como a flexibilidade e capacidade de generalização do seu uso, os quais devem permitir compreender, aprofundar e aplicar os conceitos a casos concretos, nomeadamente os relacionados com as áreas que integram a estrutura curricular do curso.
Estimular a autossuficiência, a capacidade de reflexão e de autoavaliação.
Adquirir capacidade de planificação e gestão do tempo.
Promover competências de autoformação (capacidade para estudar de forma autónoma) e de trabalho em equipa.
Combinar os conhecimentos ministrados na UC com uma consulta bibliográfica adequada, de forma a esclarecer as dúvidas e a resolver os problemas a eles associados.
Incentivar para a pesquisa bibliográfica assim como para a leitura, análise e discussão de artigos científicos que abordem temas relacionados com aplicação da matéria, como por exemplo a sua ligação com aspetos relacionados com a Química, Sociedade e Indústria, estimulando desta forma autossuficiência.
Estimular a inovação e desenvolver a motivação para a investigação científica.


Objetivos específicos

Estudar as diferentes famílias de compostos orgânicos
Classificar as reações dos compostos orgânicos, e caracterizar os aspetos estruturais que conferem e influenciam a sua reatividade e respetivas propriedades físico-químicas.
Adquirir o conceito de geometria tridimensional das moléculas associado ao estudo da estereoquímica.
Compreender as reações químicas e justificar mecanisticamente os factos ocorridos.
Aplicar o conhecimento da reatividade dos diferentes grupos funcionais com vista à obtenção de novos compostos, isto é projetar os conhecimentos adquiridos na síntese orgânica.
Desenvolver e estimular as capacidades de reflexão e crítica, através da realização de exercícios de revisão e de aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Desenvolver capacidades e atitudes científicas nomeadamente de raciocínio dedutivo, de observação e de trabalho em equipa
Desenvolver competências ao nível da comunicação oral e escrita.

Programa

Programa
Generalidades. Estudo de diferentes famílias de compostos orgânicos: estrutura, nomenclatura, propriedades físico-químicas, métodos de obtenção e reatividade e mecanismos reacionais. Estereoquímica e análise conformacional.


BIBLIOGRAFIA
Livros de texto
- Vollhardt, K. P. e Shore, N. E., “ORGANIC CHEMISTRY
W. H. Freeman and Company.Com CD:ROM
- Mc Murry, J. , “ORGANIC CHEMISTRY”,
Brooks/Cole Publishing Company.Com CD-ROM
Livros de exercícios
- Schore, N. E, “Organic Chemistry - Study Guide and Solutions Manual”,
Ed,. W. H. Freeman and Company.
- Mc Murry, S. “Organic Chemistry-Study Guide and Solutions Manual” ,
Ed., Brooks/Cole Publishing Company.
Livros de nomenclatura
-Introdução à Nomenclatura dos Compostos Orgânicos, A. C. Tomé, Universidade de Aveiro, Porto Editora
-Guia IUPAC para a nomenclatura de compostos orgânicos, Lidel, 2002

Durante o semestre será fornecido material de apoio às aulas, bem como fontes bibliográficas secundárias.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas (3 horas/semana) com projeção de diapositivos em Power Point e em “quadro convencional”. Os diapositivos servem para auxiliar a salientar os aspetos essenciais a abordar e serão disponibilizados na página eletrónica da UC. No final de cada tópico é incentivada a discussão sobre o tema ministrado e a resolução de questões.
Procura-se durante o semestre associar as matérias ministradas ao curso de Química e fornecer as bases propedêuticas para outras disciplinas. As aulas não são no seu todo do tipo magistral sendo fomentada a interatividade através da discussão sobre os temas ministrados e a resolução de questões.

Aulas teórico-práticas (2 horas/semana)
Estas aulas destinam-se à aplicação e ampliação de conceitos assim como efetuar a orientação do estudo. Baseiam-se fundamentalmente na resolução de exercícios.
A utilização de modelos moleculares e do programa ChemDraw como material de apoio é vivamente recomendado.

Os docentes responsáveis pela UC encontram-se disponíveis para atendimento dos Estudantes nas horas anunciadas no início do semestre e por marcação prévia, e acordada, em qualquer outra altura do semestre.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

a) A assistência às aulas teóricas não é obrigatória

b) A assistência dos estudantes às aulas teórico-práticas é obrigatória sendo considerados sem frequência os estudantes cuja assistência seja inferior a 3/4 das aulas efetivamente lecionadas. Não há dispensa de aulas teórico-práticas

Fórmula de cálculo da classificação final

Regime de avaliação distribuída

A disciplina considera a avaliação de modo distribuído, através da realização de três frequências. A matéria a avaliar na primeira e na segunda frequência será sempre anunciada uma semana antes da sua realização. A terceira frequência coincidirá com a época de exame normal e incidirá sobre a matéria ministrada remanescente.

Datas das frequências:

Primeira frequência: 31 de março

Segunda frequência: 5 de maio

Terceira frequência: Dia do exame final (época normal).


Regime de avaliação por exame final

A disciplina considera a avaliação por exame final (época normal ou de recurso) o qual que será realizado na data indicada no calendário escolar.
O exame escrito final incidirá sobre todas as matérias ministradas, incluindo de forma equilibrada todos os tópicos lecionados na disciplina.

Para os estudantes que não obtiverem aprovação no regime de avaliação contínua será, de acordo com as normas de avaliação da FCUP, permitida uma avaliação final através de um exame escrito de recurso que será realizado na data indicada no calendário escolar.

Provas e trabalhos especiais

Resolução semanal de exercícios

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Realizada de acordo com as Normas de Avaliação da FCUP em vigor no ano letivo

Melhoria de classificação

Cálculo da Classificação Final
Regime de avaliação contínua
Para a aprovação neste modo de avaliação será necessário atingir uma média igual ou superior a 10 valores nas três frequências, sendo que a nota mínima a obter em cada uma delas não poderá ser inferior a 8,0 valores.
A classificação final da avaliação é dada pela média aritmética simples dos elementos de avaliação e é efetuada em escala numérica inteira de 0 a 20 valores.

Regime de avaliação por exame final
A classificação final é efetuada em escala numérica inteira de 0 a 20 valores.
Para a aprovação será necessário atingir uma média igual ou superior a 10 valores
Os estudantes com nota final igual ou superior a 8,0 podem solicitar uma prova oral para aprovação na disciplina (devem inscrever-se na secretaria até 48 h após a publicação da nota).

Melhoria de Classificação Final
Realizada de acordo com as Normas de Avaliação da FCUP em vigor no ano letivo. Os estudantes que pretendam efetuar melhoria de nota só podem, de acordo com as normas de avaliação da FCUP, efetuar o regime de avaliação por exame final.


Observações

Pressupõem-se os conhecimentos básicos de Fundamentos de Química e Laboratórios de Química I.
Língua de Ensino: Português e Inglês.

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