Química Nuclear e Radioquímica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes desta disciplina adquiram conhecimentos essenciais para o entendimento de questões fundamentais do mundo actual relacionadas com Química Nuclear.
A importância das modernas tecnologias: as suas aplicações energéticas e a sua utilização em vários domínios tais como, medicina, biologia, química, astronomia, arquelogia, geologia, etc.
Programa
1- INTRODUÇAO
Objectivos da Química Nuclear e da Radioquímica. A descoberta da radioactividade. Substâncias radioactivas naturais e artificiais.
2- O NÚCLEO ATÓMICO
A estrutura nuclear. Propriedades nucleares. Massa e energia. Massas das partículas elementares Energias de ligação dos núcleos. Forças nucleares. Números quãnticos: valores possíveis. Estados quânticos: caracterização.Principio de excclusão de Pauli. Equações semi - empíricas para o cálculo da energia de ligação do núcleo.
3- RADIOACTIVIDADE. PROCESSOS DE DESINTEGRAÇÃO RADIOACTIVA:
Desintegração alfa. Barreira de potêncial para a desintegração alfa. Efeito de Túnel. Formação de particulas alfa no núcleo. Espectros de energia de desintegração alfa. Desintegração beta: tipos de desintegração beta.Espectros de energia de desintegração beta. O neutrino. Natureza e energias características da emissão gama.
4- CUIDADOS A TER NO USO DE SUBSTÂNCIAS RADIOACTIVAS ( aulas TP )
Tipos de emissão e unidades. Poder penetrante das radiações; Unidades de emissão; Unidades de radiação absorvida; Unidades que consideram o efeito biológico da radiação. Cuidados a ter em laboratórios de material radioactivo.
5- INTERACÇÃO DA RADIAÇÃO COM A MATÉRIA
Processos de ionização: formação de pares iónicos; processos de excitação: fluorescência, dissociacões moleculares. Efeito ionizante das particulas alfa e dos protões no ar. Partículas beta: interacção, percurso médio. Ionizações secundárias. Radiação gama: interacção, penetração em diferentes materiais. Efeito fotoelectrico e efeitos associados: radiação X e efeito Auger, efeito Compton.
6- DETECÇÃO E MEDIDA DA RADIAÇÃO IONIZANTE ( AULAS TP )
Detectores e medidores de radiação. Métodos baseados na recolha de iões: câmara de ionização, contador proporcional e contador de Giger - Muller. Métodos baseados na emissão de luz.
7- LEI DE DESINTEGRAÇÃO RADIOACTIVA ( AULAS TP )
Determinação experimental do tempo de semi transformação. Mistura de substâncias radioactivas: mistura de substâncias que se desintegram independentemente. Substâncias radioactivas que originam substâncias também radioactivas: equilíbrio transitório , equilíbrio secular e caso de não equilíbrio.
8 - APLICAÇÃO DE MÉTODOS RADIOQUÍMICOS
Aplicações químicas: análise por diluição isotópica, análise por activação. Estudos estruturais e de macanismos de reacções. Aplicações industriais. Aplicações em medicina e em biologia. Aplicações em arqueologia e em geologia.
9- FISSÃO NUCLEAR
O modelo da gota líquida. Forças repulsivas e atractivas. Fissão induzida.Fissão por neutrões térmicos. Energia de fissão. Fissão simétrica e fissão assimétrica. Reacções em cadeia. Conceito de massa crítica. A bomba atómica. Reactores nucleares.
10- REACÇÕES TERMONUCLEARES
A bomba de hidrogénio. Síntese nuclear em estrelas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas a matéria é exposta e discutida. Uma parte das aulas referentes ao capítulo 8 é exposta pelos estudantes.
Nas aulas teorico-práticas aborda-se uma parte da matéria , anteriormente mencionada e assinalada e resolvem-se e discutem-se problemas de aplicação desses conceitos .
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Para obterem frequência, os estudantes têm que assistir a 75% das aulas TP.
Fórmula de cálculo da classificação final
-70% da média dos 2 testes ( obrigatórios) e 30% da nota do trabalho exposto nas aulas teóricas (obrigatório).
- Na época normal poderão apenas repetir um dos testes.
- Na época de recurso terão exame fial que terá um peso de 70% na nota final (30% da nota do trabalho exposto nas aulas teóricas )
Provas e trabalhos especiais
Os testes realizar-se-ão sempre no horário da aula teórica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com direito a avaliação especial poderão fazer apenas exame final .
Melhoria de classificação
Ostrabalhos expostos não são passíveis de melhoria de classificação.
Observações
Bibliografia:
G.Friedland, J, W. Kennedy, E. S. Macias, J.M. Miller, " Nuclear and Radiochemisrty ", 3rd edition, Wiley; New York. 1981.
G Choppin, J.O.Liljenzin, J.Rydberg , "Radiochemistry and Nuclear Chemistry" , 2nd edition, Reed Educational and Professional Publishing, Ltd. Oxford, 1995 (ISBN 0 7506 2300 4).
Diversas fontes da internet.
São também também disponíveis cópias das projecções e apontamentos de alguns temas abordados.