Química Inorgânica Complementar
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:Q |
20 |
Plano de estudos Oficial |
3 |
- |
5 |
- |
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Língua de trabalho
Português
Objetivos
Proporcionar conhecimentos sobre estrutura e reactividade em química dos elementos de transição e sólidos inorgânicos. Aplicação destes conhecimentos nas áreas de catálise e novos materiais. Desenvolvimento de capacidades laboratoriais avançadas e autonomia na planificação e resolução de problemas de índole experimental.
Programa
Aulas Teóricas
Aspectos complementares de química dos metais de transição: elementos do bloco d e f. Estrutura e isomeria; modelos de ligação química; espectros electrónicos; luminescência; propriedades magnéticas.
Mecanismos de reacções inorgânicas: reacções de substituição de ligandos e de transferência electrónica.
Química organometálica. Estrutura, tipos de ligandos e reactividade de compostos organometálicos - contagem de electrões da camada de valência.
Princípios gerais de catálise homogénea e heterogénea. Catálise enantioselectiva. Exemplos de ciclos catalíticos em fase homogénea e heterogénea com relevância industrial. Exemplos da geração de novos catalisadores: catalisadores híbridos
Aulas práticas
As aulas presenciais laboratoriais da disciplina tem como objectivo programático a execução de pequenos projectos laboratoriais, de síntese e caracterização de compostos de metais de transição e sua imobilização em materiais. Serão utilizadas diversas técnicas físico-químicas para a caracterização dos compostos de metais de transição e respectivos materiais.
Resolução de problemas sobre a matéria leccionada nas aulas teóricas.
Lista dos projectos a realizar:
Tema 1: Síntese e caracterização de complexos de Cu(II) com acetilacetonato. Preparação de nanopartículas magnéticas. Imobilização de complexo de Cu(II) nos nanomateriais preparados.
Tema 2 Síntese e caracterização de complexos de VO(II) com acetilacetonato. Preparação de nanopartículas de sílica. Imobilização dos complexos de VO(II) nos nanomateriais preparados. Aplicação do complexo na reacção de epoxidação de alceno.
Tema 3: Síntese e caracterização de porfirina de Mn(III). Imobilização em carvão activado. Aplicação do complexo na reacção de epoxidação de alceno.
Tema 4: Síntese e caracterização de complexos de níquel(II) com diferentes geometrias. Imobilização de um complexo no zeólito NaX.
Tema 5: Síntese e caracterização de complexos de cobre(II) com diferentes geometrias. Imobilização de um complexo no zeólito NaX.
Tema 6: Síntese e caracterização de polioxometalatos de lantanedeos. Estudo das propriedades de fotoluminescência e aplicação na reacção de epoxidação de alceno.
Tema 7: Preparação e caracterização de complexos de manganês(III) com ligandos do tipo salen. Imobilização na argila bentonite. Aplicação do complexo na reacção de epoxidação de alceno.
Bibliografia Obrigatória
P. Atkins, T. Overton, J. Rourke, M. Weller, F. Armstrong; Shriver & Atkins: Inorganic Chemistry 5e, Oxford, 2010. ISBN: 978-0-19-923617-6 (Livro de texto adotado para o curso)
B. Douglas, D. McDaniel e J. Alexander; Concepts and Models of Inorganic Chemistry, Wiley, 1994
J. L. Figueiredo e F. Ramôa Ribeiro; Catálise Heterogénea, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987
Bibliografia Complementar
M. J. Winter; d-Block Chemistry - nº 27, Oxford Chemistry Primers, 1996
R. Henderson; The Mechanisms of Reactions at Transition Metal Sites - nº 10, Oxford, 1994
Manfred Bochmann; Organometallic 1: Complexes with Transition Metal-Carbons Bonds, Oxford - Oxford Chemistry Primers, 1994
Manfred Bochmann; Organometallic 2: Complexes with Transition Metal-Carbonp Bonds, Oxford - Oxford Chemistry Primers, 1994
Mark T. Weller; Inorganic Materials Chemistry, Oxford - Oxford Chemistry Primers, 1994
Lesley Smart e Elaine Moore; Solid State Chemistry. An Introduction, Oxford - Oxford Chemistry Primers, 1992
Bruce C. Gates; Catalytic Chemistry, Wiley, 1992
James R. Bowser; Inorganic Chemistry, Brooks/Cole, 1993
Gary L. Miessler e Donald A. Tarr; Inorganic Chemistry, Prentice Hall, 1998
James E. Huheey, Ellen A. Keiter e Richard L. Keiter; Inorganic Chemistry: Principles of Structure and Reactivity, Harper Collins College, 1993
Observações Bibliográficas
In the web page of the discipline it will be available several documents and internet site that can complement the subjects presented in the Lectures.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas são apresentados os conteúdos programáticos usando meios multimédia: apresentações usando datashow
Os slides apresentados nas aulas serão disponibilizadas na página Web da disciplina. São também apresentados durantes as aulas teóricas, sites da internet onde os alunos podem complementar os seus conhecimentos. Estes sites também são disponibilizados na página Web da disciplina.
Os alunos são convidados a apresentarem a resolução de casos de estudo durante algum tempo em certas aulas teóricas.
No final das aulas de Laboratório os estudantes têm de redigir um relatório escrito sobre o trabalho desenvolvido e têm que fazer uma apresentação oral de 10 min sobre o trabalho realizado. É pedido aos alunos que usem a língua inglesa para fazerem os slides das apresentações orais e sempre que possível fazerem a apresentação oral em inglês.
Os alunos terão também de realizar QUIZZs durant o semestre
Palavras Chave
Ciências Físicas > Química > Quimíca inorgânica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Para obterem frequência à unidade curricular os alunos:
1 Não podem faltar a mais de 1/4 do número de aulas de laboratório e TPs previstas, o que corresponde a 3 faltas.
2 Os alunos não podem faltar a mais do que 30% do número de aulas teóricas previstas. Numa base de 14 semanas de aulas, o número de aulas teóricas previstas são 28 aulas. O número de faltas permitidas nas aulas teóricas são 8.
Os alunos com estatuto de trabalhador estudante não estão abrangidos pelo regime de faltas. No entanto, se pretenderem obter ferquência nas aulas laboratoriais terão obrigatoriamente de frequentar 50% dessas aulas ( 7 aulas).
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação do aproveitamento dos alunos na disciplina de Química Inorgânica Complementar é feita por quatro componentes:
1 através de um exame escrito de duração de 2 horas (resposta múltipla) na época normal e/ou na época especial: 40%. No exame os alunos não podem ter uma classificação inferior a 8,0 valores.
2 Realização de trabalhos de índole experimental: 40%
A Nota Prática tem 3 componentes com diferentes pesos: a Informação Prática (IP), Relatório (R) e Apresentação Oral (AO), de acordo com o seguinte algoritmo:
NP de QI = 0,3 × IP + 0,35 × R + 0,35× AO
A nota prática não pode ser inferior a 9,5 valores
3 Participação na resolução de casos de estudo teórico-prático e aulas presenciais teóricas: 10%
4 Resolução de QUIZZs: 10 %
Em resumo: Nota final QIC = 40 % Exame final + 40 % Informação prática + 10% Casos de Estudo + 10 % QUIZZs
Provas e trabalhos especiais
1 Exame final
2 Realização de relatório de trabalho prático e apresentação oral
3 Resolução de casos de estudo teórico-prático e aulas presenciais teóricas
4 Resolução de QUIZZs utilizando a plataforma do Moodle-UP
Avaliação especial (TE, DA, ...)
No caso dos Estudantes Trabalhadores a avaliação è feita do seguinte modo:
Caso não tenham obtido frequência nas aulas laboratoriais:
1 45% exame final;
2 45% exame prático;
3 10% QUIZZs
Se tiverem obtido a frequência prática:
1 45% exame final;
2 45% nformação prática;
3 10% QUIZZs
Melhoria de classificação
Se for feita no mesmo ano lectivo, a nota final de melhoria tem em consideração o algoritmo:
Nota final QIC = 40 % Exame final + 40 % Informação prática + 10% Casos de Estudo + 10 % QUIZZs
Se a melhoria for relativamente a classificação obtida em outros anos lectivos, será considerada apenas a classificação em exame final.