Química Analítica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:Q |
165 |
Plano de estudos Oficial |
2 |
- |
7,5 |
- |
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Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes processos de separação habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para realizar determinadas separações. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos de separação baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e cromatográficos. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre potenciometria.
Programa
1 Introdução à análise química; análise qualitativa e quantitativa; métodos químicos e instrumentais. Obtenção e tratamento de dados.
2 Equilíbrios químicos simultâneos.
2.1 Equações de balanço material, balanço de carga eléctrica e balanço de protões.
2.2 Aplicação a reacções de ácido-base, complexação e oxidação-redução.
3 Equilíbrio heterogéneo em química analítica: precipitação e equilíbrio de partição e de sólido-gás.
4 Processos cromatográficos de separação. Teoria geral. Modelos de eluição, de pratos e cinético. Cromatografia de adsorção, de partição, de permuta iónica, de exclusão e de afinidade. Cromatografia em fase gasosa.
5 Eléctrodos selectivos de iões e métodos potenciométricos.
Bibliografia Obrigatória
Skoog Douglas; West Donald; Holler James; Crouch Stanley; Fundamentals of Analytical Chemistry. ISBN: 0-03-035523-0
Harris Daniel C.; Quantitative Chemical Analysis. ISBN: 0-7167-4464-3
Bibliografia Complementar
Kellner R.; Mermet J. M.; Otto M.; Widmer H. M.; Analytical Chemistry . ISBN: 3-527-28610-1
De Levie Robert; Principles of Instrumental Analysis. ISBN: 0070163626
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino de Química Analítica processa-se através de aulas teóricas e teórico-práticas.
As aulas teóricas são espaços de exposição presencial dos temas do programa, com recurso aos meios audiovisuais disponíveis.
As aulas teórico-práticas são espaços dedicadas à resolução de exercícios de aplicação dos conceitos tratados e apreendidos nas aulas teóricas, ao esclarecimento de dúvidas e à análise crítica do resultado final.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
75,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Para obtenção de frequência, o aluno com inscrição ordinária não pode exceder o número limite de faltas às aulas teórico-práticas, que é fixado em 3 faltas no presente ano lectivo.
O aluno com estatuto especial não está abrangido pela medida restritiva anterior.
Fórmula de cálculo da classificação final
1 Modo de Avaliação
A avaliação de conhecimentos será efectuada através de avaliação distribuída com exame final obrigatório.
2 Componente distribuída da avaliação:
2.1 A componente distribuída da avaliação teórica e teorico-prática consta da avaliação da participação dos alunos nas aulas T e TP, na resolução de exercícios e na resposta a questões colocadas pelo docente. Envolverá, também, a classificação da participação do aluno no fórum de perguntas e respostas activo na plataforma de e-learning. Esta componente da avaliação é facultativa.
3 Exame final (EX)
O exame final será constituído por um exercício escrito modular composto por duas partes:
Parte I: Exercício escrito de resposta fechada.
Os alunos podem obter dispensa a esta parte do exame desde que a nota obtida na componente distribuída de avaliação seja igual ou superior a 9,5 valores (escala de 0 a 20).
Tempo previsto: 45 min
Peso na classificação do exame: 30%
Nota mínima: 5,0 valores (escala 0 a 20)
Parte II: Exercício escrito de resposta aberta.
Tempo previsto: 120 min
Peso na classificação do exame: 70%
Nota mínima: 7,0 valores (escala 0 a 20)
4 Classificação final
A classificação final será calculada através do algoritmo:
0,30 parte I exame ou componente distribuída de avaliação* + 0,70 parte II exame
A nota que contará para os alunos que obtenham nota positiva na componente distribuída de avaliação e optem por realizar a parte I do exame será a nota mais favorável.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação de conhecimentos para os alunos com estatuto especial, caso seja essa a sua opção, será feita atendendo apenas à avaliação em exame final.
Melhoria de classificação
Não se admite a possibilidade de melhorar a classificação da avaliação distribuída, pelo que a melhoria de classificação final é obtida através de um exame escrito .
Observações
Não há dispensa de frequência às aulas teórico-práticas.