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Química Analítica

Código: Q233     Sigla: Q233

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:Q 165 Plano de estudos Oficial 2 - 7,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes processos de separação habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para realizar determinadas separações. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos de separação baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e cromatográficos. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre potenciometria.

Programa

1 Introdução à análise química; análise qualitativa e quantitativa; métodos químicos e instrumentais. Obtenção e tratamento de dados.
2 Equilíbrios químicos simultâneos.
2.1 Equações de balanço material, balanço de carga eléctrica e balanço de protões.
2.2 Aplicação a reacções de ácido-base, complexação e oxidação-redução.
3 Equilíbrio heterogéneo em química analítica: precipitação e equilíbrio de partição e de sólido-gás.
4 Processos cromatográficos de separação. Teoria geral. Modelos de eluição, de pratos e cinético. Cromatografia de adsorção, de partição, de permuta iónica, de exclusão e de afinidade. Cromatografia em fase gasosa.
5 Eléctrodos selectivos de iões e métodos potenciométricos.

Bibliografia Obrigatória

Skoog Douglas; West Donald; Holler James; Crouch Stanley; Fundamentals of Analytical Chemistry. ISBN: 0-03-035523-0
Harris Daniel C.; Quantitative Chemical Analysis. ISBN: 0-7167-4464-3

Bibliografia Complementar

Kellner R.; Mermet J. M.; Otto M.; Widmer H. M.; Analytical Chemistry . ISBN: 3-527-28610-1
De Levie Robert; Principles of Instrumental Analysis. ISBN: 0070163626

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino de Química Analítica processa-se através de aulas teóricas e teórico-práticas.
As aulas teóricas são espaços de exposição presencial dos temas do programa, com recurso aos meios audiovisuais disponíveis.
As aulas teórico-práticas são espaços dedicadas à resolução de exercícios de aplicação dos conceitos tratados e apreendidos nas aulas teóricas, ao esclarecimento de dúvidas e à análise crítica do resultado final.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 75,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência, o aluno com inscrição ordinária não pode exceder o número limite de faltas às aulas teórico-práticas, que é fixado em 3 faltas no presente ano lectivo.
O aluno com estatuto especial não está abrangido pela medida restritiva anterior.

Fórmula de cálculo da classificação final

1 Modo de Avaliação
A avaliação de conhecimentos será efectuada através de avaliação distribuída com exame final obrigatório.

2 Componente distribuída da avaliação:
2.1 A componente distribuída da avaliação teórica e teorico-prática consta da avaliação da participação dos alunos nas aulas T e TP, na resolução de exercícios e na resposta a questões colocadas pelo docente. Envolverá, também, a classificação da participação do aluno no fórum de perguntas e respostas activo na plataforma de e-learning. Esta componente da avaliação é facultativa.

3 Exame final (EX)
O exame final será constituído por um exercício escrito modular composto por duas partes:
Parte I: Exercício escrito de resposta fechada.
Os alunos podem obter dispensa a esta parte do exame desde que a nota obtida na componente distribuída de avaliação seja igual ou superior a 9,5 valores (escala de 0 a 20).
Tempo previsto: 45 min
Peso na classificação do exame: 30%
Nota mínima: 5,0 valores (escala 0 a 20)
Parte II: Exercício escrito de resposta aberta.
Tempo previsto: 120 min
Peso na classificação do exame: 70%
Nota mínima: 7,0 valores (escala 0 a 20)

4 Classificação final
A classificação final será calculada através do algoritmo:
0,30 parte I exame ou componente distribuída de avaliação* + 0,70 parte II exame
A nota que contará para os alunos que obtenham nota positiva na componente distribuída de avaliação e optem por realizar a parte I do exame será a nota mais favorável.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação de conhecimentos para os alunos com estatuto especial, caso seja essa a sua opção, será feita atendendo apenas à avaliação em exame final.

Melhoria de classificação

Não se admite a possibilidade de melhorar a classificação da avaliação distribuída, pelo que a melhoria de classificação final é obtida através de um exame escrito .

Observações

Não há dispensa de frequência às aulas teórico-práticas.
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