Código: | Q310 | Sigla: | Q310 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=2046 |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Física |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:AST | 0 | Plano de Estudos a partir de 2008 | 3 | - | 5 | - | |
L:B | 1 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 5 | - | |
L:BQ | 2 | Plano de Estudos a partir de 2007 | 3 | - | 5 | - | |
L:CC | 0 | Plano de estudos de 2008 até 2013/14 | 3 | - | 5 | - | |
L:F | 0 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 5 | - | |
L:G | 0 | P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 | 3 | - | 5 | - | |
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 | 3 | - | 5 | - | |||
L:M | 0 | Plano de estudos a partir de 2009 | 3 | - | 5 | - | |
L:Q | 18 | Plano de estudos Oficial | 3 | - | 5 | - | |
M:CTA | 1 | PE Mestrado Ciências e Tecnologia do Ambiente | 1 | - | 5 | - |
Melhorar a formação científica em Química Ambiental 1- Aplicar os princípios químicos à compreensão dos fenómenos ambientais, sem esquecer o papel dos organismos vivos nesses mesmos fenómenos. 2- Combinar a aplicação dos princípios químicos ao maior desafio que hoje se põe à humanidade – a recuperação, manutenção e a melhoria da qualidade ambiental. Desenvolvimento de: - capacidade de encontrar informação, sintetizar (reduzir ao essencial) e transmitir - capacidade de elaborar textos, devidamente organizados e claros sobre um tema.
Compreensão dos fenómenos ambientais; Capacidade de pesquisa e síntese de assuntos no âmbito da Química Ambiental e de aplicação dos conhecimentos químicos na melhoria da qualidade ambiental.
1-INTRODUÇÃO GERAL 1.1-Ciências e Tecnologia do Ambiente 1.2-O conceito de Desenvolvimento Sustentável e procedimentos actuais no sentido de o conseguir. 2-QUÍMICA DO MEIO AQUÁTICO 2.1- O Ciclo Químico da Água. Aspectos básicos da Química do meio aquático: Introdução. Gases na água. Acidez da água e dióxido de carbono em água. Alcalinidade. Cálcio e outros metais em água. Complexação e quelatação. Ligações e estrutura dos complexos metálicos. Cálculos de concentração de espécies. Polifosfatos em água. Complexação por substâncias húmidas. Complexação e processos redox. 2.2-Oxidação – Redução. Significado dos fenómenos de oxidação-redução. Os limites de pE em água. Valores de pE em sistemas de águas naturais. Diagramas pE-pH. Corrosão. 2.3-Interacções de Fases. Interacções químicas envolvendo sólidos, gases e água. Importância e formação de sedimentos. Solubilidades. Natureza de partículas coloidais. Propriedades coloidais das argilas. Agregação de partículas. Adsorção e absorção à superfície de sólidos. Permuta iónica à superfície de sedimentos. 2.4-Introdução à Bioquímica Microbiana no Meio Aquático. Transformações microbianas de carbono, azoto, fósforo, enxofre, halogéneos, organo-halogenados, metais e semimetais. 3-POLUIÇÃO DA ÁGUA 3.1-Natureza e Tipos de Poluentes do Meio Aquático. Poluentes elementares, metais e semi-metais. Espécies organo-metálicas. Espécies inorgânicas. Espécies orgânicas. Nutrientes de algas e entrofização. Acidez, alcalinidade e salinidade. Oxigénio, oxidantes e redutores. Poluentes orgânicos. Pesticidas. Bifenispoliclorados. Radionuclídeos no ambiente aquático. 3.2-Tratamento de águas. Tratamento e uso de águas. Tratamento de água municipal. Tratamento de águas para uso industrial. Tratamento de esgotos. Tratamento de águas residuais industriais. Remoção de sólidos. Remoção de espécies orgânicas dissolvidas, cálcio, outros catiões metálicos, e outras espécies inorgânicas dissolvidas. Lamas. Desinfecção de água. Processos de purificação de águas naturais. Reciclagem e reutilização da água. 4-A ATMOSFERA E A QUÍMICA DA ATMOSFERA 4.1-Importância e Características da Atmosfera Terrestre. Características físicas. Transferência de energia. A Camada de Ozono Estratosférico e a destruição da Camada de Ozono Transferência de massa, meteorologia e clima. Inversões de temperatura e poluição do ar. Clima global e microclimas. Efeito estufa. Reacções químicas e fotoquímicas. Reacções ácido-base. 4.2-Partículas na Atmosfera. Comportamento físico das partículas. Formação de partículas por processos físicos e por processos químicos. Composição das partículas inorgânicas. Metais tóxicos. Partículas radioactivas. Composição das partículas orgânicas. Efeitos de partículas. Redução das emissões de partículas. 4.3-Poluentes Inorgânicos na Atmosfera. Produção e redução das emissões de monóxido de carbono. Destino do monóxido de carbono atmosférico. As fontes de dióxido de enxofre e o ciclo do enxofre. Chuva ácida e suas implicações. Óxidos de azoto na atmosfera. Hidrocarbonetos e o nevoeiro fotoquímico. Flúor, cloro e os seus compostos gasosos. Sulfureto de hidrogénio, sulfureto de carbonilo e dissulfureto de carbono. 4.4-Compostos Orgânicos na Atmosfera. Compostos orgânicos provenientes de fonte naturais. Hidrocarbonetos poluentes, em particular hidrocarbonetos aromáticos. Aldeídos e cetonas. Miscelânea de compostos contendo oxigénio. Compostos halogenados, sulfurados e nitrados. AULAS PRÁTICAS 1 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 1.1. Resolução de problemas de equilíbrio químico envolvendo espécies típicas do meio aquático, incluindo interfaces atmosfera/coluna de água e coluna de água/sedimentos. Estabelecimento e interpretação de diagramas de distribuição fracção molar de espécies químicas / pH. 1.2. Fenómenos de oxidação redução no meio aquático – conceitos e aplicações, incluindo estabelecimento e interpretação de diagramas de distribuição pE/pH. 2 - TRABALHOS PRÁTICOS
Além de aulas formais assistidas por Power Point (elementos disponibilizados aos alunos na página da disciplina): Realização de trabalhos de síntese sobre um assunto ambiental. Realização de fichas de avaliação ao longo do semestre - fomentar o estudo ao longo do curso e a aquisição de conhecimentos conduz a motivação e interesse, o que melhora a formação e os resultados finais. Resolução de problemas práticos de aplicação de conceitos. Realização de trabalhos práticos de interesse ambiental.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 56,00 | ||
Fichas de Avaliação | Teste | 3,00 | 20,00 | 2013-06-05 |
Avaliação prática/Relatórios | Trabalho laboratorial | 4,00 | 10,00 | 2013-06-05 |
Trabalho de Síntese | Trabalho escrito | 8,00 | 5,00 | 2013-06-05 |
Exame | Exame | 2,00 | 65,00 | |
Total: | - | 100,00 |
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
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Estudo | Estudo autónomo | 62 | 2013-06-05 |
Total: | 62,00 |
Obrigatória a presença nas aulas práticas. O estudante não pode faltar a mais de 25 % do número previsto de aulas práticas (3 faltas, com excepção dos estudantes em situação especial que legalmente estejam dispensados de cumprir a assiduidade).
A- Nota do exame final: 65 % B- Fichas de avaliação: 20 % C- Trabalho de síntese: 5 % D- Avaliação prática: 10 % A não realização de uma ficha de avaliação ou do trabalho de síntese implica a atribuição de classificação zero a esse elemento de avaliação. Nota Final: A x 0,65 + B x 0,20 + C x 0,05 + D x 0,10 Nota mínima exigida no exame final: 8,0 Este critério aplica-se tanto na 1ª época como na época de recurso.
Estudantes em situação especial: Realização de um trabalho de síntese e Exame final. Nota Final: nota do exame x 0,85 + nota do trabalho de síntese x 0,15 Nota mínima exigida no exame final: 8,0
Exame. Nota Final: calculada segundo o critério de avaliação do ano lectivo em que o estudante obteve aprovação na unidade curricular.