Qualidade Ambiental
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ambiente |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivo
A disciplina pretende dar aos alunos a possibilidade de fazerem uma correcta avaliação da qualidade do ambiente que os rodeia, através da transmissão de conhecimentos sobre legislação ambiental, economia ambiental, impactes ambientais, conservação da natureza e poluição dos diferentes compartimentos da Biosfera.
Competências
Quando solicitado a avaliar uma situação de índole ambiental, o aluno deve ser capaz de identificar os principais processos naturais e antrópicos que estão em presença; avaliar correctamente os principais tipos de implicações naturais, económicas, sociais e éticas associadas à situação; e propor linhas de acção que contribuam para a solução satisfatória da situação em causa, justificando técnica e cientificamente as opções defendidas.
Resultados da aprendizagem
Os resultados da aprendizagem levada a cabo no âmbito da disciplina traduzem-se no desenvolvimento das competências atrás referidas.
Programa
Aulas teóricas
1 - Legislação ambiental - A lei de bases do Ambiente
2 - Economia do ambiente - Direito de propriedade; "res nullius" e "res communis"; bens públicos, congestionáveis e de consumo não rival; externalidades e teorema de Coase; exploração de recursos não renováveis e renováveis; a poluição: consequências económicas.
3 - Avaliação de impactes ambientais - o processo de AIA (definição de âmbito; o EIA; a situação de referência e a alternativa zero; avaliação de impactes; medidas mitigadoras; consulta pública); legislação europeia e nacional (directivas europeias; os decretos 69/2000 e 197/2005; a portaria 330/2001); estudo de casos.
4 - Contaminação e poluição da Biosfera. A poluição como ruptura de ciclos ecológicos. Contaminação e poluição. Principais poluentes na Biosfera: dispersão, circulação e consequências ecológicas. Interacções químicas dos poluentes, bioacumulação e bioamplificação. Exemplos.
5 - Poluição hídrica e consequências ecológicas. Formas de poluição hídrica: causas, consequências e soluções. Normas de qualidade da água em Portugal. O Decreto Lei 236/98. A Directiva Quadro da Água.
6 - Tratamento de resíduos - o conceito de lixo. Tipos de resíduos sólidos. Aterros sanitários e incineradoras. Reciclagem e reutilização. Redução.
7 - Poluição atmosférica. Atmosfera, composição e estrutura. Movimentos atmosféricos. Poluição atmosférica. Gases de Efeito de Estufa.
8 - Poluição dos solos. Efeito de pesticidas e herbicidas agrícolas. Contaminação do solo com adubos.
9 – Bioindicadores. Relações dos organismos com o ambiente. Bioindicadores mais usados. Os macroinvertebrados bentónicos como bioindicadores. Grupos funcionais. Os índices IBMWP, IBB e IPTIN.
10 – A conservação da Natureza. Principal legislação nacional e internacional. As áreas protegidas portuguesas. A Rede Natura 2000. A REN. A RAN. Introdução de espécies não indígenas.
11 – A ética ambiental. Definições. Principais escolas.
Aulas práticas
1 - Fontes de informação sobre ambiente: sites web das principais instituições nacionais e internacionais que fornecem informação sobre ambiente.
2 - Introdução às técnicas de SIG - coordenadas geográficas e cartesianas: os mapas militares; o "Atlas do Ambiente". O programa "Google Earth". O programa “Quantum GIS”.
3 - Cálculo dos índices IBMWP e IBB.
4 – Visita de estudo ao Parque Biológico de Gaia.
Bibliografia Complementar
Botkin, D.B. & Keller, E.A.; Earth as a living planet. Environmental Science., Wiley & Sons, 2005
McKinney, M. L. & Schoch, R. M.; Environmental Science. Systems and solutions., Jones and Bartlett Publishers, 1998
Nebel, B. J. & Wright , R. T.; Environmental Science: the way the world works., Prentice Hall, 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas apoiadas com apresentações em “Power Point”e análise de casos de estudo.
Aulas práticas para aprendizagem e aplicação de várias técnicas de índole ambiental.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
49,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência das aulas da disciplina nos termos da legislação e dos regulamentos em vigor.
Obtenção de classificação mínima (9,5 valores na escala de 0 a 20 valores, nos termos dos regulamentos em vigor) no exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final – 100%
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação é feita, nos termos da lei e dos regulamentos em vigor, por exame final.