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Património Geológico

Código: G285     Sigla: G285

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geologia

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 1 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 5 -
L:B 1 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 -
L:CC 0 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 3 - 5 -
L:F 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 -
L:G 18 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 2 - 5 -
3
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 2 - 5 -
3
L:M 0 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 5 -
L:Q 1 Plano de estudos Oficial 3 - 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Reconhecer a importância do Património Geológico como recurso natural a preservar, valorizar e divulgar;
Conhecer a legislação existente sobre planeamento e gestão do património geológico a nível nacional e internacional;
Contactar com diferentes exemplos de geoconservação em Portugal

Programa

1. O Património Geológico como Recurso Natural
Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.
2. Geoconservação: Conceito, objectivos e princípios
2.1. O que é a Geoconservação
2.2. Geodiversidade; Valores associados à Geodiversidade (intrínseco, cultural, estético, económico, funcional, científico e educativo)
2.3. Conceitos de Geomonumento, Geossítio, Geótopo e Local de Interesse Geológico
2.4. Vertentes do Património Geológico
2.5. Inventariação, valorização, preservação e divulgação do Património Geológico
2.5.1. Legislação
2.5.2. Implementação prática e estratégias de Geoconservação
3. SIGs e Património Geológico
4. Património Geológico e ordenamento do Território
5. Exemplos de Geoconservação
6. A Geoconservação em Portugal

Aulas de campo
Visita a locais em que foram, ou estão a ser aplicadas diferentes estratégias de Geoconservação, salientando-se além destas, a Importância preservação do património geológico (paleontológico, geomineiro, geomorfológico, entre outros) e os diferentes aspectos da geodiversidade.

Bibliografia Obrigatória

Brilha, J.; Património Geológico e Geoconservação. A Conservação da Natureza na sua vertente geológica. , Palimage., (2005)

Bibliografia Complementar

Couto, H. & Lourenço, A. ; Geoconservação e Desenvolvimento Sustentável In: Vitor Oliveira Jorge Ed. Livro Cultura Light. 9ª Mesa redonda Primavera. , Faculdade de Letras da Universidade do Porto.Centro de Estudos Arqueológicos. Vítor Oliveira Jorge Coord, (2005)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas a exposição dos temas, de acordo com os conteúdos, é acompanhada pela apresentação em power point.
As aulas teórico-práticas funcionam como um complemento na transmissão da matéria dada nas aulas teóricas e constituem um elemento fundamental para a aprendizagem.
Durante o semestre serão realizadas várias aulas de campo relacionadas com os diferentes temas leccionados nas aulas teóricas


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Segundo o Regulamento da UP

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação integra os elementos:
Exame escrito incluindo matéria das aulas teóricas, práticas e aulas campo (2/3)
Trabalho (1/3).
Para que o aluno obtenha aprovação não poderá ter uma nota inferior a 8.0 em cada uma das componentes da avaliação, numa escala de 0 a 20.

Provas e trabalhos especiais

Trabalho escrito sobre um tema de Património Geológico à escolha do aluno

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segundo o Regulamento da UP

Melhoria de classificação

Segundo o Regulamento da UP
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