Património Geológico
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Geologia |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Reconhecer a importância do Património Geológico como recurso natural a preservar, valorizar e divulgar;
Conhecer a legislação existente sobre planeamento e gestão do património geológico a nível nacional e internacional;
Contactar com diferentes exemplos de geoconservação em Portugal
Programa
1. O Património Geológico como Recurso Natural
Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.
2. Geoconservação: Conceito, objectivos e princípios
2.1. O que é a Geoconservação
2.2. Geodiversidade; Valores associados à Geodiversidade (intrínseco, cultural, estético, económico, funcional, científico e educativo)
2.3. Conceitos de Geomonumento, Geossítio, Geótopo e Local de Interesse Geológico
2.4. Vertentes do Património Geológico
2.5. Inventariação, valorização, preservação e divulgação do Património Geológico
2.5.1. Legislação
2.5.2. Implementação prática e estratégias de Geoconservação
3. SIGs e Património Geológico
4. Património Geológico e ordenamento do Território
5. Exemplos de Geoconservação
6. A Geoconservação em Portugal
Aulas de campo
Visita a locais em que foram, ou estão a ser aplicadas diferentes estratégias de Geoconservação, salientando-se além destas, a Importância preservação do património geológico (paleontológico, geomineiro, geomorfológico, entre outros) e os diferentes aspectos da geodiversidade.
Bibliografia Obrigatória
Brilha, J.; Património Geológico e Geoconservação. A Conservação da Natureza na sua vertente geológica. , Palimage., (2005)
Bibliografia Complementar
Couto, H. & Lourenço, A. ; Geoconservação e Desenvolvimento Sustentável In: Vitor Oliveira Jorge Ed. Livro Cultura Light. 9ª Mesa redonda Primavera. , Faculdade de Letras da Universidade do Porto.Centro de Estudos Arqueológicos. Vítor Oliveira Jorge Coord, (2005)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas a exposição dos temas, de acordo com os conteúdos, é acompanhada pela apresentação em power point.
As aulas teórico-práticas funcionam como um complemento na transmissão da matéria dada nas aulas teóricas e constituem um elemento fundamental para a aprendizagem.
Durante o semestre serão realizadas várias aulas de campo relacionadas com os diferentes temas leccionados nas aulas teóricas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Segundo o Regulamento da UP
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação integra os elementos:
Exame escrito incluindo matéria das aulas teóricas, práticas e aulas campo (2/3)
Trabalho (1/3).
Para que o aluno obtenha aprovação não poderá ter uma nota inferior a 8.0 em cada uma das componentes da avaliação, numa escala de 0 a 20.
Provas e trabalhos especiais
Trabalho escrito sobre um tema de Património Geológico à escolha do aluno
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Segundo o Regulamento da UP
Melhoria de classificação
Segundo o Regulamento da UP