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Nutrição Animal

Código: B375     Sigla: B375

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 45 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 49 135
L:CC 0 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 3 - 5 49 135
L:F 1 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 49 135
L:G 0 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 5 49 135
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 5 49 135
L:M 0 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 5 49 135
L:Q 1 Plano de estudos Oficial 3 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Fornecer aos alunos noções básicas sobre o metabolismo e necessidades nutricionais de animais de interesse zootécnico; formulação e fabrico de alimentos compostos; técnicas analíticas de rotina em laboratórios de nutrição.

Programa

PROGRAMA TEÓRICO

- Introdução. Produção animal e cobertura das necessidades alimentares da Humanidade. Importância da nutrição animal no contexto da produção animal. Panorama da produção e alimentos compostos.
- Composição analítica de animais e vegetais. Principais factores que influenciam a composição corporal. Métodos para estimativa da composição corporal no animal vivo.
- Crescimento animal. Bases fisiológicas. Caracterização das curvas de crescimento. Noção de precocidade e crescimento compensatório. Principais factores que influenciam o crescimento animal.
- Análise dos alimentos. Esquema de Weende. Esquema de Van Soest. Referência a outras técnicas analíticas.
- Processos digestivos. Anatomia funcional do tubo digestivo. Acção química da digestão. Degradação microbiana dos alimentos. Principais factores que afectam a digestibilidade. Métodos de determinação da digestibilidade. Técnicas de recolha de fezes em animais terrestres e aquáticos. Digestibilidade verdadeira e aparente.
- Energética nutricional. Esquema convencional da partição da energia das dietas. Principais factores que afectam a utilização energética das dietas. Eficiência de utilização da energia para manutenção e para fins produtivos. Determinação da produção de calor por calorimetria directa e indirecta. Determinação de balanços energéticos.
- Necessidades e metabolismo dos nutrientes:
. Hidratos de carbono. Funções. Classificação e caracterização. Utilização nas diferentes espécies.
. Lípidos. Funções. Classificação e caracterização. Ácidos gordos essenciais. Métodos de avaliação da qualidade das gorduras. Oxidação das gorduras. Necessidades quantitativas e qualitativas de ácidos gordos. Utilização nas diferentes espécies.
. Proteínas e ácidos aminados. Funções. Classificação e caracterização. Ácidos aminados essenciais e não essenciais. Necessidades proteicas e de ácidos aminados nas diferentes espécies. Valor nutritivo das proteínas. Determinação de balanços azotados.
. Vitaminas. Noção. Funções e necessidades nas diferentes espécies.
. Minerais. Noção de mineral essencial. Funções e necessidades nas diferentes espécies.
- Formulação de alimentos. Recurso a sistemas de equações e programação linear.

PROGRAMA PRÁTICO

- Métodos de amostragem e preparação de amostras para análise.
-Análise de alimentos pelo esquema de Weende:determinação da humidade, cinzas, proteína bruta, gordura bruta, fibra bruta.
- Determinação da energia bruta.
- Formulação de alimentos compostos. Considerações práticas. Escolha de matérias primas pelo melhor preço. Formulação de alimentos por resolução de sistemas de equações simultâneas e por programação linear.
- Cálculo de parâmetros utilizados na avaliação de resultados em ensaios de nutrição.

BIBLIOGRAFIA ACONSELHADA
Pond, Pond, Schoknecht, Church, 2005.Basic Animal Nutrition and Feeding,, Wiley International
McDonald, Edwards, Greenhalg, Morgan, 2002. Animal Nutrition. Pearson, Prentice Hall.

Dryden, G.McL., 2008. Animal Nutrition Science. CABI.
De Silva, Anderson, 1995. Fish Nutrition in Aquaculture. Chapman & Hall.
Guillaume, Kaushik, Bergot, Métailler;Nutrition and Feeding of Fish and Crustaceans, Springer, 1999
Halver, Hardy, 2002. Fish Nutrition. Academic Press.
Maynard, L.A., Loosli, J.K., Hintz, H.F., Wamer, R.G., 1979. Animal Nutrition. McGraw-Hill.
NAS, NRC. Nutrient Requirements of Domestic Animals. Vários livros.

Bibliografia Obrigatória

Pond, Pond, Schoknecht, Church; Basic Animal Nutrition and Feeding, Wiley International, 2005
McDonald, Edwards, Greenhalg, Morgan; Animal Nutrition, . Pearson, Prentice Hall. , 2002
Dryden, G.McL; Animal Nutrition Science, CABI, 2008

Bibliografia Complementar

Guillaume, Kaushik, Bergot, Métailler; Nutrition and Feeding of Fish and Crustaceans, Springer, 1999
Maynard, L.A., Loosli, J.K., Hintz, H.F., Wamer, R.G., ; Animal Nutrition, McGraw-Hill, 1979
Halver, Hardy; Fish Nutrition, Academic Press, 2002
De Silva, Anderson; Fish Nutrition in Aquaculture, Chapman & Hall, 1995

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino teórico expositivo, procurando-se estimular interacção com os alunos.
Ensino prático laboratorial.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Ciência da nutrição
Ciências Naturais > Ciências agrárias > Zootecnia > Alimentação animal

Tipo de avaliação

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 49,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão frequentar 2/3 das aulas práticas dadas para obter frequência à disciplina.

Fórmula de cálculo da classificação final

Os alunos poderão realizar duas frequências no decorrer do ano lectivo, versando sobre a matéria teórica e prática, sendo dispensados do exame final se a média dos resultados das duas frequências for igual ou superior a 9,5 valores.

Exame final escrito versando sobre toda a matéria teórica e prática.
Os alunos consideram-se aprovados se tiverem nota igual ou superior a 9,5 valores.
Não se realizam exames orais.

Caso os alunos aprovados em frequência pretendam realizar o exame final perdem a nota obtida na frequência, sendo unicamente considerada a nota obtida no exame final.
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