Tecnologias Web
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo da unidade curricular é a familiarização dos alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web. No final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de conceber e desenvolver aplicações dinâmicas centradas na web em todas as suas vertentes (backend no servidor suportado por base de dados relacional; frontend no browser, incluindo marcação, apresentação e dinâmica; comunicação assíncrona entre o frontend e o backend) tendo em conta aspetos importantes como a escalabilidade e a segurança.
Programa
* Introdução à Linguagem Perl e ao módulo DBI para interface com bases de dados relacionais
* Protocolo HTTP
* HTML, XHTML e CSS
* Modelo CGI e alternativas
* JavaScript e manipulação de objetos no browser usando o DOM
* AJAX: comunicação assíncrona entre cliente e servidor
* Biblioteca Prototype
* Web scraping
Bibliografia Obrigatória
Scott Guelich, Shishir Gundavaram, Gunther Birznieks; CGI Programming with Perl, O'Reilly Media, 2000. ISBN: 978-1-56592-419-2
Jeremy Keith; DOM Scripting: Web Design with JavaScript and the Document Object Model, friends of ED, 2005. ISBN: 978-1590595336
Brett McLaughlin; Head Rush Ajax, O'Reilly Media, 2006. ISBN: 978-0-596-10225-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas é usado o método expositivo, sendo apresentada uma visão organizada dos temas do programa, incluindo exemplos de aplicação das diferentes tecnologias.
Nas aulas práticas são propostos exercícios de consolidação dos conceitos expostos nas aulas teóricas que são realizados pelos alunos sob supervisão do docente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Serão considerados como tendo frequentado a unidade curricular os alunos que tenham participado em pelo menos 3 dos testes teóricos previstos. O trabalho pratico individual é obrigatório. É necessária uma nota mínima de 1 valor em 4, que pressupõe que o aluno adquiriu um mínimo de conhecimentos para que possa colocar em prática os conhecimentos adquiridos na cadeira.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da disciplina é distribuída, sem exame final, composta por quatro (4) testes teóricos durante o semestre e um (1) trabalho prático no final do semestre.
Os 5 momentos de avaliação têm igual um peso na classificação final, contribuindo cada um com um máximo de quatro (4) valores.
Provas e trabalhos especiais
Os testes teórico são de escolha múltipla, de duração inferior a 1/2 hora e são realizado em computador no início das aulas práticas, de acordo com o calendário da unidade curricular. Cada um dos quatro (4) testes incide sobre a matéria das últimas semanas.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes em regime especial de avaliação, bem como alunos que justifiquem a sua ausência podem realizar qualquer dos momentos de avaliação em data e hora a combinar com os docentes
Melhoria de classificação
Dado a avaliação ser distribuída e não ser realizado um exame final, não há lugar a exames de melhoria, recurso ou de época especial.