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Sistemas Inteligentes

Código: CC322     Sigla: CC322

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.dcc.fc.up.pt/~ines/aulas/1112/SI/SI.html
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 0 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 5 49 135
L:B 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 49 135
L:CC 23 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 2 - 5 49 135
3
L:F 1 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 49 135
L:G 0 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 5 49 135
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 5 49 135
L:M 1 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 5 49 135
L:Q 0 Plano de estudos Oficial 3 - 5 49 135
MI:ERS 49 Plano de Estudos a partir de 2007 3 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos: Estudo dos conceitos fundamentais e técnicas de uso mais generalizado da Inteligência Artificial.

Competências:
- capacidade para escolha criteriosa de técnicas de Inteligência Artificial para uso em aplicações concretas,
- capacidade para implementar aplicações com base nessas técnicas.

Programa

1. Técnicas de procura: árvores e grafos, algoritmos de procura em profundidade, em largura, aprofundamento iterativo. Algoritmos de busca informada: busca gulosa, A* e A* com limitação de memória. Heurísticas. Algoritmos de melhoramento iterativo: subida mais rápida (hill-climbing e random-restart hill-climbing), arrefecimento simulado (``simulated annealing''). Problemas de Satisfação de restrições: consistência de arcos (arc-consistency). Métodos de forward checking e lookahead. Algoritmos para jogos: minimax e corte alfa-beta.

2. Sistemas baseados em conhecimento: manipulação e representação de conhecimentos, lógica proposicional e de primeira ordem, cálculo de situações. Inferência em lógica de primeira ordem: "backward chaining" e "forward chaining", resolução por refutação. Sistemas dedutivos.

3. Aprendizagem de máquina: sistemas indutivos. Árvores de decisão, ganho de informação. A ferramenta WEKA. Análise de dados.

4. Modelos de inspiração biológica: redes neuronais e algoritmos genéticos.

Bibliografia Obrigatória

S. Russell, P. Norvig; Artificial Intelligence: A Modern Approach, 3rd ed, Prentice Hall, 2009
Nils Nilsson; Artifical Intelligence: a new synthesis, Morgan Kaufmann Publishers, 1998. ISBN: 1558604677

Bibliografia Complementar

P. Winston; Artificial Intelligence, 3rd edition, Addison-Wesley, 1992

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Informação para alunos mantida na página

http://www.dcc.fc.up.pt/~ines/aulas/1112/SI/SI.html

Software

WEKA
Aleph

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 49,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Não há obrigação de frequência. Todos os alunos podem ir à exame. Há nota mínima em cada parte da avaliação (ver no cálculo da avaliação final).

Fórmula de cálculo da classificação final

2 testes: T1 com peso 25% (5 valores) e T2 com peso 35% (7 valores).
4 trabalhos práticos com apresentação com peso 40% (8 valores - 2 valores por cada trabalho).
Alunos devem ter nota mínima nos testes (30%: 1.5 valores no teste T1 e 2.1 valores no teste T2).
Se a soma T1+T2+Trabs >= 9.5, o aluno está dispensado de fazer exame.
Caso contrário ou se não obtiver nota mínima em algum dos 2 testes, fica obrigado a fazer o exame.


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