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Sensores Químicos e Bioquímicos

Código: Q336     Sigla: Q336

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Física

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 1 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 5 - 135
L:B 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 - 135
L:BQ 6 Plano de Estudos a partir de 2007 3 - 5 - 135
L:CC 0 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 3 - 5 - 135
L:F 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 - 135
L:G 0 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 5 - 135
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 5 - 135
L:M 2 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 5 - 135
L:Q 15 Plano de estudos Oficial 3 - 5 - 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nas aulas teóricas pretende-se explicar aos alunos a importância dos principais tipos de sensores químicos e bioquímicos e os princípios subjacentes ao seu funcionamento

Nas aulas teórico-práticas / práticas são feitas algumas demonstrações sobre a construção e funcionamento de sensores químicos e bioquímicos

Programa

Capítulo 1 – Introdução
Apresentação geral do conceito de sensor

Capítulo 2 – Elementos de reconhecimento (sensores?)
Apresentação de sensores para analitos particulares

Capítulo 3 – Factores de desempenho
Selectividade, sensibilidade, repetibilidade, zona de aplicação, zona de linearidade , tempo de vida, etc.

Capítulo 4 – Sensores electroquímicos e biossensores
Aplicação da electroquímica em sensores e biossensores

Capítulo 5 – Sensores ópticos

Capítulo 6 – Sensores de massa e sensores térmicos

Capítulo 7 – Aplicações específicas

Bibliografia:
Chemical Sensors and Biosensors
Brian R. Eggins, University of Ulster at Jordanstown, Northern Ireland, UK

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas são acompanhadas pela projecção de diapositivos(cópias destes diapositivos são disponibilizadas na Web).

Nas as aulas teórico-práticas / práticas os alunos observam a forma de funcionamento de alguns sensores simples e analisam um artigo científico relativo à construção de um determinado sensor, que posteriormente explicam sob a forma de uma apresentação oral.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Frequência do número do aulas mínimo legalmente instituído (75%)

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final - 15 valores

Desempenho nas aulas teórico-práticas e práticas - 5 valores
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