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Métodos Matemáticos em Biologia e Medicina

Código: M386     Sigla: M386

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://elearning2.fc.up.pt/aulasweb0910/course/view.php?id=2652&edit=0&sesskey=Kwj5Q0bEGB
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Matemática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 1 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 7,5 63 202,5
L:G 0 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 7,5 63 202,5
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 7,5 63 202,5
L:M 24 Plano de estudos a partir de 2009 1 - 7,5 63 202,5
2
3
L:Q 0 Plano de estudos Oficial 3 - 7,5 63 202,5
PGMP 0 PE da PG em Matemática para Professores 1 - 7,5 63 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aplicar técnicas matemáticas já estudadas a modelos em Biologia e Medicina e adquirir novos conhecimentos e ferramentas matemáticas que permitam a análise dos modelos estudados.

Programa

Técnicas matemáticas para o tratamento de modelos, entre as seguintes:
- sistemas dinâmicos com tempo contínuo, equações diferenciais ordinárias;
- equações diferenciais parciais, em particular, equações de reação-difusão;
- modelos com simetria, sistemas de células acopladas.

Estudo de modelos matemáticos em Biologia e Medicina utilizando as técnicas estudadas, como por exemplo :
- ecologia de populações com interação de espécies;
- propagação de doenças infecciosas;
- formação de padrões e morfogênese;
- propagação do impulso nervoso.


Bibliografia:
- Britton, "Essential Mathematical Biology"
- Murray, "Mathematical Biology"
- Brauer e Castillo-Chávez, "Mathematical Models in Population Biology and Epidemiology"
- Ermentrout e Terman, "Mathematical Foundations of Neuroscience"

Bibliografia complementar:
- Braun, "Differential equations and their applications",
- Hirsch, Smale e Devaney, "Differential equations, dynamical systems and an introduction to chaos"
- Golubitsky e Stewart, "The symmetry perspective"

Bibliografia Obrigatória

000073082. ISBN: 1-85233-536-X
000075289. ISBN: 978-0-387-95223-9 (vol. 1) 0-387-95223-3
000054473. ISBN: 0-387-98902-1

Bibliografia Complementar

000053002. ISBN: 0-387-97894-1
000045556. ISBN: 0-12-349550-4
000073410. ISBN: 0-12-349703-5
000054916. ISBN: 3-7643-6609-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição da matéria nas aulas teóricas. Resolução de exercícios, previamente propostos, nas aulas teórico-práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 63,00
Total: - 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Soma das classificações dos dois testes (cada um com classificação de 0 a 10 valores) ou classificação do exame da época de recurso.

Poderá ser exigido um exame adicional (escrito ou oral) para classificações maiores ou iguais a 15 valores.

Provas e trabalhos especiais

2 testes escritos realizados nas aulas, com classificação de 0 a 10 valores.
Para aprovação na disciplina é necessário ter classificação mínima de 3 valores em cada teste e soma de 9,5 valores entre os dois testes.

Para aprovação na época de recurso é necessário ter classificação mínima de 9,5 valores no exame.

Poderá ser exigido um exame adicional (escrito ou oral) para classificações maiores ou iguais a 15 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame escrito.

Poderá ser exigido um exame adicional (escrito ou oral) para classificações maiores ou iguais a 16 valores.

Melhoria de classificação

Exame escrito na época de recurso.

Poderá ser exigido um exame adicional (escrito ou oral) para classificações maiores ou iguais a 15 valores.

Observações

Qualquer situação de avaliação que não esteja especificamente prevista é realizada através de uma prova oral.
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