Métodos Matemáticos em Biologia e Medicina
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:B |
1 |
Plano de estudos a partir de 2008 |
3 |
- |
7,5 |
63 |
202,5 |
L:G |
0 |
P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 |
3 |
- |
7,5 |
63 |
202,5 |
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 |
3 |
- |
7,5 |
63 |
202,5 |
L:M |
24 |
Plano de estudos a partir de 2009 |
1 |
- |
7,5 |
63 |
202,5 |
2 |
3 |
L:Q |
0 |
Plano de estudos Oficial |
3 |
- |
7,5 |
63 |
202,5 |
PGMP |
0 |
PE da PG em Matemática para Professores |
1 |
- |
7,5 |
63 |
202,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aplicar técnicas matemáticas já estudadas a modelos em Biologia e Medicina e adquirir novos conhecimentos e ferramentas matemáticas que permitam a análise dos modelos estudados.
Programa
Técnicas matemáticas para o tratamento de modelos, entre as seguintes:
- sistemas dinâmicos com tempo contínuo, equações diferenciais ordinárias;
- equações diferenciais parciais, em particular, equações de reação-difusão;
- modelos com simetria, sistemas de células acopladas.
Estudo de modelos matemáticos em Biologia e Medicina utilizando as técnicas estudadas, como por exemplo :
- ecologia de populações com interação de espécies;
- propagação de doenças infecciosas;
- formação de padrões e morfogênese;
- propagação do impulso nervoso.
Bibliografia:
- Britton, "Essential Mathematical Biology"
- Murray, "Mathematical Biology"
- Brauer e Castillo-Chávez, "Mathematical Models in Population Biology and Epidemiology"
- Ermentrout e Terman, "Mathematical Foundations of Neuroscience"
Bibliografia complementar:
- Braun, "Differential equations and their applications",
- Hirsch, Smale e Devaney, "Differential equations, dynamical systems and an introduction to chaos"
- Golubitsky e Stewart, "The symmetry perspective"
Bibliografia Obrigatória
000073082. ISBN: 1-85233-536-X
000075289. ISBN: 978-0-387-95223-9 (vol. 1) 0-387-95223-3
000054473. ISBN: 0-387-98902-1
Bibliografia Complementar
000053002. ISBN: 0-387-97894-1
000045556. ISBN: 0-12-349550-4
000073410. ISBN: 0-12-349703-5
000054916. ISBN: 3-7643-6609-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição da matéria nas aulas teóricas. Resolução de exercícios, previamente propostos, nas aulas teórico-práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
63,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
Soma das classificações dos dois testes (cada um com classificação de 0 a 10 valores) ou classificação do exame da época de recurso.
Poderá ser exigido um exame adicional (escrito ou oral) para classificações maiores ou iguais a 15 valores.
Provas e trabalhos especiais
2 testes escritos realizados nas aulas, com classificação de 0 a 10 valores.
Para aprovação na disciplina é necessário ter classificação mínima de 3 valores em cada teste e soma de 9,5 valores entre os dois testes.
Para aprovação na época de recurso é necessário ter classificação mínima de 9,5 valores no exame.
Poderá ser exigido um exame adicional (escrito ou oral) para classificações maiores ou iguais a 15 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame escrito.
Poderá ser exigido um exame adicional (escrito ou oral) para classificações maiores ou iguais a 16 valores.
Melhoria de classificação
Exame escrito na época de recurso.
Poderá ser exigido um exame adicional (escrito ou oral) para classificações maiores ou iguais a 15 valores.
Observações
Qualquer situação de avaliação que não esteja especificamente prevista é realizada através de uma prova oral.