Materiais em Química e Biologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:Q |
0 |
Plano de estudos Oficial |
3 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo da disciplina é proporcionar uma abordagem básica ao tema da Química dos Materiais, com especial relevo para materiais inorgânicos, materiais orgânicos poliméricos e materiais biológicos. Pretende-se que os alunos aprendam a distinguir entre diversos tipos de materiais com base no tipo de interacções intermoleculares, entre materiais cristalinos e materiais amorfos, distingam e identifiquem os vários tipos de estruturas cristalinas e aprendam noções básicas sobre a estrutura e propriedades de polímeros, materiais biológicos orgânicos e inorgânicos, metais e materiais cerâmicos.
Programa
Aulas presenciais teóricas
1. Introdução à Química dos Materiais: aspectos gerais
2. Materiais inorgânicos. Estrutura de sólidos e tipos de sólidos. Estrutura vs propriedades de sólidos. Tipos de defeitos em estado sólido. Mobilidade atómica. Propriedades eléctricas: condução electrónica e iónica. Variação com a temperatura. Teoria das Bandas e tipos de condutores e semicondutores. Materiais ferroeléctricos. Magnetismo. Materiais magneticamente diluidos e respectivos momentos magnéticos. Efeitos cooperativos: variação com a temperatura. Supercondução. Propriedades de supercondutores. Piezoelectricidade: definição, tipos de mateirais e exemplos. Leds e junções p-n. Materiais ferromagnéticos: propriedades e aplicações. Materiais magneto-resistentes e aplicações.
3. Materiais cerâmicos. Revisão sobre sólidos iónicos e suas estruturas. Materiais argilosos e suas propriedades.
4. Materiais amorfos. Vidros, composição e propriedades.
5. Técnica sol-gel: reacções químicas associadas. Prpearação de aerogel, xerogel, filmes finos.
6. Introdução ao estado coloidal, exemplos e propriedades e características estruturais. Espectroscopia de correlação fotónica. Surfactantes. Definição e propriedades. Tipos de surfactantes. Formação de micelas. Cristais líquidos, emulsões e espumas. Exemplos. Preparação de filmes finos pela técnica de auto-montagem layer-by-layer, pela técnica de Langmuir-Bloggett.
7. Técnicas de caracterização de materiais. Adsorção de azoto a 77 K e desssorção a temperatura programada. Difracção de Raios -X de pó e determinação de propriedades magnéticas. Análise superficial: espectroscopia de fotoelectrões de Raios-X, espectroscopia Auger, microscopias electrónica de varrimento e de força atómica.
Aulas presenciais teórico-práticas
Resolução de problemas relativos aos assuntos abordados nas aulas presenciais teóricas.
Aulas presenciais Laboratoriais
Realização de trabalhos práticos sobre preparação e caracterização de materiais.
1-Preparação e caracterização de um material termocrómico
2- Preparação e caracterização de materiais sol-gel. Imobilização do azul da Prússia
3- Propriedades e estrutura de microemulsões
4-Estudo da interacção do catião cobre(II) com o quitosano.
5-Preparação de compóstios magnéticos de argilas e carvão activado com nanopartículas de óxido de ferro.
Observações Bibliográficas
Serão disponibilizadas na página da UC documentos adicionais e sites na internet para consulta adicional
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas (2 h por semana) são com base em apresentações power point e usando métodos multimédia sobre as matérias constantes do Programa da Unidade curricular e são colocadas na página da UC no Moodle-UP.
Os alunos apresentam em algumas aulas teóricas e teórico-práticas casos de estudo sobre temas especificos previamente distribuídos. Estas contribuições foram igualmente colocadas na página da UC.
Nas aulas teórico-práticas (1 x 2 horas por semana) os alunos apresentavam oralmente os problemas previamente preparados nas horas de não contacto.
Nas aulas práticas ( 1 x 2 horas por semana) os alunos executam trabalhos práticos (5) com a duração de 2 aulas, numa base rotativa. Os alunos trabalharam em grupos de 2 alunos.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
70,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Os alunos perdem a frequência nas aulas Práticas e Teórico-práticas se excederem 3 faltas.
Os alunos estão obrigados a frequentar pelo menos 50 % das aulas teóricas, o que corresponde a 14 aulas, com excepção dos estudantes trabalhadores.
A nota mínima nas aulas Práticas e Teórico-práticas é de 9,5 valores.
Estes critérios não se aplicam aos estudantes trabalhadores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da unidade curricular é feita do seguinte modo:
1 Exame final com um peso de 40% - nota mínima de 8,0 valores
2 Informação prática com um peso de 35% - nota mínima de 9,5 valores
3 Informação das aulas teórico práticas sobre a resolução de problemas e contribuição dos alunos na apresentação de casos de estudos nas aulas teóricas e teórico práticas com um peso de 25%
A NOTA FINAL é dada por: 40% Exame final + 35 % Informação das aulas laboratoriais + 25 % Informação das aulas TPs e apresentações orais
No caso dos Estudantes Trabalhadores que não optem pela frequência das aulas P/TP, a NOTA FINAL é dada por: 65% Exame final + 35 % exame prático.
Provas e trabalhos especiais
Os alunos terão de realizar:
1 relatórios laboratoriais
2 apresentações orais sobre temas específicos
3 resolução de problemas teórico-práticos
4 e um exame final
Avaliação especial (TE, DA, ...)
No caso dos Estudantes Trabalhadores que não optem pela frequência das aulas T/ P/ TP, para efeito de classificação final estão obrigados à realização de um exame prático a realizar no final das aulas e antes do período de exames.
Neste caso a NOTA FINAL é dada por: 65% Exame final + 35 % exame prático.