Materiais e Dispositivos Magnéticos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
• Realçar a enorme importância tecnológica dos materiais magnéticos.
• Perceber os conceitos básicos do magnetismo nos materiais, e os parâmetros / características
relevantes para as aplicações.
• Recorrer ao uso sistemático do sistema SI no Magnetismo
• Conhecer as diferentes classes de materiais magnéticos convencionais e suas aplicações em
engenharia.
• Introduzir a nova magneto-electrónica (Spintrónica). Multicamadas, válvulas de spin, junções de
efeito túnel, dispositivos híbridos.
• Conhecer os novos materiais funcionais, princípios e potencialidades tecnológicas
Programa
Magnetismo nos materiais; síntese dos conceitos básicos. Origens microscópias do magnetismo; momentos magnéticos. Tipos de interacção entre momentos magnéticos; magnetismo cooperativo; Magnetização espontânea. Diversidade de estruturas magnéticas: PM, DM, FM, AFM, FERRI e helimagnetismo; Vidros de spin. Descrição no modelo de campo médio. Anisotropia magnética e suas origens. Transições de reorientação de spin.
Materiais magnéticos e seus parâmetros. Magnetização técnica (parâmetros Tc, Ms, Ds, Hc, etc.). Domínios magnéticos, paredes, mobilidade. Efeitos desmagnetizantes. Ciclos histeréticos; parâmetros básicos; efeito da temperatura. Modelo de Stoner-Wohlfarth. Metais de transição, terras raras, óxidos e semicondutores magnéticos. Materiais magnéticos duros, macios e semi-duros. Propriedades magnéticas dos materiais supercondutores. Características básicas e potencialidades tecnológicas. Optimização e processamento de materiais magnéticos; o papel da micro e nanoestrutura.
Materiais magnéticos convencionais e suas aplicações. Magnetos permanentes, electromagnetes.
Bibliografia Obrigatória
000011898. ISBN: 0-19-850591-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição dos assuntos nas aulas teóricas e sua discussão com os alunos.
Resolução de problemas com os alunos. A resolução e apresentação de problemas por parte dos alunos nas aulas TP é valorizada.
´
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
49,00 |
|
|
Exame |
Exame |
3,00 |
|
|
Apresentação de problemas |
Teste |
10,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 2/3 das aulas TP
Fórmula de cálculo da classificação final
Contínua, com resolução regular (semanal) de exercícios (aulas), com apresentação oral (individual) dos problemas propostos. [40%]. Realização de teste no semestre (dispensatório) e/ou exame final. [60%].
Melhoria de classificação
Repetição do exame final