Laboratório de Química Analítica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:Q |
70 |
Plano de estudos Oficial |
2 |
- |
5 |
- |
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Língua de trabalho
Português
Objetivos
Integração dos conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Química Analítica na prática laboratorial de processos volumétricos, de separação física e cromatográfica e de métodos potenciométricos e espetrofotométricos, através da execução de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento de capacidades de execução laboratorial, registo sistemático, interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.
Programa
Execução de metodologias de análise quantitativa que estimulem a aplicação e a integração prática dos conhecimentos da unidade curricular de Química Analítica: separação heterogénea e processo cromatográfico de separação. Aplicação das técnicas potenciométricas e da cromatografia em fase gasosa e cromatografia líquida. Exploração da espectrofotometria de UV/VIS.
Os trabalhos práticos a realizar irão ser divididos em dois conjuntos:
1.º Conjunto
T1– Determinação iodimétrica da Vitamina C num suplemento vitamínico.
T2– Determinação do teor de cloreto no sal de cozinha pelo método de Mohr.
T3– Preparação e titulação volumétrica de HCl 0.2 M
T4– Titulação potenciométrica de uma solução de HCl e CH3COOH.
2.º Conjunto
T5– Determinação espectrofotométrica do teor de ferro total numa água.
T6– Determinação potenciométrica de aniões em águas de consumo
T7- Separação de corantes alimentares utilizando colunas de separação de fase sólida.
T8– Determinação de etanol em bebidas alcoólicas por GC.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino Laboratorial através da execução de actividades experimentais.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
68,00 |
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|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A avaliação envolverá três níveis:
- Desempenho experimental – esta avaliação será efectuada com base no desempenho experimental, preparação prévia do trabalho e nota do relatório nas actividades propostas durante as aulas laboratoriais.
- Provas práticas - todos os alunos deverão realizar duas provas práticas que serão individuais e realizadas, a primeira, no final do primeiro conjunto de trabalhos e, a segunda, no final do segundo conjunto de trabalhos. A realização destas provas práticas é obrigatória.
- Exame escrito – Exame a ser realizado na época de exames.
A nota final corresponderá à média ponderada dos seguintes elementos de avaliação:
a) Desempenho experimental durante as aulas – 30%;
b) Provas práticas – 20 + 20 %
c) Exame escrito – 30%.
Serão excluídos de exame escrito final os alunos que não preencham as seguintes condições:
- Nota de avaliação do desempenho experimental inferior a 9,5 valores;
- Nota média das duas provas práticas inferior a 9,5 valores.
Serão reprovados os alunos cuja nota no exame escrito seja inferior a 5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final corresponderá à média ponderada dos seguintes elementos de avaliação:
a) Desempenho experimental durante as aulas – 30%;
b) Provas práticas – 20 + 20 %
c) Exame escrito – 30%.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as regras emanadas do Conselho Pedagógico da FCUP.
Melhoria de classificação
Pode ser feita melhoria do elemento de avaliação "exame escrito".