Laboratório de Instrumentação I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Engenharia |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Familiarizar os alunos com instrumentação, técnicas de medida e programas de aquisição de dados e controlo de instrumentos.
Realizar trabalhos laboratoriais nas áreas da Electrónica e Instrumentação.
Programa
Realizar trabalhos laboratoriais das áreas de Electrónica e Instrumentação.
Os trabalhos a realizar abordam os principais tópicos de electrónica com utilização da instrumentação básica, complementando os realizados noutras Unidades curriculares, e a interacção com instrumentação mais avançada (Analisadores de espectros, amplificadores Lock-In, placas de aquisição de dados, etc.) e simultaneamente a utilização de programas de aquisição e controlo de instrumentação (LabView, Pico Log) e processamento de dados em computador.
Lista de trabalhos práticos:
1ª série A
1. Estudo de circuitos RLC.
2. Circuitos LC acoplados capacitivamente.
3. Estudo de um amplificador operacional na montagem como ‘trigger’ de Schmitt
4. Circuitos com transístores bipolares Montagem de corte e saturação.
5. Circuitos com transístores bipolares Montagem de amplificação.
1ª série B
1. Medição de resistências baixas pelo método de quatro contactos.
2. Estudo da propagação num cabo coaxial, determinação da velocidade de propagação de sinais eléctricos e da sua impedância característica.
3. Estudo da lei de arrefecimento de um corpo utilizando aquisição automática e LabView.
4. Estudo do ciclo de histerese do Ferro
5. Estudo das distribuições estatísticas de Poisson e de Gauss utilizando um contador de Geiger-Muller.
2ª série
1. Análise espectral de ruído e da distorção em amplificadores.
2. Utilização do Lock-In. Estudo da absorção e da relação entre a intensidade luminosa de uma fonte pontual e a distância.
3. Utilização de um Lock-In na medição do campo magnético criado por uma espira circular em função da distância ao centro desta.
4. Estudo da propagação de calor numa barra cilíndrica utilizando uma interface para oito termopares.
5. Utilização da placa de som de um computador para aquisição de sinais. Medição da velocidade do som no ar.
6. Determinação do calor latente de fusão do gelo e da capacidade calorífica da água utilizando uma interface de aquisição de dados.
7. Calibração de termómetros de vários tipos.
8. Determinação do coeficiente de restituição num choque quase-elástico utilizando aquisição automática de dados.
Bibliografia Obrigatória
Prof Manuel Joaquim Marques; Notas do Laboratório de Instrumentação I, FCUP, 2009
M. C. Abreu, L. Matias, L. F. Peralta; Física Experimental, Uma Introdução, Presença, 1994.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Será seguido o processo habitual do Departamento de Física e Astronomia da FCUP relativamente ao ensino laboratorial.
Os alunos realizarão trabalhos práticos em grupos de dois (3 em situações excepcionais) com acompanhamento próximo do docente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
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|
Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Não exceder o número máximo de faltas
Realização completa de dez trabalhos
Entrega de dois relatórios avaliados com nota positiva.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da disciplina é feita unicamente através dos seguinte elementos:
Caderno de registo laboratorial com peso de 40%
Avaliação contínua durante as aulas com peso de 10%
Relatórios de trabalhos indicados pelo docente, e sua discussão, com peso de 50%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Como todas as componentes de avaliação exigem a realização de trabalho laboratorial recomenda-se a todos os alunos nesta situação que contactem com o docente de forma a possibilitar a realização da componente prática num horário flexível, utilizando o tempo de atendimento de alunos dos docentes.
Melhoria de classificação
Como todas as componentes de avaliação exigem a realização de trabalho laboratorial a eventual melhoria de nota só poderá incidir na realização de um trabalho prático, sorteado de entre os realizados, com discussão. Este exame substituirá a componente de relatórios (com peso 50%).