Introdução à Física I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:B |
0 |
Plano de estudos a partir de 2008 |
3 |
- |
7,5 |
77 |
202,5 |
L:CC |
0 |
Plano de estudos de 2008 até 2013/14 |
3 |
- |
7,5 |
77 |
202,5 |
L:CTA |
79 |
Plano de estudos de 2008 até 2015/16 |
1 |
- |
7,5 |
77 |
202,5 |
L:G |
69 |
P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 |
1 |
- |
7,5 |
77 |
202,5 |
3 |
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 |
1 |
- |
7,5 |
77 |
202,5 |
3 |
L:Q |
1 |
Plano de estudos Oficial |
3 |
- |
7,5 |
77 |
202,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aulas Teóricas:
Procura-se um curso acessível a um universo amplo de estudantes, apresentando conceitos de física de maneira precisa e profunda, sem o emprego de ferramentas matemáticas que possam dificultar a compreensão do aluno típico de ciências e engenharias.
Utilizaremos recursos pedagógicos que facilitem a aprendizagem: exposição clara e explícita dos fenómenos. Os principais conceitos serão abordados de modo cuidadoso e detalhado.
Aulas Teórico-Práticas:
Serão apresentados exercícios simples que requerem a compreensão e manipulação prática dos conceitos. Serão propostos outros problemas um pouco mais elaborados para desenvolver as habilidades na aplicação do que foi apreendido.
Aulas de Laboratório:
Utilização da Teoria de Erros no tratamento de dados obtidos experimentalmente; Precisão e Incerteza em aparelhos de medida directa; Valores mais prováveis; Cálculo da incerteza máxima em medidas indirectas.
Análise gráfica de resultados: Linearização; parâmetros de uma recta obtidos pelo método do centróide.
Utilização de folhas de cálculo na análise de experiências simples.
Técnicas elementares em trabalhos laboratoriais e exemplos da estrutura de um relatório de trabalho experimental.
Serão abordados trabalhos da Mecânica e Electricidade
Programa
Mecânica:
Unidades, Grandezas Físicas e Vectores; Movimento rectilíneo, movimentos em duas e três dimensões; movimentos curvilíneos; Força e movimento; Leis de Newton; Energia e trabalho; energia potencial e cinética; Leis de conservação; Forças na dinâmica; Forças conservativas e atrito; forças em trajectórias curvilíneas.
Ondas:
Movimentos periódicos; energia dos movimentos periódicos; Movimento harmónico simples; Conceito de ondas periódicas
Termodinâmica:
Temperatura e calor; Leis da Termodinâmica. Princípio da degradação da energia: desordem e entropia. Potenciais termodinâmicos: entalpia e energia livre de Gibbs
Circuitos Eléctricos:
Carga eléctrica e campo eléctrico; corrente, resistência e força electromotriz; circuitos lineares de corrente contínua; associação de geradores e receptores. Noção de curto-circuito; corrente contínua e corrente alternada.
Magnetismo:
Campo e força magnética; fontes de campo magnético; campo geomagnético; campos magnéticos variáveis; Ondas electromagnéticas; Campo magnético num solenoide; Campos magnéticos em imans
Bibliografia Obrigatória
Sears/ Zemansky; Física I, (Mecânica), Addisson Wesley, 2003
Halliday/Resnick; Fundamentos de Física, vol 1, Mecânica, LTC, 2009 (Bom livro de estudo)
Halliday/Resnick; Fundamentos de Física, vol 2, Gravitação, Ondas e Termodinâmica, LTC, 2009 (Bom livro de estudo)
Sears/Zemansky; Física II, (Termodinâmica e Ondas), Addisson Wesley, 2003
Alaor Chaves; Física Básica: Mecânica, LTC, 2007
Alaor Chaves; Física Básica: Ondas e Termodinâmica, LTC, 2007
Alaor Chaves; Física Básica: Electromagnetismo, LTC, 2007
Halliday/Resnick; Fundamentos de Física, vol 3, Electromagnetismo, LTC, 2009 (Bom livro de estudo)
Nicolau/Toledo; Fundamentos de Física I: Mecânica, LTC, 2006
Nicolau/Toledo; Fundamentos de Física II: Termodinâmica, Optica e Ondas, LTC, 2006
Nicolau/Toledo; Fundamentos de Física III: Electricidade, Física Moderna, Análise Dimensional, LTC, 2006
Dias de Deus et all; Introdução à Física, McGraw-Hill, 2000
Çengel/Boles; Termodinâmica, McGraw-Hill, 1998
Young/Freedman; University Physics, 12 Edition, Addisson Wesley, 2006
Boresi/Schmit; Dinâmica, Thompson, 2003
Tripler/Mosca; Physics, 6 Edition, Freeman, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino será feito de modo continuado, quer nas aulas teóricas como nas restantes. Isto implicará o compromisso de haver uma frequência responsável por parte dos alunos. As aulas não serão de apresentação de quaisquer conjunto de "powerpoints", mas sim um diálogo com o corpo discente, em permanência.
Ter-se-á em conta que a aprendizagem implica trabalho e assistência participada de todos os interessados no ganho de competências.
Dar-se-á particular enfâse ao interesse do discente em trabalhar durante todo o semestre.
Palavras Chave
Ciências Físicas
Ciências Físicas > Física > Termodinâmica
Ciências Físicas > Física > Mecânica clássica
Ciências Físicas > Física
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
77,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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