Interacção Pessoa-Máquina
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de sistemas interactivos, tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa fidelidade através da implementação de interfaces gráficas).
Programa
Interacção Pessoa-Máquina: introdução, história.
Modelo do processador humano: percepção, atenção, memória.
Conceitos fundamentais: conceitos de design, modelos mentais.
Engenharia da usabilidade: definição de problemas, ciclo de desenvolvimento, avaliação, prototipagem.
Desenvolvimento de interfaces gráficas: Introdução ao Java, introdução ao AWT, eventos.
Tecnologias interactivas: Captura de movimento, realidade virtual, realidade aumentada, animação, etc.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas (T): Apresentação dos conteúdos. Discussão de exemplos ilustrativos destes.
Aulas práticas (P): Demonstração prática dos conteúdos dados nas aulas teóricas. Resolução de problemas. Discussão de dúvidas dos alunos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,50 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Requisitos necessários para obtenção de frequência à disciplina:
- Nota final mínima de 9.5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Será baseada em 3 componentes:
– TT: Trabalho teórico em grupo (40%)
– TP: Trabalho prático em grupo (40%)
– EE: Exame escrito individual (20%)
Provas e trabalhos especiais
O trabalho teórico consistirá no estudo e desenho de um sistema de interacção pessoa-máquina, associado a um problema apresentado pelo docente.
Elementos do trabalho:
- Relatório escrito: pesquisa, requisitos, metodologia, implementação, resultados
- Grupos de 2-3 alunos
- Sem nota mínima
O trabalho prático consistirá na implementação de um protótipo associado ao trabalho teórico apresentado
Elementos do trabalho:
- Software e/ou Hardware
- Detalhes da implementação decididos caso-a-caso em reunião com docentes
- Mesmo grupo do trabalho teórico
- Sem nota mínima
Observações
- D. Norman, “The Design of Everyday Things”, Basic-Books, 2002.
- Dix, Finlay, Abowd & Beale, Human-Computer Interaction, Second Edition, Prentice Hall Europe, 1998.
- Constantine & Lockwood, Software for Use, ACM Press, 1999.
- Edward Tufte, Beautiful Evidence, Graphics Press, 2006.
- Developer Resources for Java Technology, http://java.sun.com/