Impacte Ambiental
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ambiente |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivo:
A disciplina pretende dar aos alunos uma compreensão aprofundada do processo de AIA, quer em termos legislativos e procedimentais, quer em termos científico-técnicos.
Competências:
O aluno deve ser capaz de participar numa equipa multidisciplinar no âmbito de um processo de AIA, sendo capaz de levar a cabo, com uma autonomia média a elevada, todas as tarefas relativas às várias fases de um processo deste tipo.
Resultados da aprendizagem:
Os resultados da aprendizagem levada a cabo no âmbito da disciplina traduzem-se no desenvolvimento das competências atrás referidas.
Programa
1 - O processo de AIA: introdução; definição de âmbito; estudos de base; previsão de impactes; mitigação; monitorização.
2 - A legislação de AIA: Directivas 85/337/CE e 97/11/CE; O Decreto-Lei nº 69/2000; o Decreto-Lei 197/2005; as Portarias nº 1182/2000, 330/2001 e 123/2002. Outra legislação Europeia e Nacional relevante.
3 - Impactes de âmbito geológico: introdução; definições e conceitos; metodologias; análise de casos de estudo.
4 - Impactes de âmbito biológico: introdução; definições e conceitos; metodologias; análise de casos de estudo.
5 - Impactes de âmbito sócio-económico: introdução; definições e conceitos; metodologias; análise de casos de estudo.
6 - Outros tipos de impacte ambiental: introdução; definições e conceitos; metodologias; análise de casos de estudo.
7 - A avaliação ambiental estratégica: introdução; definições e conceitos.
8 - A responsabilidade ambiental, as éticas ambientais e o processo de AIA.
Bibliografia Complementar
Orea, Domingo; Evaluacion de impacto ambiental, Ediciones Mundi-Prensa, Madrid, 2003
Morris, Peter; Therivel, Riki; Methods of environmental impact assessment, Spon Press, London, 2001
Barrow, C. J.; Environmental impact and social impact assessment, Arnold, London, 1997
Dias, J.; Aragão, M.;Rolla, M.; Regime jurídico da avaliação de impacte ambiental em Portugal, Almedina, Coimbra, 2002
Partidário, M.; Pinho, P.; Guia de apoio ao novo regime de avaliação de impacte ambiental, IPAMB, Lisboa, 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas com apresentação de slides e análise de casos de estudo.
Trabalho de grupo para preparar a apresentação final a realizar pelos alunos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
72,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Frequência das aulas da disciplina nos termos da legislação e dos regulamentos em vigor.
Obtenção de classificação mínima (45%) no exame final.
Obtenção de classificação mínima (45%) no trabalho de grupo a apresentar pelos alunos.
Obtenção de classificação mínima (9,5 valores na escala de 0 a 20 valores, nos termos dos regulamentos em vigor) na soma dos dois componentes de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final - 50%
Trabalho de grupo - 50%
Provas e trabalhos especiais
Para além do exame final, o aluno deverá integrar um grupo de trabalho (cujo número de elementos será definido pelo professor em função do número de alunos inscritos na disciplina) que apresentará, no final do semestre lectivo (normalmente nas duas últimas aulas da disciplina) um trabalho que consiste na elaboração de uma proposta de definição de âmbito de um projecto concreto. O tema do trabalho de cada grupo será acordado com o professor da disciplina.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação é feita, nos termos da lei e dos regulamentos em vigor, por exame final. A nota obtida pelo aluno no trabalho de grupo mantém-se.