Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EGST302
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Gestão

Código: EGST302     Sigla: EGST30

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Complementares

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências de Engenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CE 45 PE2007- Perfil Engenharia Geográfica 3 - 7,5 - 202,5
PE2007- Perfil Engenharia Electrotécnica 3 - 7,5 - 202,5
PE2007- Perfil Engenharia Alimentar 3 - 7,5 - 202,5
PE2007- Perfil Engenharia Agronómica 3 - 7,5 - 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se, nesta disciplina, que os alunos:
• Disponham de uma visão global sobre a gestão das organizações e que, em particular, compreendam as principais opções estratégicas que se colocam às empresas;
• Apreendam noções básicas sobre análise económico-financeira de empresas que lhes permitam analisar os principais documentos contabilísticos de síntese;
• Adquiram competências básicas em matéria de empreendedorismo, que lhes permitam, a partir de uma ideia, construir um projecto empresaria ou negócio.

Programa

1. Introdução à gestão
1.1. Gestão: conceitos, funções e níveis
1.2. O gestor: tarefas e aptidões necessárias

2. A empresa e a sua envolvente
2.1. A empresa como um sistema aberto
2.2. Análise estrutural da indústria/sector (modelo das cinco forças de “Porter”)
2.3. Ciclo de vida do sector/empresa

3. Análise interna da empresa
3.1. Recursos e custos das empresas
3.2. Competências centrais das empresas
3.3. Análise dos pontos fortes e fracos das empresas

4. Principais tipos de estratégias e respectivos modelos
4.1. Missão, objectivos e estratégia
4.2. Natureza da estratégia de produto-mercado: o modelo de “Ansoff”
4.3. Vantagem competitiva: o modelo “Porter”
4.4. Gestão de valor: cadeia de valor e integração vertical
4.5. Diversificação: os modelos “BCG”, “ADL” e da “GE/McKinsey”
4.6. Internacionalização

5. Breves notas sobre análise económico-financeira de empresas
5.1. A contabilidade como sistema de informação de suporte à gestão
5.2. Principais documentos contabilísticos: (i) Demonstração de resultados; (ii) Balanço; (iii) Demonstração dos fluxos de caixa
5.3. Principais rácios e avaliação do desempenho empresarial: rentabilidade, eficiência, financiamento e liquidez
5.4. Estudos de casos

6. Empreendedores e empreendedorismo
6.1. Introdução
6.2. Empreendedorismo e desenvolvimento económico: o papel das políticas públicas
6.3. Do empreendedorismo de “necessidade” ao empreeendedorismo de “oportunidade”: o caso do empreendedorismo de base tecnológica
6.4. Da ideia ao projecto empresarial: a construção do “business plan”:
• Introdução: ideia, empreendedor e envolvente
• Processo de planeamento: marketing, operações, recursos humanos e investimentos
• Plano económico-financeiro: análise da rentabilidade empresarial e viabilidade financeira do projecto
• Estrutura legal da empresa: forma jurídica, processo de constituição e identificação
• Calendarização da execução

Bibliografia Obrigatória

BODIE, Z.; KANE, A.; MARCUS, A. ; Essentials of Investments, McGraw – Hill, 2007
BRANDÃO, E. ; Finanças, Porto Editora, 2002
BREADLEY, R.; MYERS, S.; Princípios de Finanças Empresariais, McGraw – Hill, 1998
CARVALHO, C. N.; MAGALHÃES; Análise económico-financeira de empresas, Universidade Católica Editora, (2005)
FERRÃO, P. et al; Inovação e Empreendedorismo, Observatório do QCA III., 2006
FERREIRA, R.; Contabilidade para Não Contabilistas, Edições Almedina, 2007
FREIRE, Adriano; Internacionalização – Desafios para Portugal, Editorial Verbo, 1999
FREIRE, Adriano; Inovação - Novos Produtos, Serviços e Negócios para Portugal, Editorial Verbo, 2000
FREIRE, Adriano; Estratégia – Sucesso em Portugal, Editorial Verbo, 2004
NET – NOVAS EMPRESAS E TECNOLOGIAS; Guia de apoio ao desenvolvimento do plano de negócios, NET – Novas Empresas e Tecnologias, 2006
PINTO, C.A.M et al; Fundamentos de Gestão, Editorial Presença, 2006
SOUSA, A.; Introdução à gestão. Uma abordagem sistémica, Editorial Verbo, 2004
TEIXEIRA, Sebastião; Gestão das Organizações, McGraw – Hill, 2005

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 85,00
Total: - 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A Classificação Final (CF) desta disciplina resulta da soma ponderada da Classificação do Exame final (CEF) e da Classificação do Trabalho Prático (CTP), obtida através da seguinte expressão: CF=0,5×CEF+0,5×CTP. A classificação em cada uma das componentes de avaliação (CEF e CTP) não pode ser inferior a 10 valores.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-03 às 05:29:00 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias