Geologia Global
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Geologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A UC de Geologia Global tem como objectivo fundamental fornecer uma imagem integrada do modo de funcionamento e evolução do planeta Terra ao longo do tempo geológico.
A concretização do objectivo anteriormente enunciado é possível através do desenvolvimento das seguintes competências, aqui considerados como objectivos parcelares:
- saber caracterizar a variabilidade composicional da crosta;
- compreender e saber utilizar os conceitos de dinâmica global;
- saber interpretar, à luz dos processos de tectónica de placas a génese dos diferentes tipos de rochas e das concentrações geoquímicas anómalas;
- identificar e compreender os processos de transferência de energia e massa ao longo da história da Terra.
Programa
Introdução
Objectivos
Estrutura e evolução da Terra.
Teoria da Tectónica de Placas
Subducção e a reciclagem de materiais crostais
Modelos de evolução mantélica.
O ciclo de Wilson
O ciclo litológico à luz dos processos de tectónica de placas
A origem das Ilhas Oceânicas. O exemplo dos Açores e dos seus basaltos (OIB).
Granitos como marcadores de processos crustais.
Contexto geotectónico da Peninsula Iberica no Paleozoico médio e superior.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico práticas em que numa primeira parte se procede à exposição da matéria recorrendo a power-point ao mesmo tempo que os alunos são alertados para um ou outro ponto da matéria no sentido de se estabelecerem "links" á medida que a matéria vai sendo dada.
Numa segunda parte da aula são fornecidas aos alunos cópias de artigos científicos "chave" para que da sua leitura possam melhor contextualizar a matéria.
Bibliografia base
Flower C.M.R. ,1993.- The solid Earth. Cambridge University press. 472 pp.
“Short Course hanbook on applications of radiogenic isotopic systems to problems in geology” Heaman & J.N.Ludden Eds. Mineralogical Association of Canada.1991, 498 pp.
“Ciências Geológicas: Ensino, Investigação e sua História”. Associação Portuguesa de Geólogos, J.M. Cotelo Neiva, A. Ribeiro, L. Mendes Victor, F. Noronha, M. Magalhães Ramalho (Edts.). 2010. Volume I “Geologia Clássica” pp.679; Volume II, “Geologia Aplicada” pp. 491 e VolumeIII “ Geologia das Ilhas dos Arquipélagos dos Açores e MMadeira e Geologia das Antigas Colónias, pp285. ISBN: 978-989-96669-1-7.
“Geologia de los granitoides y rocas asociadas del Macizo Hespérico”. Libro homenaje a L.C.Garcia de Figuerola. 1988, Editorial Rueda. Madrid.
“Geologia de Portugal no contexto da Ibéria” , Dias, R. Araújo, A., Terrinha, P. e Kulberg, Editores,. Univ. Évora, Évora,2006.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Todas as aulas são teórico práticas e a obtenção de frequência na unidade curricular implica: 1- Que o o número limite de faltas não pode exceder 25% do número de todas as aulas realizadas;
2- Antes do fim do semestre cada aluno deve fazer uma exposição oral sobre um tema à sua escolha relacionado com "Geologia Global" e sobre o qual deve realizar uma monografia.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = 60% da nota do exame final + 40% da nota da exposição + monografia.
Melhoria de classificação
Na melhoria de classificação a nota final será apenas a obtida no exame.