Geologia e Ambiente
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Geologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos:
O objectivo geral, consiste em oferecer aos discentes um conhecimento básico dos processos geológicos e uma competência alargada e pluridisciplinar no domínio da geologia ambiental, de modo a permitir a sua intervenção nos diferentes níveis destas áreas e a respectiva inserção em empresas com fins ambientais.
Nota previa:
A quantidade e a diversidade de referências bibliográficas são sempre motivo de alguma crítica. No entanto, apresenta-se um conjunto de referências bibliográficas, consultadas pelo regente da disciplina de Geologia e Ambiente, no sentido de oferecer aos alunos um material científico mais diversificado, no que diz respeito aos tópicos abordados.
Programa
PROGRAMA e BIBLIOGRAFIA:
Conteúdo teórico:
I. INTRODUÇÃO
II. CATASTROFES E CALAMIDADES NATURAIS: Conceitos.
III. CATASTROFES NATURAIS ASSOCIADOS AOS PROCESSOS DE GEODINÂMICA INTERNA
IV. AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E A TECTÓNICA DE PLACAS
V. CALAMIDADES NATURAIS ASSOCIADOS AOS PROCESSOS DE GEODINÂMICA EXTERNA
VI. EROSÃO E DESERTIFICAÇÃO DOS SOLOS: CALAMIDADES NATURAIS NOS PAISES MEDITERRÂNICAS
VII. PROCESSOS DE FÍSICA E QUÍMICA DA ATMOSFERA E FENÓMENOS AMBIENTAIS ASSOCIADOS
VIII. PROCESSOS GEOQUÍMICOS SUPERGÉNICOS, CICLOS BIOGEOQUÍMICOS E FENÓMENOS AMBIENTAIS ASSOCIADOS
IX. CONTAMINAÇÃO DOS SOLOS, ÁGUAS E AQUIFEROS
. GEOTECNOLOGIAS E GEOAMBIENTE
XI. GEOMEDICINA E SAÚDE HUMANA
XII. GEOLOGIA URBANA E MEIO AMBIENTE
B. Conteúdo teórico - prático
Módulo I: Geodinâmica interna e Ambiente
1. Elaboração de um plano de emergência na uma área vulcânica do arquipélago dos Açores. Trabalho prático é baseado na leitura de um mapa geológico das ilhas do arquipélago dos Açores. Os alunos devem avaliar o vulcanismo e a sismicidade numa área bem determinada e em função dos registos históricos será feita uma monitorização de acordo com as informações de natureza vulcânica e sísmicas obtidas através da leitura de um mapa geológica. Em função da existência das povoações ou cidades na área do estudo será elaborado um plano de emergência para diminuir os efeitos de uma possível catástrofe natural.
Elaboração de um relatório.
Tempo atribuído: 4 horas, incluindo apresentação e avaliação.
Módulo II: Geodinâmica externa e Ambiente
1. Aula de campo. Avaliação dos processos de erosão costeira. Guia da visita. Elaboração de um relatório de saída em campo.
Tempo atribuído: 4 horas.
2. Uma análise ambiental da regularização fluvial do rio Mondego e da defesa contra cheias. Sistema de previsão de cheias. Trabalho prático de análise das cheias, utilizando o mapa geológico 1:50.000, Folha Figueira da Foz. Transporte sólido na rede hidrográfica. Estudo das cheias. Métodos de predeterminação dos picos de cheia e previsão dos hidrogramas de cheia. Estudo do escoamento superficial no meio urbano. Regularização e morfologia fluvial.
Tempo: 2 horas.
2. Propriedades gerais dos solos. Desprendimento de massas de terra. Causas e efeitos. Implicações ambientais e Planos de ordenamento do território. Exemplos.
Tempo: 2 horas.
Módulo III: Contaminação das águas e dos solos
1. Determinação dos parâmetros físicos e químicos das águas.
Tempo: 2 horas
3. Avaliação da contaminação de solos próximos de um núcleo de pequenas indústrias metalo-mecânicas ou de minas abandonadas.
Tempo: 2 horas
Módulo IV: A actividade mineira e o ambiente.
1. Aula de campo. Minas abandonadas. Impacte e recuperação ambiental. Trabalho de campo: visita à mina de Terramonte. Elaboração de um relatório.
Tempo: 4 horas
Módulo V: Geologia urbana e ambiente
1. Aula de campo. Modificações antrópicas, planeamento urbano e ambiente: aterros sanitários, construções, auto-estradas.
Tempo: 2 horas
Módulo VI: Estudos de impacte ambiental
1. Avaliação dos descritores geológicos para a elaboração de um estudo de impacte ambiental.
Tempo: 2 horas
BIBLIOGRAFIA
Bell, F. G. (1999) Geological Hazards. Their Assessment, Avoidance and Mitigation. Spon
Press, 624 pg.
Cunningham, W., Cunningham M.A., Saigo B. (2000) Environmental Science. A global
concern. McGraw Hill, 411 pg.
Montgomery, C.W. (2003) Environmental Geology (updated fifth edition) + Student study
guide. McGraw Hill, 344 pg.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas serão, essencialmente do tipo expositivas, com recursos a várias técnicas de exposição.
As aulas práticas consistirão na realização de um conjunto de trabalhos práticos, directamente relacionados com as temáticas abordadas nas aulas teóricas. Serão, ainda, realizadas duas visitas de estudo em que seja possível a análise e discussão de dois dos temas tratados nas aulas teóricas.
Palavras Chave
Ciências Naturais
Ciências Naturais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Obterá frequência o aluno que:
- esteja presente em, pelo menos, três quartos das aulas práticas ou, no caso de estudantes trabalhadores, apresente o resultado final de metade dos trabalhos práticos propostos;
- o aluno normal terá que, até ao final do período de aulas, entregar dois dos trabalhos práticos realizados, à sua escolha, que farão parte da avaliação prática da unidade curricular.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resultará de:
- Componente teórica = 60%
- Componente prática = 40%
Em qualquer uma destas componentes, a nota final, não poderá ser inferior a 8,0 valores.
A nota da componente teórica poderá ser obtida através de:
- realização de exame final.
A nota da componente prática poderá ser obtida através de:
- entrega dos trabalhos práticos realizados.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
Não aplicável.