Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > B164
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Genética Geral

Código: B164     Sigla: B164

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 1 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 7,5 -
L:CC 1 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 3 - 7,5 -
L:F 1 Plano de estudos a partir de 2008 2 - 7,5 -
3
L:G 3 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 7,5 -
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 7,5 -
L:M 1 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 7,5 -
L:Q 13 Plano de estudos Oficial 3 - 7,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aprendizagem dos princípios essenciais relacionados com as várias áreas da genética: genética mendeliana, citogenética, genética molecular, genética populacional e genética quantitativa, com especial atenção nas possíveis aplicações dos vários conceitos e métodos de análise.

Programa

1.Introdução à disciplina. Programa, objectivos e avaliação.

2. O surgimento da Genética. Revisão histórica sobre os conceitos e teorias sobre a hereditariedade.

3.Teoria mendeliana da hereditariedade. Experiências de Mendel; Cruzamentos monohíbridos e dihíbridos. Leis de Mendel. Multialelismo; dominância e recessividade.

4. Teoria cromossómica da hereditariedade. Evidências da divisão nuclear e da ligação ao sexo. Características ligadas ao sexo. Desvios às proporções de Mendel.

5. Autossomas e cromossomas sexuais. Determinismo sexual em várias espécies. Modos de reprodução.

6. Modos de transmissão: autossómicos e heterossómicos, dominantes e recessivos. Análise de heredogramas e probabilidades de transmissão.

7. Base cromossómica da hereditariedade. Excepções às proporções esperadas; não disjunção meiótica. Genética mendeliana em organismos eucarióticos: diplóides, haplóides e com alternância de gerações.

8. Ligação entre genes. Cruzamento teste. Recombinação. Fracção de recombinação e distância entre genes. Mapas de ligação.

9. Interacção génica; alterações das proporções mendelianas. Interacção entre alelos e entre genes. Variações à dominância: dominância incompleta, codominância. Sistemas multialélicos. Teste de alelismo.

10.Interacção génica. Genes pleiotrópicos; epistasia dominante e recessiva; complementação; supressão. Genes reguladores. Penetrância e expressividade.

11. Mutação génica. Alteração do DNA e do fenótipo. Mutação somática e germinativa. Tipos de mutação; detecção de mutação; taxas de mutação. Mutação e melhoramento; mutações induzidas.

12. Mutações cromossómicas. Cariótipo e estrutura dos cromossomas. Alterações estruturais e numéricas. Poliploidia.

13. Algumas técnicas utilizadas no melhoramento. Linhas híbridas, cromossomas homeólogos; produção de monoplóides; anfidiplóides e produção de novas espécies em plantas; híbridos alopoliplóides por hibridação somática. Produção de poliploides em espécies animais.

14. Relação genes/proteínas. Teoria um-gene-uma-enzima. Alterações ao nível do gene e das proteínas; alterações não genéticas. Detecção de variação ao nível das proteínas.

15. Genética molecular; genes e proteínas. Identificação do ADN como o material genético. Estrutura e função do ADN; tipos de ADN e ARN. Transcrição e tradução do ADN. Código genético.

16. Regulação da transcrição génica. Regulação em procariotas e eucariotas.

17. Técnicas de manipulação do DNA. Obtenção de DNA recombinante. Amplificação de DNA in vitro. Técnicas de diagnóstico molecular. Engenharia genética.

18. Organismos transgénicos. Clonagem de genes. Tipos de vectores. Obtenção de organismos transgénicos em plantas e animais.

19. Genómica. O mapa de sequências de um genoma. Localização de genes específicos. Bioinformática e o significado das sequências genómicas. Genómica funcional.

20. Dinâmica dos genomas: elementos de transposição em procariotas e eucariotas.

21. Marcadores genéticos. Métodos de detecção da variabilidade genética; tipos e utilização de marcadores genéticos. Exemplos de aplicações.

22. Genética populacional. Polimorfismo genético; frequências génicas; equilíbrio de Hardy-Weinberg; deriva genética, selecção. Consanguinidade, cruzamentos selectivos.

23. Aplicações. Utensílios genéticos no estudo da evolução. Princípios da sistemática molecular. Filogenia e filogeografia.

24. Aplicações. Identificação genética. Aplicações forenses; análise de parentesco. Genética da conservação.

25. Princípios da genética quantitativa. Características contínuas e discretas. Genótipos e distribuição fenotípica. Norma de reacção. Análise de variâncias. Hereditabilidade de uma característica. Marcadores moleculares, QTL’s. Diferencial de selecção e resposta à selecção.

Bibliografia Obrigatória

000102476. ISBN: 978-0-7167-6887-6
000093521. ISBN: 0-7167-1705-0
000068651. ISBN: 0-87150-756-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas.
As aulas práticas serão dedicadas à realização de exercícios e pequenos trabalhos monográficos de revisão que serão previamente distribuídos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

O aluno obterá frequência se realizar pelo menos 75% dos trabalhos práticos (frequência a 2/3 das aulas práticas)

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será efectuada com base num exame final, constituído por uma parte teórica (12 valores), e uma parte teórico-prática (8 valores).

A componente teórico-prática poderá ser realizada através de 2 frequências semestrais, optando o aluno por repetir esta componente, caso o pretenda, em exame final.

Melhoria de classificação

Através de exame final englobando ambas as componentes (teórica e teórico-prática).

Se a melhoria for efectuada na 2ª época de exames o aluno pode optar por só realizar a componente teórica mantendo a nota dos testes teórico-práticos.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-04 às 09:37:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias