Genética Formal e Populacional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Habilitar os alunos com conceitos básicos e metodologias de análise em Genética Formal e Populacional. Espera-se que o quadro conceptual e as ferramentas adquiridas possam ser úteis nas áreas do ensino, investigação ou noutras de vertente mais aplicada.
Programa
PROGRAMA TEÓRICO
1. Genética Formal. Principais conceitos.
Teoria mendeliana da hereditariedade. Experiências e Leis de Mendel.
Relações inter-alélicas: dominância/recessividade, codominância.
Multialelismo
Expressão fenotípica e interacções génicas
Penetrância e expressividade.
Genes letais. Epistasia. Pleiotropia
Modos de transmissão: sistemas homogaméticos e heterogaméticos
Transmissão de genomas extra-nucleares: DNA mitocondrial
Análise simultânea de dois ou mais loci.
Ligação factorial; fracção de recombinação; distância de mapa
Mapeamento génico; hibridação celular somática; hibridação in situ
Relação entre mapas génicos e mapas físicos
2. Genética Populacional
Conceito de população. Estimativas de frequências génicas por contagem directa.
Princípio de Hardy-Weinberg. Condições de aplicabilidade. Loci autossómicos e heterossómicos. Verificação do equilíbrio.
3. Extensão do formalismo de Hardy-Weinberg à análise de dois loci.
Noção de frequências haplotípicas. Condições de equilíbrio assumindo o modelo de Hardy-Weinberg.
Desvios genotípicos. Causas.
Desvios haplotípicos. Causas. Medidas. Determinante gamético.
Aplicações da análise dos padrões de desequilíbrio de ligação. Datação de mutações. Estudos de associação.
4. Mutação
Taxas de mutação: métodos directo e indirecto. Mutação nos dois sentidos
Exemplos e aplicações.
5.Selecção
Selecção contra um alelo, genótipos homozigóticos e heterozigótico.
Exemplos e aplicações.
6. Migração
Proporção de genes migrantes. Frequências ao fim de n gerações.
Exemplos e aplicações.
7. Endocruzamento
Cruzamentos dirigidos. Homozigotia por descendência.
Coeficiente de endocruzamento. Endocruzamento sistemático.
8. Introdução à genética quantitativa
Relação fenótipo- genótipo. Distribuição fenotípica,
Modelo de reacção do genótipo. Hereditabilidade.
PROGRAMA PRÁTICO
Inferência de modos de transmissão
Cálculo de riscos
Análise de ligação e construção de mapas génicos
Estimativa de frequências genicas. Testes de verificação do Equilíbrio de Hardy-Weinberg
Bibliografia Obrigatória
GRIFFITHS AJF, LEWONTIN RC, CARROLL SB, WESSLER S, WESSLER SR ; Introduction to Genetic Analysis, W.H. Freeman & Co, 2007
HAMILTON MB ; Population Genetics, Wiley-Blackwell, 2009
HARTL DL, CLARK G ; Principles of Population Genetics , Sinauer and Associates, 2007
HEDRICK PW ; Genetics of populations, Jones & Bartlett Publishers, 1985
KLUGS WS, CUMMINGS MR ; Concepts of Genetics , Prentice-Hall, INC. New Jersey., 1997
MANGE & MANGE ; Genetics: human aspects, Sinauer Associates, 1990
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas: exposição formal da matéria intercalada com períodos abertos à discussão
Aulas práticas: participadas à volta da resolução de problemas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
70,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Presença no mínimo de 2/3 das aulas práticas
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação consistirá na realização de exame final ou em duas provas (frequências).
FREQUÊNCIAS: a primeira frequência será realizada a meio do semestre, durante o horário de uma aula teórica; a segunda será realizada na data do exame da época normal de exames. Cada frequencia é constituida por uma componente teórica (12 valores) e uma teórico-prática (8 valores). A classificação final corresponderá à média aritmética das classificações obtidas nas duas frequências.
Quem optar pela modalidade de frequências NÃO PODERÁ realizar o exame da época normal.
Os alunos que tenham reprovado no conjunto das frequências poderão realizar o exame na época de recurso.
EXAME: constituído por uma componente teórica (12 valores) e outra teórico-prática (8 valores)
Em qualquer prova de avaliação (frequência ou exame), é exigido um mínimo de trinta por cento em cada uma das partes do exame (teórica e teórico-prática).
Provas e trabalhos especiais
Ver "Cálculo da Classificação Final".
Trabalhos especiais: não previstos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
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Melhoria de classificação
Recorrendo a épocas de exames subsequente, de acordo com normas em vigor
Observações
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