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Física Térmica

Código: F203     Sigla: F203

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Física

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 20 Plano de Estudos a partir de 2008 2 - 7,5 -
L:B 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 7,5 -
L:CC 0 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 3 - 7,5 -
L:F 50 Plano de estudos a partir de 2008 2 - 7,5 -
L:G 0 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 7,5 -
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 7,5 -
L:M 0 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 7,5 -
L:Q 4 Plano de estudos Oficial 3 - 7,5 -
MI:EF 35 Plano de Estudos a partir de 2007 2 - 7,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.

Resultados de aprendizagem e competências

Familiariazação com conceitos básicos da termodinamica e da fisica estatistica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

0. Introdução. As abordagens macroscópica e microscópica da Física Térmica. 1. Noções básicas de Termodinâmica. Equilíbrio térmico, primeiro e segundo princípios da Termodinâmica. Transformações reversíveis e irreversíveis. Ciclos reversíveis, máquinas térmicas. Condução térmica. 2. Potenciais termodinâmicos. Relações de Maxwell. Aplicações. 3. Mecânica Estatística. 3.1. Introdução à Estatística matemática 3.2. Descrição estatística de sistemas físicos: contagem de microestados, distribuições microcanónica e canónica. 3.2.1.Teoria cinética dos gases. Gás perfeito - propriedades de equilíbrio e propriedades de transporte. Gás de van der Waals. 3.2.2. Sistemas em equilíbrio térmico - Aplicações. Calor específico dos sólidos. Aplicações.

Bibliografia Obrigatória

S. J. Blundell, K.M. Blundell; Concepts in Thermal Physics, Oxford, 2006

Bibliografia Complementar

H. B. Callen; hermodynamics and an Introduction to Thermostatistics

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

è Seguida a seguinte bibliografia Principal -Concepts in Thermal Physics, Stephen J. Blundell and Katherine M. Blundell -Física da Matéria (Prof. Joao Bessa Sousa) -Thermodynamics and an Introduction to Thermostatistics, Herbert B. Callen (Second Edition) Secundária -Thermal Physics, Kittel e Kroemer -Thermal Physics, R. Baierlein -Classical and Statistical Thermodynamics, A. Carter -Termodinâmica e Física Estatística, M. Fátima Pinheiro, Laboratório de Física 95/96 -Fundamentals of Statistical and Thermal Physics, F. Reif

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 58,50 100,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Frequencia de aulas Frequência das aulas 58,5 2013-07-19
Total: 58,50

Obtenção de frequência

FREQUÊNCIA número máximo de faltas nas aulas TP: 3

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final e/ou realização de dois testes ao longo do semestre . Os TESTES são provas facultativas, que permitirão a dispensa de exame final , caso o aluno obtenha classificação superior ou igual a 8.0 valores em cada uma das provas, e classificação média superior ou igual a 9.5 valores. Aprovação : F >= 9.5 val. (se E >= 8.0 o aluno poderá requerer oral) A atribuição de classificação superior a 16 valores no EXAME ou classificação média de TESTES poderá exigir uma prova (escrita ou oral) de valorização, em moldes a estabelecer.

Provas e trabalhos especiais

TESTE: prova facultativa, dispensatória, realizada ao longo do semestre

Melhoria de classificação

Exame final

Observações

A atribuição de classificação superior a 16 valores no EXAME ou clssificação média de TESTES poderá exigir uma prova (escrita ou oral) de valorização, em moldes a estabelecer.

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