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Física Térmica

Código: F203     Sigla: F203

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Física

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 24 Plano de Estudos a partir de 2008 2 - 7,5 -
L:B 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 7,5 -
L:CC 0 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 3 - 7,5 -
L:F 41 Plano de estudos a partir de 2008 2 - 7,5 -
L:G 0 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 7,5 -
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 7,5 -
L:M 1 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 7,5 -
L:Q 3 Plano de estudos Oficial 3 - 7,5 -
MI:EF 27 Plano de Estudos a partir de 2007 2 - 7,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.

Programa

0. Introdução.
As abordagens macroscópica e microscópica da Física Térmica.

1. Noções básicas de Termodinâmica.
Equilíbrio térmico, primeiro e segundo princípios da Termodinâmica. Transformações reversíveis e irreversíveis. Ciclos reversíveis, máquinas térmicas. Condução térmica.

2. Potenciais termodinâmicos.
Relações de Maxwell. Aplicações.

3. Mecânica Estatística.
3.1. Introdução à Estatística matemática
3.2. Descrição estatística de sistemas físicos:
contagem de microestados, distribuições microcanónica e canónica.
3.2.1.Teoria cinética dos gases.
Gás perfeito - propriedades de equilíbrio e propriedades de transporte. Gás de van der Waals.
3.2.2. Sistemas em equilíbrio térmico - Aplicações.
Calor específico dos sólidos. Aplicações.

Bibliografia Obrigatória

S. J. Blundell, K.M. Blundell; Concepts in Thermal Physics, Oxford, 2006

Bibliografia Complementar

H. B. Callen; hermodynamics and an Introduction to Thermostatistics

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

è Seguida a seguinte bibliografia
Principal
-Concepts in Thermal Physics, Stephen J. Blundell and Katherine M. Blundell
-Física da Matéria (Prof. Joao Bessa Sousa)
-Thermodynamics and an Introduction to Thermostatistics, Herbert B. Callen (Second Edition)
Secundária
-Thermal Physics, Kittel e Kroemer
-Thermal Physics, R. Baierlein
-Classical and Statistical Thermodynamics, A. Carter
-Termodinâmica e Física Estatística, M. Fátima Pinheiro, Laboratório de Física 95/96
-Fundamentals of Statistical and Thermal Physics, F. Reif

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 67,50
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

FREQUÊNCIA
número máximo de faltas nas aulas TP: 3

Fórmula de cálculo da classificação final

xame final e mini-teste de resolução de problemas (em grupo).


MINI-TESTES: provas facultativas, não dispensatória, que consta da resolução problemas em grupo, do tipo dos propostos nas folhas das aulas TP. O resultado desta avaliação tem peso de 20% na nota final (exame escrito 80%), no caso de beneficiar a nota do exame, caso contrário será ignorado. A nota do exame escrito não poderá, contudo, ser inferior a 8 valores.

F = Max {(T+4E)/5, E}

T - nota problemas propostos (mini-testes)
E - nota do exame escrito (E >=8.0 val.)
F - nota final

Aprovação : F >= 9.5 val.
(se E >= 8.0 o aluno poderá requerer oral)

A atribuição de classificação superior a 16 valores no EXAME poderá exigir uma prova (escrita ou oral) de valorização, em moldes a estabelecer.


Provas e trabalhos especiais

MINI-TESTES: provas facultativas, não dispensatória, que consta da resolução problemas em grupo, do tipo dos propostos nas folhas das aulas TP. O resultado desta avaliação tem peso de 20% na nota final (exame escrito 80%), no caso de beneficiar a nota do exame, caso contrário será ignorado.

Melhoria de classificação

Exame final

Observações

A atribuição de classificação superior a 16 valores no EXAME poderá exigir uma prova (escrita ou oral) de valorização, em moldes a estabelecer.
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