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Biologia Molecular e Celular

Código: B103     Sigla: B103

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 0 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 5 -
L:CC 1 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 3 - 5 -
L:F 0 Plano de estudos a partir de 2008 2 - 5 -
3
L:G 3 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 5 -
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 5 -
L:M 0 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 5 -
L:Q 7 Plano de estudos Oficial 3 - 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os alunos deverão adquirir a capacidade de reconhecer, utilizar, transmitir e aplicar os conceitos básicos que dizem respeito à estrutura e funcionamento das células, incluindo a sua composição química, papel das membranas, divisão celular, e fluxo de informação e de energia. Deverão ainda ser adquiridas competências teóricas e de experiência prática em metodologias de estudo da célula, como a microscopia e a tecnologia do DNA recombinante.

Resultados de aprendizagem e competências

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Modo de trabalho

Presencial

Programa

PROGRAMA DAS AULAS TEORICAS 1 – A célula 1.1 – Célula versus vida. Teoria celular – da anatomia celular à fisiologia celular. 1.2 - Planos básicos de organização celular - célula procariótica e célula eucariótica animal e vegetal. Dimensões celulares. 1.3 – Evolução da célula. 1.4 - Estudo da célula. 1.4.1 - Microscopia óptica. 1.4.2 - Microscopia electrónica. 1.4.3 - Microscopia confocal. 1.4.4 - Técnicas de coloração, contrastação e localização específica – citoquímica e imunocitoquímica. 1.4.5 – Técnicas de marcação “in vivo”. 2 – A química da célula/vida 2.1 – Água. 2.2 - Hidratos de carbono. 2.3 – Lípidos. 3 – As obreiras da célula: estrutura e função das proteínas 3.1 – Estrutura primária, secundária, terciária e quaternária, domínios. 3.2 – Relação estrutura/função – anticorpos e enzimas. 3.3 – Regulação da actividade biológica de uma proteína 3.4 – Estabelecimento da estrutura tridimensional – chaperones. 3.5 – Ciclo de vida – degradação pela via da ubiquitina. 4 – Fluxo de informação 4.1 – Nucleotídeos e ácidos nucleicos. 4.2 - Estrutura do DNA – o modelo de Watson e Crick. 4.2 - Duplicação do DNA e mecanismos de reparação. 4.3 – Organização do DNA em cromossomas e cromatina. 4.4 - Tipos de RNA e sua função. 4.5 - Transcrição e processamento do RNA. 4.6 - Código genético. 4.7 – Tradução. 4.8 – Regulação da expressão genética. 4.9 - Mecanismos de recombinação genética. 4.10 - Transposões e vírus. 4.11 - Organização e evolução do genoma. 4.12 - Tecnologia do DNA recombinante. 4.12.1 – Fragmentação, separação, recombinação e sequenciação de DNA. 4.12.2 – Clonagem de um fragmento de DNA. 4.12.3 – Reacção em cadeia da polimerase (PCR), variantes e aplicações. 4.12.4 – Engenharia genética e biotecnologia. 5 - Organização e funcionamento internos da célula 5.1 – As membranas biológicas e o seu papel na célula/vida. 5.2 – Transporte membranar. 5.3 – Estrutura e funções do citoesqueleto. 5.4 – Estrutura do núcleo. 5.5 – Estrutura e funções do sistema secretor: retículo endoplasmático, complexo de Golgi e trânsito de vesículas. 5.6 – Estrutura e funções dos lisossomas. 5.7 – Estrutura e funções dos peroxissomas. 6 - Fluxo de energia 6.1 - Visão geral do fluxo de energia nas células e no mundo vivo. 6.2 - Evolução dos processos envolvidos no fluxo de energia no mundo vivo. 6.3 – Respiração na ausência de oxigénio: glicólise e tipos de fermentação. 6.4 - A teoria quimiosmótica e o papel das membranas na conversão de energia. 6.5 - Fotossíntese e estrutura, diversidade e evolução dos plastídeos. 6.6 – Respiração aeróbica e estrutura e evolução das mitocôndrias. 7 – Ciclo celular e a divisão celular 7.1 –Fase M: Mitose. Citocinese 7.2 -Meiose 7.3 – Regulação do ciclo celular. PROGRAMA DAS AULAS PRATICAS 1 - Material de laboratório e normas de segurança. 2 - Preparação de Soluções. 3 - Medição do pH de uma solução. 4 - Observação e medição de diferentes tipos de células ao microscópio óptico. 5 - Influência da luz nos níveis de clorofila das folhas de feijoeiro. Espectrofotometria 6 - Extracção de DNA, amplificação por PCR, e análise dos produtos de amplificação por electroforese em gel de agarose. 7 - Observação de mitose em ápices radiculares de cebola.

Bibliografia Obrigatória

Azevedo, C. and Sunkel, C; Biologia Celular e Molecular, Lidel, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas com recurso a apresentações power point e interacção com os alunos. Aulas práticas laboratoriais "hands on".

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia celular
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia molecular

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Exame Exame 90,00
Aprentação de trabalhos- mini-testes Trabalho laboratorial 10,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
frequência de aulas Frequência das aulas
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Aulas teóricas facultativas Aulas práticas obrigatórias com limite de faltas igua a 3. Necessário obter aproveitamento nos mini-testes e apresentação oral realizados na aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO A avaliação incluirá os seguintes componentes: 1) Frequência 1 e 2 com parte teórica e teórico-prática em alternativa com um Exame Final incluindo também parte teórica e teórico-prática. 2) Mini-testes nas aulas práticas. 3) Apresentação oral de um trabalho das aulas práticas. PROCEDIMENTOS, VALORIZAÇÕES E CÁLCULO DA NOTA FINAL: Nota final = (2x T + 1x P) / 3 NOTA TEÓRICA (T) A nota teórica poderá ser obtida através de duas frequências da matéria teórica com nota mínima de 4/10 para cada uma delas (I). Caso não seja obtida nota mínima nalguma delas, o aluno é obrigado a fazer o exame final da matéria teórica (II). Em caso de aprovação nas frequências, poderá ser feito o exame final apenas na época de recurso para melhoria de nota, sendo válida a nota mais elevada. I- Frequência 1 T + Frequência 2 T. Cada frequência será cotada para 10 (nota mínima de 4 valores) II - Exame final cotado para 20 valores (nota mínima de 8,0 valores). NOTA PRÀTICA (P) Minitestes das aulas práticas e apresentação oral (I) + Nota teórico-prática (II) = cotação para 20 valores I - Mini-testes no início das aulas práticas - 2 valores. Apresentação oral – 3 valores. II - A nota teórico-prática poderá ser obtida através de duas frequências da matéria teórico-prática cotadas para 15 e com nota mínima de 6 para cada uma delas. Caso não seja obtida nota mínima nalguma delas, o aluno é obrigado a fazer o exame final da matéria teórico-prática. Em caso de aprovação nas frequências, poderá ser feito o exame para melhoria de nota apenas na época de recurso. 

Observações

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