Biologia Molecular e Celular
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os alunos deverão adquirir a capacidade de reconhecer, utilizar, transmitir e aplicar os conceitos básicos que dizem respeito à estrutura e funcionamento das células, incluindo a sua composição química, papel das membranas, divisão celular, e fluxo de informação e de energia. Deverão ainda ser adquiridas competências teóricas e de experiência prática em metodologias de estudo da célula, como a microscopia e a tecnologia do DNA recombinante.
Programa
PROGRAMA DAS AULAS TEORICAS
1 – A célula
1.1 – Célula versus vida. Teoria celular – da anatomia celular à fisiologia celular.
1.2 - Planos básicos de organização celular - célula procariótica e célula eucariótica animal e vegetal. Dimensões celulares.
1.3 – Evolução da célula.
1.4 - Estudo da célula.
1.4.1 - Microscopia óptica.
1.4.2 - Microscopia electrónica.
1.4.3 - Microscopia confocal.
1.4.4 - Técnicas de coloração, contrastação e localização específica – citoquímica
e imunocitoquímica.
1.4.5 – Técnicas de marcação “in vivo”.
2 – A química da célula/vida
2.1 – Água.
2.2 - Hidratos de carbono.
2.3 – Lípidos.
3 – As obreiras da célula: estrutura e função das proteínas
3.1 – Estrutura primária, secundária, terciária e quaternária, domínios.
3.2 – Relação estrutura/função – anticorpos e enzimas.
3.3 – Regulação da actividade biológica de uma proteína
3.4 – Estabelecimento da estrutura tridimensional – chaperones.
3.5 – Ciclo de vida – degradação pela via da ubiquitina.
4 – Fluxo de informação
4.1 – Nucleotídeos e ácidos nucleicos.
4.2 - Estrutura do DNA – o modelo de Watson e Crick.
4.2 - Duplicação do DNA e mecanismos de reparação.
4.3 – Organização do DNA em cromossomas e cromatina.
4.4 - Tipos de RNA e sua função.
4.5 - Transcrição e processamento do RNA.
4.6 - Código genético.
4.7 – Tradução.
4.8 – Regulação da expressão genética.
4.9 - Mecanismos de recombinação genética.
4.10 - Transposões e vírus.
4.11 - Organização e evolução do genoma.
4.12 - Tecnologia do DNA recombinante.
4.12.1 – Fragmentação, separação, recombinação e sequenciação de DNA.
4.12.2 – Clonagem de um fragmento de DNA.
4.12.3 – Reacção em cadeia da polimerase (PCR), variantes e aplicações.
4.12.4 – Engenharia genética e biotecnologia.
5 - Organização e funcionamento internos da célula
5.1 – As membranas biológicas e o seu papel na célula/vida.
5.2 – Transporte membranar.
5.3 – Estrutura e funções do citoesqueleto.
5.4 – Estrutura do núcleo.
5.5 – Estrutura e funções do sistema secretor: retículo endoplasmático, complexo de
Golgi e trânsito de vesículas.
5.6 – Estrutura e funções dos lisossomas.
5.7 – Estrutura e funções dos peroxissomas.
6 - Fluxo de energia
6.1 - Visão geral do fluxo de energia nas células e no mundo vivo.
6.2 - Evolução dos processos envolvidos no fluxo de energia no mundo vivo.
6.3 – Respiração na ausência de oxigénio: glicólise e tipos de fermentação.
6.4 - A teoria quimiosmótica e o papel das membranas na conversão de energia.
6.5 - Fotossíntese e estrutura, diversidade e evolução dos plastídeos.
6.6 – Respiração aeróbica e estrutura e evolução das mitocôndrias.
7 – Ciclo celular e a divisão celular
7.1 –Fase M: Mitose. Citocinese
7.2 -Meiose
7.3 – Regulação do ciclo celular.
PROGRAMA DAS AULAS PRATICAS
1 - Material de laboratório e normas de segurança.
2 - Preparação de Soluções.
3 - Medição do pH de uma solução.
4 - Observação e medição de diferentes tipos de células ao microscópio óptico.
5 - Influência da luz nos níveis de clorofila das folhas de feijoeiro. Espectrofotometria
6 - Extracção de DNA, amplificação por PCR, e análise dos produtos de amplificação por electroforese em gel de agarose.
7 - Observação de mitose em ápices radiculares de cebola.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas expositivas com recurso a apresentações power point e interacção com os alunos.
Aulas práticas laboratoriais "hands on".
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia molecular
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia celular
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,50 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Aulas teóricas facultativas
Aulas práticas obrigatórias com limite de faltas igua a 3.
Necessário obter aproveitamento nos mini-testes e apresentação oral realizados na aulas práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação incluirá os seguintes componentes:
1) Frequência 1 e 2 com parte teórica e teórico-prática em alternativa com um Exame Final incluindo também parte teórica e teórico-prática.
2) Mini-testes nas aulas práticas.
3) Apresentação oral de um trabalho das aulas práticas.
PROCEDIMENTOS, VALORIZAÇÕES E CÁLCULO DA NOTA FINAL:
Nota final = (2x T + 1x P) / 3
NOTA TEÓRICA (T)
A nota teórica poderá ser obtida através de duas frequências da matéria teórica com nota mínima de 4/10 para cada uma delas (I). Caso não seja obtida nota mínima nalguma delas, o aluno é obrigado a fazer o exame final da matéria teórica (II). Em caso de aprovação nas frequências, poderá ser feito o exame final apenas na época de recurso para melhoria de nota, sendo válida a nota mais elevada.
I- Frequência 1 T + Frequência 2 T. Cada frequência será cotada para 10 (nota mínima de 4 valores)
II - Exame final cotado para 20 valores (nota mínima de 8,0 valores).
NOTA PRÀTICA (P)
Minitestes das aulas práticas e apresentação oral (I) + Nota teórico-prática (II) = cotação para 20 valores
I - Mini-testes no início das aulas práticas - 2 valores. Apresentação oral – 3 valores.
II - A nota teórico-prática poderá ser obtida através de duas frequências da matéria teórico-prática cotadas para 15 e com nota mínima de 6 para cada uma delas. Caso não seja obtida nota mínima nalguma delas, o aluno é obrigado a fazer o exame final da matéria teórico-prática. Em caso de aprovação nas frequências, poderá ser feito o exame final para melhoria de nota, sendo válida a nota mais elevada.