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Biologia dos Invertebrados

Código: B161     Sigla: B161

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 197 Plano de estudos a partir de 2008 1 - 7,5 70 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos
Fornecer conhecimentos sobre a biologia dos principais grupos de invertebrados, nomeadamente morfologia e sistemática.

Aims
To provide basic knowledge about the biology, namely morphology and systematic, of some major invertebrate Phyla.

Programa

Programa
Princípios de Zoologia Sistemática: Taxonomia, nomenclatura e filogenia.
Planos estruturais e funcionais de organização animal: simetria do corpo, camadas germinativas e cavidades do corpo. Noções elementares de desenvolvimento animal.
Biologia dos principais grupos de invertebrados: Protista, Porífera, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes, Blastocelomados e outros pequenos grupos, Annelida, Arthropoda, Mollusca e Echinodermata.

Contents
Principles of Systematic Zoology, Taxonomy and Nomenclature. Classification and Phylogeny.
Animal architecture (structural/functional plan): Body symmetry; Germ layers and body cavities. Comments about animal development and life cycles. Taxonomic classification and biology of some major invertebrate Phyla: Protozoa, Porífera, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes, Blastocoelomates and other small Phyla, Annelida, Arthropoda, Mollusca and Echinodermata.

Bibliografia Obrigatória

BRUSCA, R.C. & BRUSCA, G.J.; Invertebrates, Sinauer Associates, 2003
RUPPERT, E.E.; FOX, R.S. & BARNES, R.D.; Zoologia dos Invertebrados: Uma abordagem funcional-evolutiva, Editora Roca, Ltd. S. Paulo, 2005

Bibliografia Complementar

MATEUS, A.; Fundamentos de Zoologia Sistemática, F. Calouste Gulbenkian, 1990
RUPPERT E.E. & BARNES, R. D.; Invertebrate Zoology, Saunders College Publishing, 1994
WALLACE, R.L. & TAYLOR, W.K.; Invertebrate Zoology. A Laboratory Manual, Prentice Hall, 2002
HICKMAN, H.; Zoologia. Princípios Integrales, McGraw-Hill, 1990
SIDGWICK & JACKSON (Ed.); Practical Invertebrate Zoology. A Laboratory Manual, R. Phillips Dales. London, 1971
BARNES, R.S.K.; CALOW, P.; OLIVE, P.J.W.; GOLDING, D.W. & SPICER, J.I.; The Invertebrates, a synthesis, Blackwell Science, 2001
MAYR, E.; Principles of Systematic Zoology, McGraw-Hill, 1969
HICKMAN, C.P.; ROBERTS, L.; LARSON, A.; l’ANSON, H. & EISENHOUR, D.J.; Integrated Principles of Biology, McGraw-Hill, Boston, 2006
KUKENTHAL, W.; MATHES, E. & RENNER, M.; Guia de Trabalhos Práticos de Zoologia, Livraria Almedina. Coimbra. , 1986
ANDERSON, D.T.; Invertebrate Zoology, Oxford University Press, 1998

Observações Bibliográficas

Todas a bibliografia aconselhada encontra-se disponível na biblioteca da Biologia, no edifíco FC4.

Além da bibliografia aconselhada serão ainda disponibilizados apontamentos e outros documentos complementares versando temas específicos.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 70,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Método de avaliação e obtenção de frequência
A avaliação desta disciplina será realizada em exame final que constará de uma prova escrita sobre a matéria leccionada nas aulas teóricas.
Só poderão ser admitidos a exame final os alunos que tenham obtido frequência nas aulas práticas. Para obtenção de frequência nas aulas práticas, os alunos devem preencher simultaneamente duas condições:
1) Não podem ultrapassar o limite de faltas (um quarto das aulas previstas);
2) Devem realizar satisfatoriamente pelo menos dois terços dos trabalhos práticos realizados. Considera-se que o trabalho prático foi satisfatoriamente realizado após apresentação e aprovação pelo docente do respectivo relatório.
São aprovados os alunos que tenham obtido uma nota igual ou superior a 9,5 valores. Os alunos com classificação superior a 8 valores poderão solicitar, por escrito e no prazo máximo de dois dias, a realização de uma prova oral complementar.

Os alunos que tenham obtido frequência no ano lectivo anterior são dispensados das aulas práticas.




Assessment method and eligibility for exams

The final classification will be obtained in a final examination concerning the theoretical lessons. Only students with both a regular (can not miss more than 25% of the programmed practical lessons) and satisfactory (with 66% of reports about lab works done and approved by the teacher) participation on practical lessons will be eligible for the final examination.
The students with a classification ≥ 9.5 will be approved. Students with a classification higher than 8, can require (asking the teacher in a written document within two days) a complementary oral examination.

Attendance of practical lesson is exempt for all students already eligible for exam in the last school year.

Fórmula de cálculo da classificação final

São aprovados os alunos que tenham obtido uma nota igual ou superior a 9,5 valores no exame final.
Os alunos com classificação superior a 8 valores poderão solicitar, por escrito e no prazo máximo de dois dias, a realização de uma prova oral complementar.

The students with a classification ≥ 9.5 in the final examination will be approved.
Students with a classification higher than 8, can require (asking the teacher in a written document within two days) a complementary oral examination.

Provas e trabalhos especiais

Elaboração de relatórios relativos aos trabalhos práticos.

Reports of lab works.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação casos especiais
A avaliação a efectuar em casos especiais será definida pelo Júri com base nas particularidades de cada caso.

Assessment special cases
The assessment of special cases will be adjusted by the Jury taking in mind their peculiar aspects.
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