Arquitectura de Software
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina de Arquitetura de Software tem como objetivo geral introduzir os alunos aos modelos conceptuais e ferramentas de software usadas em projetos informáticos de maior dimensão.
Como objetivos específicos a disciplina pretende desenvolver nos alunos:
* as capacidades de modelação e desenho de programas orientado a objetos;
* a utilização de ferramentas de modelação e desenvolvimento de software;
* conhecimentos de sistemas especializados de desenvolvimento aplicacional.
Programa
1. Java e Orientação a objetos
* Revisão da linguagem Java
* Estruturação
* Encapsolação
* Reutilização
* Convenções de codificação
2. Padrões de desenho
* Conceitos gerais sobe padrões
* Padrões criacionais
* Padrões estruturais
* Padrões comportamentais
* Padrões arquiteturais
3. Interfaces aplicacionais e frameworks
* Definição dos conceitos
* Análise da API básica do JAVA
* Análise de algumas frameworks
4. Servidores aplicacionais
* Modelos de desenvolvimento de aplicações web
* Estruturação da interface gráfica
* Comunicação cliente-servidor
* Ambiente de desenvolvimento
5. Modelação de programas em UML
* Conceitos de modelo e diagrama
* Tipos de diagramas
* Diagramas de classes
* Diagramas de caso de uso
Bibliografia Obrigatória
Java in a Nutshell: Desktop Quick Reference for Java Programmers
D. Flanagan, O'Reilly ; Java in a Nutshell. ISBN: 1-56592-262-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas é usado o método expositivo, sendo apresentada uma visão organizada dos temas do programa, incluindo exemplos de aplicação das diferentes tecnologias.
Nas aulas práticas são propostos trabalhos individuais de consolidação dos conceitos expostos nas aulas teóricas.
Software
Papyrus 0.8.0 - Editor UML para Eclipse
Tomcat 7.0.8 - Contentor de servlets
Code Rally 3.1 - Jogo de programação em tempo real para Eclipse
Eclipse Helios (3.6.1) - Ambiente integrado de desenvolvimento (IDE)
JDK 1.6 Tookit de desenvolvimento Java
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Apenas os alunos que participarem num mínimo de 2 testes e 2 trabalhos serão considerados como tendo frequentado a unidade curricular.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da unidade curricular é distribuída por 6 momentos, 3 testes teóricos contribuindo com 12 valores para classificação final, e 3 trabalhos práticos individuais, contribuindo com 8 valores para a classificação final.
As valorizações e rubricas cobertas por cada um dos 4 testes teóricos é a seguinte:
Teste 1 - 2 valores - Java e orientação a objetos;
Teste 2 - 5 valores - Padrões de desenho, APIs e frameworks;
Teste 3 - 5 valores - Servidores aplicacionais, Modelação em UML.
As valorizações e rubricas cobertas por cada um dos 3 trabalhos práticos individuais é a seguinte:
Trabalho 1 - 2 valores - Java e orientação a objetos;
Trabalho 2 - 3 valores - Padrões de desenho, APIs e frameworks;
Trabalho 3 - 3 valores - Servidores aplicacionais.
Melhoria de classificação
Dado a avaliação ser distribuída e não ser realizado um exame final, não há lugar a exames de melhoria, recurso ou de época especial.
Observações
Os momentos de avaliação têm lugar no horário das aulas práticas e as respetivas datas estão definidas no calendário da unidade curricular [http://www.dcc.fc.up.pt/~zp/aulas/1112/asw/calendario.html]
Os estudantes que, por lei, estejam dispensados de presença em aulas, bem como alunos que justifiquem a sua ausência, podem realizar qualquer dos momentos de avaliação em data e hora a combinar com o docente.
Os trabalhos individuais são realizados individualmente no horário das aulas práticas, e avaliados também durante as aulas práticas. Os testes teóricos são escolha múltipla e realizados em computador nos 30 minutos finais das aulas práticas.