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Arquitectura de Software

Código: CC226     Sigla: CC226

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.dcc.fc.up.pt/~zp/aulas/1011/asw
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AST 0 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 5 - 135
L:B 1 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 - 135
L:CC 10 Plano de estudos de 2008 até 2013/14 2 - 5 - 135
3
L:F 0 Plano de estudos a partir de 2008 3 - 5 - 135
L:G 0 P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 3 - 5 - 135
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 3 - 5 - 135
L:M 0 Plano de estudos a partir de 2009 3 - 5 - 135
L:Q 0 Plano de estudos Oficial 3 - 5 - 135
MI:ERS 75 Plano de Estudos a partir de 2007 2 - 5 - 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Arquitectura de Software tem como objectivo geral introduzir os alunos aos modelos conceptuais e ferramentas de software usadas em projectos informáticos de maior dimensão.

Como objectivos específicos a disciplina pretende desenvolver nos alunos:

* as capacidades de modelação e desenho de programas orientado a objectos;
* a utilização de ferramentas de modelação e desenvolvimento de software;
* conhecimentos de sistemas especializados de desenvolvimento aplicacional.

Programa

1. Java e Orientação a objectos
* Revisão da linguagem Java
* Estruturação
* Encapsolação
* Reutilização
* Convenções de codificação

2. Padrões de desenho
* Conceitos gerais sobe padrões
* Padrões criacionais
* Padrões estruturais
* Padrõres comportamentais
* Padrões arquitectural MVC

3. Interfaces aplicacionais e frameworks
* Definição dos conceitos
* Análise da API básica do JAVA
* Análise de algumas frameworks

4. Servidores aplicacionais
* Modelos de desenvolvimento de aplicações web
* Componentes básicas de um servidor - servlets
* Java server pages
* Componentes de aplicações
* Desenvolvimento de aplicações web

5. Modelação de programas em UML
* Conceitos de modelo e diagrama
* Tipos de diagramas
* Diagramas de classes
* Diagramas de caso de uso

Bibliografia Obrigatória

Java in a Nutshell: Desktop Quick Reference for Java Programmers
D. Flanagan, O'Reilly ; Java in a Nutshell. ISBN: 1-56592-262-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas é usado o método expositivo, sendo apresentada uma visão organizada dos temas do programa, incluindo exemplos de aplicação das diferentes tecnologias.

Nas aulas práticas são propostos trabalhos individuais de consolidação dos conceitos expostos nas aulas teóricas.

Software

Papyrus 0.8.0 - Editor UML para Eclipse
JDK 1.6 Tookit de desenvolvimento Java
Eclipse Helios (3.6.1) - Ambiente integrado de desenvolvimento (IDE)
Code Rally 3.1 - Jogo de programação em tempo real para Eclipse
Tomcat 7.0.8 - Contentor de servlets

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,50
Segundo teste Exame 2011-04-05
Segundo trabalho prático Trabalho escrito 2011-04-12
Terceiro teste Exame 2011-05-10
Terceiro trabalho prático Exame 2011-05-17
Quarto teste Exame 2011-05-31
Primeiro teste Exame 2011-03-15
Primeiro Trabalho prático Trabalho escrito 2011-03-22
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Apenas os alunos que participarem num mínimo de 3 testes e 2 trabalhos serão considerados como tendo frequentado a unidade curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da unidade curricular é distribuída por 5 momentos, 4 testes teóricos contribuindo com 12 valores para classificação final, e 3 trabalhos práticos individuais, contribuindo com 8 valores para a classificação final.
Estes tópicos são avaliados em 4 testes teóricos e 3 trabalhos práticos individuais,

As valorizações e rubricas cobertas por cada um dos 4 testes teóricos é a seguinte:

Teste 1 - 2 valores - Java e orientação a objectos;
Teste 2 - 4 valores - Padrões de desenho e APIs e frameworks;
Teste 3 - 3 valores - Servidores aplicacionais;
Teste 4 - 3 valores - Modelação em UML.

As valorizações e rubricas cobertas por cada um dos 3 trabalhos práticos individuais é a seguinte:

Trabalho 1 - 2 valores - Java e orientação a objectos;
Trabalho 2 - 3 valores - Padrões de desenho e APIs e frameworks;;
Trabalho 3 - 3 valores - Servidores aplicacionais.

Melhoria de classificação

Dado a avaliação ser distribuída e não ser realizado um exame final, não há lugar a exames de melhoria, recurso ou de época especial.

Observações

Os momentos de avaliação têm lugar no horário das aulas práticas e as respectivas datas estão definidas no calendário da unidade curricular [http://www.dcc.fc.up.pt/~zp/aulas/1011/asw/calendario.html]

Os estudantes que, por lei, estejam dispensados de presença em aulas, bem como alunos que justifiquem a sua ausência, podem realizar qualquer dos momentos de avaliação em data e hora a combinar com o docente.

Os trabalhos individuais são realizados individualmente no horário das aulas práticas, e avaliados também durante as aulas práticas. Os testes teóricos são escolha múltipla e realizados em computador nos 30 minutos finais das aulas práticas.
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