Análise Instrumental
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:Q |
23 |
Plano de estudos Oficial |
3 |
- |
5 |
- |
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Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular tem por objectivo fornecer ao aluno, que possui conhecimentos básicos de química analítica, uma sólida e adequada formação teórica e prática em métodos instrumentais de análise, conferindo-lhe competência para desempenhar as mais diversas tarefas exigidas por um laboratório moderno de análises químicas.
Proporciona-se ao aluno a integração de conhecimentos já adquiridos, nomeadamente em Química Analítica, na perspectiva mais abrangente dos métodos instrumentais de análise e num contexto motivador da aplicação das técnicas instrumentais mais frequentes, nomeadamente a espectrometria de absorção molecular, a espectrometria de emissão e absorção atómica, a cromatografia em fase gasosa e a cromatografia líquida de alta pressão.
No final da frequência, o aluno deverá possuir competências no domínio da compreensão e aplicação:
1 Dos princípios que dão origem ao sinal de perturbação ou ao sinal de medição em espectroscopia e nos mais comuns detectores cromatográficos.
2 Dos critérios usados para seleccionar um método instrumental.
3 Das teorias cromatográficas.
4 Da cromatografia em fase gasosa: modo de funcionamento e instrumentação.
5 Dos princípios, modo de funcionamento e aplicações da cromatografia líquida de alta pressão.
6 Da espectroscopia de absorção e emissão de radiação luminosa. Técnicas instrumentais, teoria, aplicações e suas limitações.
7 Da constituição e modo de funcionamento detalhado das espectroscopias de UV-Vis, fluorescência, fosforescência, IR e absorção e emissão atómica.
8 Da espectroscopia de absorção atómica, incluindo os atomizadores de chama, electrotérmico, o cold vapour e a geração de hidretos.
9 Do cálculo da incerteza da medição analítica
Programa
1 Introdução
2 Procedimento analítico
3 Função Analítica e calibração (revisão)
4 Separações Cromatográficas (revisão)
5 Cromatográfica em fase Gasosa (revisão)
6 Cromatografia líquida de alta pressão (HPLC)
7 Métodos Ópticos
8 Espectrometria analítica de absorção molecular
8.1 Ultravioleta/Visível
8.2 fluorescência
8.3 Infravermelho.
9 Espectrometria analítica de emissão e absorção atómica
Bibliografia Obrigatória
Skoog Douglas; Holler James; Nieman Timothy; Principles of Instrumental Analysis. ISBN: 0-03-002078-6
Harris Daniel C.; Quantitative Chemical Analysis. ISBN: 0-7167-4464-3
Bibliografia Complementar
Rouessac Francis; Rouessac Annick ; Chemical analysis. Modern Instrumentation Methods and Techniques. ISBN: 978-0470859032
Skoog Douglas; West Donald; Holler James; Crouch Stanley; Fundamentals of Analytical Chemistry. ISBN: 0-03-035523-0
De Levie Robert; Principles Of Quantitative Chemical Analysis. ISBN: 0070163626
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas de exposição com recurso aos meios audiovisuais disponíveis.Neste espaço há ainda lugar à resolução de exercícios propostos sobre os temas do programa e ao esclarecimento de dúvidas.
Aulas práticas laboratoriais de execução de métodos instrumentais de análise suportados por técnicas espectroscópicas, cromatográficas e potenciométricas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Para obtenção de frequência à unidade curricular, é necessário satisfazer as condições seguintes:
1 o aluno com inscrição ordinário não pode exceder o número limite de faltas às aulas teórico-práticas, que é de 3, e às aulas práticas laboratoriais, que é também de 3.
O aluno com estatuto especial não está abrangido por esta medida.
2 Todos os alunos terão de realizar, pelo menos, 2/3 dos trabalhos das aulas práticas laboratoriais com um desempenho laboratorial médio positivo.
Fórmula de cálculo da classificação final
1 Modo de Avaliação
A avaliação de conhecimentos será efectuada através de avaliação distribuída com exame final obrigatório.
2 Componente distribuída da avaliação:
2.1 A componente distribuída da avaliação prática laboratorial (ADPL) quantifica o desempenho laboratorial, que é avaliado pela preparação prévia e correcta execução dos trabalhos e pela elaboração do relatório técnico. Um relatório será apresentado e discutido.
Esta componente da avaliação é obrigatória para todos os alunos.
Nota mínima: 9,5 valores (escala 0 a 20)
3 Exame final (EX)
O exame final é constituído por um exercício escrito.
Nota mínima: 9,5 valores (escala 0 a 20)
4 Classificação final
A classificação final será calculada através do algoritmo:
Alunos não dispensados das aulas práticas laboratoriais : 0,30 ADPL + 0,70 EX
Alunos dispensados das aulas práticas laboratoriais : classificação do exame final
A classificação final máxima, por via exclusiva das duas parcelas da avaliação, está limitada a dezoito valores. Para a obtenção de classificação superior é necessário realizar uma prova oral complementar.
Provas e trabalhos especiais
Não está prevista a realização de trabalhos especiais.
Para a obtenção de uma classificação final superior a 18 valores é necessário realizar uma prova oral complementar.
As situações omissas ou ambíguas serão sempre resolvidas com o recurso a uma prova oral complementar.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Todos os casos de dúvida ou que não estão previstos na ficha da disciplina serão resolvidos com o recurso a uma prova oral complementar.
Melhoria de classificação
Não se admite a possibilidade de melhorar a classificação da avaliação distribuída, pelo que a melhoria de classificação final é obtida através de um exame escrito único. Para a obtenção de uma classificação final superior a dezoito valores, é necessário realizar uma prova oral complementar.
Observações
Dispensa de frequência prática: o aluno com aproveitamento positivo à prática laboratorial no ano lectivo anterior poderá, se assim o entender, ser dispensado das aulas práticas laboratoriais.
Não há dispensa das aulas teórico-práticas.