Agricultura Geral
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Agrárias |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Sistematizar os conhecimentos das disciplinas básicas na produção vegetal, introduzindo vocabulário técnico e cientificos. Fundamentar a integração das operações gerais de cultura com as características do ambiente biofísico, económico e social da exploração agrícola e com a natureza das actividades (produções vegetais e animais), combinando racionalmente os recursos disponíveis em diferentes modos de produção.
Compreender que a agricultura pelo espaço que ocupa, pela população que requer, pela riqueza que gera, desempenha um conjunto diversificado de funções com grande impacte na utilização dos recursos naturais e na sociedade pelo que os agro-sistemas devem basear-se a longo prazo em processos produtivos economicamente eficientes mas também ecologicamente sustentáveis.
Programa
PROGRAMA PREVISTO-Teóricas
1. Orientação pedagógica
2. Evolução histórica e organização da agricultura
2.1. Conceitos genéricos sobre agricultura e agronomia
2.2. Multifuncionalidade da agricultura
2.3. Panorama da agricultura a nível Nacional, Europeu e Mundial
2.4. Operacionalização do conceito de sistema em agricultura.
2.4.1. Ecossistemas e agro-sistemas
2.4.2. Sistemas tróficos básicos em agricultura
2.4.3. Fluxos de energia nos agro-sistemas
2.4.4. Níveis de organização: sistema de cultura, de produção e de agricultura
2.4.5. Principais sistemas de agricultura em Portugal
2.5. Descritores básicos para os sistemas de produção
2.6. Características das principais fitotécnias
2.7. Perspectiva histórica da agricultura
2.7.1. Agricultura europeia
2.7.2. Agricultura portuguesa
3. Ambiente da produção agrícola
3.1. Solos
3.1.1. Principais constituintes do solo
3.1.2. Propriedades dos solos.
3.1.3. Classificação dos solos (breve)
3.1.4. Aptidão das terras
3.1.5. Erosão e conservação do solo
3.1.6. Fluxos de calor no solo
3.1.7. Matéria orgânica do solo
3.1.7.1. Efeito nas propriedades físicas, químicas e biológicas
3.1.7.2. Evolução da matéria orgânica no solo
3.1.7.3. Fontes de matéria orgânica
3.1.8. Alterações de propriedades do solo através de técnicas culturais
3.2. Climatologia e meteorologia agrícola
3.2.1. Conceitos
3.2.2. Elementos do clima
3.2.3. Principais climas do mundo
3.2.4. Efeito dos elementos do clima nas culturas
3.2.5. Componentes do balanço de energia na superfície do solo (BE)
3.2.5.1. Caracterização dos componentes do BE
3.2.5.2. Importância relativa dos componentes do BE em diferentes situações tipo
3.2.5.3. Alteração dos componentes do BE através de práticas culturais
3.2.6. Clima e Agricultura em Portugal
3.3. Fisiografia
3.4. Sócio-económico
4. Bases ecofisiologicas do crescimento e desenvolvimento
4.1. Noções de crescimento, desenvolvimento e fenologia
4.2. Formação do rendimento das culturas
4.3. Fundamentação de técnicas culturais
5. Principais técnicas da produção vegetal
5.1. Processos para incorporação de biodiversidade nos agro-sistemas
5.1.1. Rotações, afolhamentos e sucessão de culturas
5.1.2. Consociações de espécies
5.1.3. Mosaicos vegetais na proximidade da parcela de cultura
5.2. Operações gerais de cultura
5.2.1. Preparação e manutenção do solo
5.2.2. Sementeiras e plantações
5.2.3. Fertilização do solo e nutrição vegetal
5.2.4. Protecção das culturas
5.2.5. Noções básicas de rega
6. Estudo das principais produções vegetais*
6.1. Culturas arvenses
6.2. Forragens e Pastagens
*tema com continuidade em Agricultura Geral II
7. Seminários sobre temas da actualidade relacionados com a disciplina
PROGRAMA PREVISTO-Práticas
1. Indicadores estruturais, económicos e sociais da agricultura
1.1. A nível Nacional, Europeu e Mundial
1.2. Principais fontes de informação
1.3. Casos de estudo: Ficha de trabalho
2. Características das principais fitotécnias
3. Edafologia
3.1. Avaliação sumária de potencial agronómico
3.2. Classificação FAO dos solos
3.3. Classificação da aptidão das terras
3.4. Evolução da matéria orgânica do solo
3.4.1. Balanço de matéria orgânica e nutrientes de um solo
3.4.2. Estimativa das necessidades de matéria orgânica
4. Climatologia e meteorologia agrícola
4.1. Equipamento para avaliação dos elementos do clima
4.2. Fontes de dados climáticos
4.3. Tratamento e organização de elementos do clima
4.4. Classificações climáticas com interesse agrícola
4.5. Índices climáticos de potencialidade agrícola.
5. Equipamentos agrícolas
6. Técnicas de preparação e manutenção do solo
7. Sementeiras e plantações
8. Instalação e acompanhamento de culturas
Bibliografia Obrigatória
Loomis, R.S e Connor, D.J. ; Ecología de cultivos: productividad y manejo agrarios, Mundi Prensa,, 2002
Loomis, R.S e Connor, D.J. ; Ecología de cultivos: productividad y manejo agrarios, Mundi Prensa,, 2002
Terrón, P; Fitotecnia: ingeniería de la producción vegetal, Mundi Prensa, 2002
Terrón, P; Fitotecnia: ingeniería de la producción vegetal, Mundi Prensa, 2002
Caldas, C.; A agricultura portuguesa através dos tempos, Instituto Nacional de Investigação Científica, 1991
Caldas, C.; A agricultura portuguesa através dos tempos, Instituto Nacional de Investigação Científica, 1991
Mazoyer, M. e Roudart, L; Histoires des Agricultures du Monde, Editions du Seuil, França, 1997
Mazoyer, M. e Roudart, L; Histoires des Agricultures du Monde, Editions du Seuil, França, 1997
Speding, R; An introduction to agricultural systems, Elsevier, Londres, 1988
Speding, R; An introduction to agricultural systems, Elsevier, Londres, 1988
Porta, J., Acevedo, M., Roquero, C; Edafología para la agricultura y el medio ambiente, Mundi Prensa, 1999
Porta, J., Acevedo, M., Roquero, C; Edafología para la agricultura y el medio ambiente, Mundi Prensa, 1999
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas
Os temas das aulas teóricas serão preferencialmente expostos através de apresentações de slides e sempre que oportuno projecto na aula filmes (pequenos excertos) especializados que tenho vindo a compilar.
Aulas prátias
- Trabalhos de campo para permitir aos alunos um primeiro contacto directo com as plantas, as fitotécnicas e os sistemas de produção.
- Recurso a computadores para os alunos fazerem simulações e consulta de bases de dados.
- Visitas de estudo.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas
Ciências Naturais
Ciências Naturais
Ciências Tecnológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,50 |
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|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
- Perde a frequência na unidade curricular o aluno que faltar a mais de um quarto das aulas práticas ou teóricas-práticas previstas.
- Entrega e aceitação dos trabalho práticos dentro do prazo previsto.
- Os alunos com frequência e aprovação nos trabalhos práticos em anos anteriores serão admitidos a exame final, sem que para isso tenham que realizar novamente os trabalhos práticos.
- Os estudantes dispensados de cumprir a assiduidade não estão dispensados de realizar as provas que exigem uma componente presencial
Fórmula de cálculo da classificação final
2- AVALIAÇÕES PARCIAIS PREVISTAS
2.1- Exame escrito sobre toda a matéria (EE).
2.2- Trabalhos práticos (TPn)
2.3- Avaliação continua (AC)
2.4- Prova Oral (PO)
3- CLASSIFICAÇÃO FINAL (CF)
CF = (EEx60 + TP1x15 + TP2x15 + ACx5+POx5)/100
Para aprovação na disciplina a CF >= 10 e classificação mínima de 8 valores em todas as provas.
No caso de alguma das provas previstas não se realizar o seu valor percentual atribuído na CF será adicionado ao exame escrito (EE).
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação pode ser feita independentemente nos módulos: EE, TPn, AC e PO. Não estão previstas melhorias de parciais para qualquer uma das provas. Nas provas que exijam a escolha de um tema, para efectuar a melhoria deverá escolher um novo tema e proceder à respectiva apresentação. A classificação obtida em melhoria é calculada de acordo com CF.
Observações
1. Para facilitar a comunicação com os alunos, elaborei e mantenho um web site de apoio à disciplina: http://webpages.icav.up.pt/pessoas/mccunha.
2. Acompanhamento dos alunos fora dos tempos lectivos
Disponibilizo todos os meus contactos (telefone, telemóvel, e e-mails) e dou autorização para me telefonarem a qualquer hora, alertando para a ponderação em função da urgência do assunto.
Antes do exame, farei 1 aula de esclarecimento de dúvidas
Por imperativos do ECDU, manterei um horário de assistência aos alunos fora dos tempos lectivos. Mostro este horário na primeira aula e manterei afixado na porta do meu gabinete.