Estrutura e Reactividade em Química Inorgânica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:AST |
4 |
Plano de Estudos a partir de 2008 |
3 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
L:B |
2 |
Plano de estudos a partir de 2008 |
3 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
L:BQ |
94 |
Plano de Estudos a partir de 2007 |
1 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
L:CC |
0 |
Plano de estudos de 2008 até 2013/14 |
2 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
L:F |
0 |
Plano de estudos a partir de 2008 |
2 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
L:G |
0 |
P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 |
3 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 |
3 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
L:M |
0 |
Plano de estudos a partir de 2009 |
3 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina destina-se a alunos em que a química é uma disciplina de base da sua licenciatura, pelo que se pretende proporcionar uma sólida formação geral em química inorgânica que possibilite que os alunos desenvolvam as ferramentas e consolidem conceitos que lhes permitam uma progressão para disciplinas mais avançadas e a sua aplicação em tópicos multidisciplinares.
Programa
De um modo sucinto, pretende-se proporcionar formação geral sobre os seguintes tópicos de química:
1. Estrutura atómica e a tabela periódica
2. Ligação química
3. Estrutura molecular
4. Líquidos e sólidos
5. Ácido-base e tabela periódica
6. Oxidação-redução de compostos inorgânicos
7. Química dos elementos representativos
8. Noções básicas de Química de Coordenação
Bibliografia recomendada:
Chemical Principles, the quest for insigth
Peter Atkins, Loretta Jones
4ª edição
W. H. Freeman, Nova Iorque:2008
Inorganic Chemistry
Shriver& Atkins
4ª edição
Oxford University Press, Oxford, 2006
Bibliografia Obrigatória
000086716. ISBN: 0-7167-5701-X
Bibliografia Complementar
000101776. ISBN: 978-0-19-926463-6 (É necessário para o tópico de ácido-base e para o tópico de química de coordenação)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina tem uma componente teórica onde os alunos assistem a apresentações sobre os principais tópicos abordados na disciplina. Dado que se trata de uma disciplina com uma carácter essencialmente formativo, os tópicos são discutidos com auxílio de exemplos na área da bioquímica que permitem a consolidação de conhecimentos e a sua integração com outros tópicos.
Na componente teórico-prática são propostos alguns problemas para os alunos resolverem em pequenos grupos.
A componente prática é inteiramente laboratorial. Os alunos trabalham em grupo e efectuam cinco trabalhos práticos. Os trabalhos práticos estão adequados à componente teórica da disciplina, sendo assim mais uma oportunidade de aplicar os conhecimentos a novas situações. Nesta componente são ainda treinadas as operações unitárias de laboratório, bem como as técnicas de espectrofotometria de UV/visível e de potenciometria.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Química > Quimíca inorgânica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
42,00 |
|
|
Teste de avaliação 1 (T1) |
Exame |
1,00 |
|
|
Teste de avaliação 2 (T2) |
Exame |
1,00 |
|
|
Teste de avaliação 3 (T3) |
Exame |
1,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Aulas teórico-práticas |
Frequência das aulas |
14 |
|
Aulas práticas |
Frequência das aulas |
14 |
|
|
Total: |
28,00 |
|
Obtenção de frequência
Não exceder o número máximo de faltas nas aulas teórico-práticas e práticas (1/4 do número de aulas previstas). Não há dispensa de aulas teórico-práticas. Ter avaliação positiva a pelo menos 2/3 dos trabalhos práticos previstos. A nota correspondente à componente prática (laboratorial) deve ser igual ou superior a dez.
Fórmula de cálculo da classificação final
O aluno é aprovado à disciplina se a sua nota final (N) for igual ou superior a 9,5, desde que a nota da avaliação téorica (T) seja igual ou superior a 8,0.
A nota final da disciplina é calculada como uma média pesada da nota prática (P) e teórica (T):
N = 0,20 x P + 0,80 x T
A nota da prática (P) é calculada como a média obtida nos trabalhos práticos efectuados. Os trabalhos práticos que não forem efectuados são contabilizados como tendo tido avaliação igual a zero. Os alunos que faltem a algum dos trabalhos práticos podem realizá-lo numa das outras turmas de laboratório, desde que haja lugar nessa turma, devendo para tal contactar o professor da disciplina.
A nota dos testes (T) é calculada como a média obtida nos 3 testes de avaliação T1, T2 e T3
Os testes T1 e T2 terão lugar durante o semestre lectivo. O teste T3 será feito na data marcada para o exame de época normal. Nesta época normal, os alunos podem também, caso o pretendam, fazer melhoria de nota de um dos testes T1 ou T2.
Na época de recurso, os alunos podem fazer melhoria de uma ou duas das três partes T1, T2 e T3 (qualquer combinação).
A nota é calculada sempre com as melhores classificações obtidas em cada uma das partes T1, T2 e T3 e assumindo uma nota igual a zero para os alunos que faltem à avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes trabalhadores e os dirigentes associativos podem, caso desejem, não realizar os testes de avaliação, sendo neste caso a sua classificação teórica igual à classificação obtida em exame. Caso estes alunos não possam frequentar normalmente a componente prática, poderão fazer também um exame laboratorial final.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação no ano lectivo em que o aluno está a frequentar a disciplina pode ser feita tal como descrito no cálculo da classificação final. Caso o aluno pretenda fazer melhoria da classificação no ano lectivo seguinte, terá que fazer um exame completo. Não é possível fazer melhoria de nota à componente laboratorial.