Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal |
OFICIAL |
Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:Q |
180 |
Plano de estudos Oficial |
2 |
- |
7,5 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1- Facilitar a inserção dos graduados em ciência na sociedade e no mundo do trabalho através da aquisição de competências só aparentemente contraditórias de colaboração e autonomia.
2- Compreender a estrutura, organização e contextos da Sociedade (Informacional) actual, as bases da sua Economia (Capitalismo do Conhecimento) e os princípios básicos de Gestão e as suas tendências mais recentes (Organizações Aprendentes).
3- Evoluir no domínio de algumas competências transferíveis ou transversais tanto no domínio da autonomia (mestria pessoal, modelos mentais, pensamento sistémico), como no domínio da colaboração (visão partilhada e trabalho em equipa)
4- Conhecer dinâmicas de produção e investigação científica e tecnológica (modos de produção cientifica, Ciência em rede, transdisciplinaridade, sustentabilidade, relação tripartida Ciência/Indústria/Governo).
5- Tomar contacto com os limites e de “fronteiras” da ciência, nomeadamente com a sua incapacidade de auto-explicação que implica a necessidade de pressupostos filosóficos para a sua justificação: ontológico (inteligibilidade da Natureza), epistemológico (capacidade do Homem para alcançar essa compreensão) e ético (valor da actividade e produção científica) .
6- Equacionar alguns problemas relevantes do nosso tempo com ligação particular à ciência.
Programa
1. Diálogo entre as várias ciências (conferências e debates)
2. Relações humanas, feedback, inteligência emocional e liderança.
3- A SOCIEDADE e a CIÊNCIA
3.1-Sociedade
3.2-Ciência
3.3-A Relação Ciência Sociedade
4- Introdução à Gestão
4.1-Organizações
4.2-Abordagem sistémica da gestão
4.3- Tendências futuras da Gestão
5- Competências Transferíveis:
5.1-Trabalho de Grupo
5.2-Competências para Resolução de Problemas em Grupo
5.3-Trabalho de Equipa eficiente.
5.4-Competências para Comunicação Eficiente
5.5-Perspectivas futuras para a ciência e o desenvolvimento: A actual crise Nacional e o falhanço recente dos planos estratégicos portugueses. O Hipercluster do Mar como estratégia de desenvolvimento para Portugal .
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta disciplina procura promover simultaneamente competências de trabalho em grupo e de autonomia no domínio da actividade profissional na área das ciências.
Para atingir as primeiras os alunos deveriam ser incluídos, logo na 1ª aula, em grupos pluridisciplinares de uma forma aleatória (tal como acontece na prática). Esses grupos são geridos pelo Moodle e reunir-se-iam também virtualmente através dele.
Para as segundas deverá usar-se uma estratégia de “cogntive apprenticeship”, sem esquecer as suas fases de “modelling”, “scaffolding” , “coaching” e de “fading”.
Os alunos constroem portefólios com processos e produtos das dinâmicas individual e grupal na plataforma Moodle.
Os conteúdos centrais da disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Profissional são ministrados, principal mas não exclusivamente, nas aulas. Alguns textos, apresentações, simulações e materiais associados à disciplina são disponibilizados aos alunos na plataforma de e-learning associada, no Moodle- UP. Esta área virtual potencia e “estende” a sala de aula, no espaço e no tempo: fóruns continuam conversas, textos prolongam leituras, simulações podem ser re-visitadas, documentos dos alunos podem ser partilhados. A realidade do presencial e do virtual, numa mistura geralmente designada por b-learning (blended learning) é o caminho seguido. Algumas aulas teóricas são expositivas, embora se encoraje a participação dos alunos. Os power points dessas aulas serão disponibilizados no Moodle. Haverá conferências (abertas à comunidade da FCUP) com convidados externos, no âmbito de algumas temáticas. Uma lista de bibliografia, acessível em papel e, em alguns casos, digitalmente, é oferecida aos alunos. As aulas tenderão a ser, na medida em que isso for possível (atendendo ao elevado número de alunos inscritos) pró-activas, principalmente as teórico-práticas, fomentando-se a participação dos alunos, e, em alguns casos constituindo-se pequenos grupos de trabalho. Os alunos poderão ter pequenos projectos e tarefas a seu cargo, que desenvolverão ora individualmente ora em pequenos grupos. Estes trabalhos serão submetidos por upload em plataforma digital da disciplina e, alguns deles, apresentados oralmente. Estas actividades teórico-práticas serão alvo de processos dinâmicos de avaliação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
75,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
2/3 das aulas práticas
Fórmula de cálculo da classificação final
a- No final exame
b- Test in the last class (T (DCP) – n closed questions + JP (P) – 2 open questions to choose one (one a- Sem exame final
b- teste na última aula (T (DCP) - fechadas + JP (P) – 2 para responder as uma (teórica – página A4)
c- nota:
1- Avaliação formativa continuada. Inclui participação virtual, assiduidade e portfolios individual e grupal (40%)
2- Avaliação do processo, da execução e da apresentação de trabalho(s) de grupo (s) (30%)
3- Teste final (1,5 horas (T) + 30min P, na última aula) (30%)
NOTA IMPORTANTE: A disciplina não pode ser feita por exame.
Trabalhadores estudantes devem contactar os docentes da disciplina para condições especiais.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Regime especial para estudantes-trabalhadores.
Melhoria de classificação
Não é possível
Observações
Alguma bibliografia
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Carvalho, A. (2009) (org.). Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores. Lisboa: DGIDC, Ministério da Educação. 2008. Consultado em Junho de 2009 em http://hdl.handle.net/1822/8286
Dixon, B.,The Science of Science. Changing the Way we Think , Cassel, Equinox,1989 ISBN 0 304 31786 1
Dixon, B.,Society and Science. Changing the Way we Live , Cassel, Equinox,1989 ISBN 0 304 31785 3
Dinis, A., Paiva,J.,Educação, Ciência e Religião,Gradiva, 2010
Gago, M. et al. (1994), O Futuro da Cultura Científica, Instituto de Prospectiva, Lisboa.
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Laszlo, P (1995). A Palavra das Coisas ou a Linguagem da Química, Gradiva.
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Paiva, J. C; Figueira, C.; Brás, C.; Sá, R (2004) e-learning: o estado da arte Sociedade Portuguese de Física - Softciências..
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Sousa, A., Introdução à Gestão –Uma Abordagem Sistémica,UCP, VERBO,Lisboa e S. Paulo, 1990