Computação Gráfica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta cadeira apresenta uma introdução dos princípios da computação gráfica. Este curso irá particularmente abranger métodos de modelação e animação de objectos em 3-dimensional. Irá também abranger iluminação, textura e técnicas de renderização. A mais-valia deste curso será a compreensão dos vários elementos que salientam a interacção da computação gráfica no desenho gráfico de sistemas de software.
Programa
Introdução à Computação Gráfica (pipeline de renderização gráfica e análise do motor 3D).
Motivação. Aplicações. Literatura. História. SIGGRAPH. Terminologia básica. Ambientes virtuais e realidade virtual. Organização do curso.
-Contexto: geometria e transformações 2D e 3D. Coordenadas homogéneas. Rever CC++. Introdução a OpenGL.
-Representações e operações de objectos 3D. Trabalhar num mundo 3D.
- Detecção de colisão.
-Iluminação (shading Flat, Gouraud e Phong) e a importância da cor.
- Transparência, sombras. Mapeamento de textura, relevo e de deslocamento.
-Curvas, Superfícies e volumes.
-Efeitos especiais.
-Animação em 3D.
-Tópicos seleccionados (novas tendências na área da computação gráfica)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas (T): Apresentação dos conteúdos. Discussão de exemplos ilustrativos destes.
Aulas práticas (P): Demonstração prática dos conteúdos dados nas aulas teóricas. Resolução de problemas. Discussão de dúvidas dos alunos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,50 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Requisitos necessários para obtenção de frequência à disciplina:
- Nota final mínima de 9.5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
a) Prova Tipo 1: teste surpresa 10%
b) Prova Tipo 2: apresentação de artigos 10%
d) Prova Tipo 3: trabalhos independentes (Laboratórios) 30%
d) Prova Tipo 2: Projecto especial / competição de demos 30%
c) Exame Final (*) 20%
(*) Se a nota média de a) a d) não for de 18/20, os alunos poderão optar por não fazer o exame final e ficar com essa nota. Se não a nota final também incluirá o Exame Final.
Avaliação
A avaliação é individual, mesmo nos trabalhos de grupos.
Irei avaliar os trabalhos desenvolvidos no Laboratório que decorrerão às Terças-feiras. Se o aluno não estiver presente no laboratório, este campo de avaliação não será considerado. Se por algum motivo o aluno não puder estar presente no laboratório, terá que me notificar com a antecedência de um dia e com justificação válida, de forma a agendar uma nova avaliação.
Provas e trabalhos especiais
Trabalhos Especiais:
•Tipo 1: (teste) No início de cada aula de segunda-feira responderão em 5 minutos um teste com cinco perguntas: três delas relativas ao conteúdo da semana anterior e duas relativas aos tópicos que serão desenvolvidos durante essa mesma semana.
•Tipo 2: (apresentação de artigo) Apresentação de 10 minutos de um artigo designado pelo professor. A apresentação deverá incluir uma clara explicação do conteúdo científico e desenvolver o principal tópico do artigo. Faça o download do modelo que deverá utilizar para a apresentação: modelo da apresentação.
•Tipo 3: (trabalhos individuais) Existem 3 trabalhos de laboratório, cada um com o valor de 10 pontos. Os trabalhos de laboratório correspondem à aplicação prática do conhecimento teórico das aulas.
•Tipo 4: (Projecto especial / competição de demos) Deve ser um projecto baseado na tecnologia. O projecto deve incluir os tópicos apresentados nas palestras (consultar horário). Sugiro uma discussão relativamente ao projecto que gostaria de desenvolver no início do semestre, de forma a poder prestar assistência e ajudar a definir os resultados. No final do semestre haverá uma “demo show” de todos os projectos que consiste numa apresentação em tempo real de um minuto. Portanto, sugiro que explorem ao máximo a vossa criatividade, originalidade e capacidade de persuasão. A melhor demo terá um prémio. O tema da competição deste é: “geleia”
Observações
Livro Recomendados:
1. Fundamentals of Computer Graphics, Shirley, 3rd edição
2. OpenGL (on the web, or red book) (http://www.opengl.org)
3. Real Time Rendering, 3rd edição
4. Graphics Shaders, Theory and Practice, Mike Bailey and Steve Cunningham
5. OpenGL Superbible, 5th edição