Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Curricular contextualization: tracking the meanings of a concept
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Curricular contextualization: tracking the meanings of a concept

Título
Curricular contextualization: tracking the meanings of a concept
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2013
Autores
Ana Mouraz
(Autor)
FPCEUP
Carla Figueiredo
(Autor)
FPCEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Revista
Vol. 22 4
Páginas: 417-425
ISSN: 0119-5646
Editora: Springer Nature
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
ID Authenticus: P-006-698
Abstract (EN): The concept of education has been evolving to include social concerns in the teaching and learning process (Karkkainen, OECD Education working paper, 2012), bringing about more attention to distinct contexts and realities in which schooling occurs. This has led to an expansion of the concept of curricular contextualization in educational, political, and curricular discourses (Smith, Clearing 118:6-43, 2005; Dowden, Aust Educ Research, 34:51-71, 2007), nevertheless, this concept needs some clarification. This article does so through a literature review process, while contributing to knowledge production through the identification of theoretical perspectives concerning curricular contextualization. The literature review process enabled the definition and mapping of this concept, and the identification of five approaches through which curricular contextualization can be developed. These approaches are: curricular contextualization focused on the place, on the student, on the pedagogical practice, on the attention to diversity, and on disciplinary contents.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: preciosa@fpce.up.pt
Notas: <a href="http://gateway.isiknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=Alerting&SrcApp=Alerting&DestApp=WOS&DestLinkType=FullRecord&KeyUT=000325714000008">Acesso à Web of Science</a> <br> <a href="http://www.scopus.com/record/display.url?eid=2-s2.0-84885670171&origin=resultslist ">Acesso à Scopus</a>
Nº de páginas: 9
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos (2011)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz; José Carlos Morgado; Maria Mauela Esteves; Maria Ângela Rodrigues; Nilza Costa; Carla Figueiredo
Sentidos atribuídos ao conceito de "contextualização curricular" (2011)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Preciosa Fernandes; Carlinda Leite; Ana Mouraz; Carla Figueiredo
O lugar da contextualização curricular nos discursos políticos sobre educação em Portugal (2012)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
José Carlos Morgado; Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz; Carla Figueiredo
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-03-23 I  Página gerada em: 2024-11-01 às 07:01:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias