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Reabilitação de edifícios escolares: Avaliação do desempenho higrotérmico em serviço e exigências regulamentares

Título
Reabilitação de edifícios escolares: Avaliação do desempenho higrotérmico em serviço e exigências regulamentares
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2009
Autores
V. P. de FREITAS
(Autor)
FEUP
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R. ALMEIDA
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia civil
CORDIS: Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil
Outras Informações
Resumo (PT): Uma educação de excelência é um objectivo claro de qualquer sociedade moderna. Vários estudos internacionais [1] têm sido realizados para melhor avaliar a performance/desempenho dos estudantes, bem como os factores que mais a influenciam, nomeadamente o ambiente interior das salas de aula. Em Portugal, a questão da reabilitação dos edifícios escolares apresenta-se como um investimento estratégico, consubstanciado no “Programa de Modernização das Escolas de Ensino Secundário” [2], que visa, entre outros objectivos, assegurar um desempenho higrotérmico adequado, a eficiência energética e a qualidade do ar interior dos edifícios, respeitando os DL nºs 78/2006, 79/2006 e 80/2006 (SCE – Sistema de Certificação Energética; RSECE - Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização nos Edifícios; RCCTE - Regulamento das Características de Comportamento Térmico de Edifícios) [3], [4] e [5]. Trata-se de uma oportunidade excepcional para melhorar as condições de utilização dos edifícios escolares, garantindo-se, simultaneamente, o conforto dos utilizadores, a eficiência energética, a durabilidade das soluções e a sustentabilidade da exploração dos edifícios reabilitados. No entanto, a reabilitação de edifícios existentes pode, muitas vezes, ser incompatível com a regulamentação que, na generalidade dos casos, foi concebida para edifícios novos. Os padrões impostos pela nova regulamentação devem ser comparados com as exigências existentes noutros países e validados através da medição do desempenho em serviço. Os autores entendem que a avaliação do desempenho higrotérmico dos edifícios escolares, em condições de serviço, é fundamental, pois só assim será possível validar as soluções técnicas mais adequadas, em função das reais necessidades e dos custos de investimento, exploração e manutenção. Com esse objectivo desenvolveu-se uma campanha experimental de medição da temperatura, humidade relativa e concentração de dióxido de carbono em salas de aula de escolas não reabilitadas e escolas reabilitadas com diferentes estratégias, cujos resultados e sua interpretação são apresentados nesta publicação, bem como uma reflexão sobre as exigências regulamentares em vigor.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: 4.ª Edição bimestral
Documentos
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