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Zoom Fatigue: visual image self-perception and other aspects of video calls

Título
Zoom Fatigue: visual image self-perception and other aspects of video calls
Tipo
Tese
Ano
2023-05-17
Autores
António Francisco da Costa Teixeira
(Autor)
FMUP
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Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Psicologia
Outras Informações
Resumo (PT): O uso de videoconferências tornou-se, recentemente, generalizado devido à pandemia COVID-19. Um novo fenómeno de aumento de fadiga associado ao uso videoconferências foi descrito e denominado de Fadiga Zoom, um dos softwares de videoconferência mais utilizados. Os nossos objetivos foram estudar se fatores relacionados à imagem corporal influenciam esta fadiga, assim como outros fatores. Foi desenvolvido um questionário de 37 perguntas e foram usados métodos estatísticos quantitativos para analisar as respostas ao questionário. A maioria dos participantes concorda que as videochamadas são mais cansativas e exigentes do que as conversas presenciais. A sensação de pior aparência física em videoconferências está associada a Fadiga Zoom. No entanto, não houve relação entre o uso de vídeo em videoconferências e a sensação de pior aparência ou maior sensação de cansaço. Sentir que existe deterioração da aparência em videoconferências leva a um maior autocuidado com a imagem corporal e a um desejo aumento de realizar cirurgias estéticas, principalmente no género feminino. Os participantes que acreditam que a sua aparência piora nas videoconferências tendem a acreditar que a imagem dos seus pares difere, neste meio de comunicação. O nosso estudo conclui que a Fadiga Zoom é um fenómeno real e alerta para os possíveis problemas de imagem corporal que o uso de videoconferências pode causar.
Abstract (EN): Videoconferencing recently became widespread in relation to the COVID-19 pandemic. A 10 phenomenon of increased fatigue associated with videoconferencing was described and named 11 Zoom Fatigue due to one of the most used software. Our objectives were to study if body and self-image related factors influence this fatigue, as well as other factors. A 37-question questionnaire was developed, and quantitative statistical methods were used to analyse the questionnaire responses. Most respondents agreed that video calls are more tiring and demanding than face-to-face conversations. The feeling that one’s appearance degrades in videoconferences is associated with Zoom Fatigue. Notwithstanding, there was no link between the usage of video in a videoconference and the feeling of having a worse appearance or a higher feeling of fatigue. Believing that one’s appearance worsens in videoconferences leads to a higher rate of body image self-care and an increased wish to have cosmetic surgeries, especially within the female gender. Participants who believe that their appearance worsens in videoconferences tend to think that the images of their peers differ in videoconferencing. Our study entails that the so-called Zoom Fatigue is a real phenomenon and alerts for the potential body image issues that videoconferencing may cause.
Idioma: Inglês
Nº de páginas: 64
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC-ND
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