Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > O que ainda não sabemos e precisávamos de saber para o ensino de Português Língua Não Materna
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

O que ainda não sabemos e precisávamos de saber para o ensino de Português Língua Não Materna

Título
O que ainda não sabemos e precisávamos de saber para o ensino de Português Língua Não Materna
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2022
Autores
Martins, Cristina
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Silva, Maria de Fátima Henriques da
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Pinto, Jorge
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Indexação
Crossref
Outras Informações
Resumo (PT):
Abstract (EN): This paper aims at identifying gaps in the current understanding of the acquisition of Portuguese as a non-native language that research should fill in order to meet the needs of teachers of Portuguese as a non-native language. We draw attention to the need for research on the following topics: profiling of learners and how variables relevant to these profiles intersect with interlinguistic knowledge and development; description of sequencing patterns of language structures in learners' interlinguistic development (built-in syllabus); description of learners' prior linguistic knowledge, presenting as multilingual competence, and how this competence interacts with metalinguistic awareness and the interlinguistic development of learners; review of available pedagogical models and consideration of how different approaches can selectively respond to the development of specific linguistic competences. In advancing our understanding of these issues and overcoming the gaps we have identified, we call for a reconnection between research on non-native language acquisition and the most effective approaches to its teaching, reclaiming a focus on what is taught and what can/should be taught, rather than merely how it is taught. Finally, we propose the creation of teacher training opportunities with a greater regard for the multilingual competences of learners and teachers themselves.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Martins_Silva_Pinto_Revista APL 9_2022 615.59 KB
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Verbos de movimento e preposições direcionais (2017)
Artigo em Revista Científica Nacional
Leal, António; Oliveira, Fátima ; Silvano, Maria da Purificação
Verbos copulativos com locativos em Português Europeu e em Língua Gestual Portuguesa (2020)
Artigo em Revista Científica Nacional
Morgado, Celda; Brito, Ana Maria
Tempos do passado e tempos do futuro em confronto: diferenças e paralelismos (2021)
Artigo em Revista Científica Nacional
Cunha, Luís Filipe
Sobre alguns conceitos semânticos fundamentais para o ensino e avaliação nos ensinos básico e secundário (2019)
Artigo em Revista Científica Nacional
Oliveira, Fátima ; Silvano, Maria da Purificação; Leal, António

Ver todas (30)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-03-23 I  Página gerada em: 2024-11-01 às 09:43:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias