Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Ser docente
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Ser docente

Título
Ser docente
Tipo
Tese
Ano
2022-11-25
Autores
Tatiana Raquel Santos Silva
(Autor)
FADEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Tese
Mestrado
Relatório de Estágio
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Instituições Associadas
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Outras Informações
Resumo (PT): O presente relatório descreve o Estágio Profissional realizado no segundo ano de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Faculdade de Desporto na Universidade do Porto. O Estágio Profissional decorreu no Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, mais concretamente na escola 2/3 de Paranhos entre o dia 1 de Setembro de 2021 e 14 de junho de 2022, com um total de mil duzentas e sessenta e nove horas, no âmbito da conclusão do curso 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio realizado centrou-se na aquisição de competências profissionais para a profissão de docente, marcadas por um desempenho crítico e reflexivo. Essas competências aumentam a nossa capacidade de responder aos problemas, desafios, exigências e dificuldades da profissão. Em termos estruturais, o relato é feito na primeira pessoa ao longo dos 7 capítulos que constituem este relatório: 1) Introdução; 2) Enquadramento pessoal, onde abrange o meu percurso de vida; 3) Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem no contexto em que o estágio decorreu; 4) Expetativas iniciais e a realidade no primeiro contacto com o meio-escolar; 5) Prática Profissional: descrevo o meu percurso num mundo novo, em que são evidenciadas as práticas desenvolvidas, bem como as dificuldades encontradas e a forma como foram superadas; 6) Conclusão e, por fim, Referências Bibliográficas. Em conclusão o capítulo 5, está subdividido em 3 subcapítulos:1) Qualidade da disciplina de EF e o que é ser professor de EF; 2) Desenvolvimento Profissional e Organização da Aprendizagem;3) o estudo, “Galeria d´Aula”; 4) Atividades desenvolvidas e por último Avaliação dos alunos.
Abstract (EN): This report describes the professional internship carried out in the second year of the master’s degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sports at the University of Porto. The professional internship took place at the Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, specifically at Escola 2/3 de Paranhos, between the 1st of September 2021 and the 14th of June 2022, with a total of one thousand two hundred and sixty-nine hours, within the scope of the conclusion of the 2nd course. Cycle in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education. The internship focused on the acquisition of professional skills for the teaching profession, marked by a critical and reflective performance. These skills increase our ability to respond to the problems, challenges, demands and difficulties of the profession. In structural terms, the report is in the first person throughout the 7 chapters that make up this report: 1) Introduction; 2) Personal framework, which covers my life path; 3) Professional background in the context in which the internship took place; 4) Initial expectations and reality in the first contact with middle school; 5) Professional Practice: I describe my journey in a new world, in which the practices developed are highlighted, as well as the difficulties encountered and the way in which they were overcome; 6) Conclusion and finally Bibliographic References. In conclusion, chapter 5 is divided into 3 subchapters: 1) Quality of the PE discipline and what it means to be a PE teacher; 2) Professional Development and Learning Organization; 3) the study, “Galeria d'Aula”; 4) Activities developed and finally Student assessment.
Idioma: Português
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Relatório de Estágio de Tatiana Raquel Silva Estágio Profissional: Ser docente 2119.04 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-03-23 I  Página gerada em: 2024-07-17 às 00:51:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias