Resumo (PT):
O presente relatório resulta do estágio pedagógico realizado no âmbito do
Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino
Secundário na Escola Secundária de Ermesinde, no ano letivo de 2021/2022.
“Um Bicho de Quatro Cabeças - Reinterpretação e Apropriação”, apresenta
a proposta didática trabalhada na disciplina de Educação Visual, e a qual gira em
torno da questão da apropriação. Através de quatro obras de quatro diferentes
pintores nacionais, os alunos reinterpretaram e apropriam-se das mesmas
tornando-as suas, através da atribuição de novos significados e duma nova
narrativa, criando um objeto final. De acordo com Bruner, é a partir das interações
que os jovens descobrem o que é a cultura, e que através da sua apropriação se
criam e produzem os significados que compõem o mundo.
Reflete-se a importância da linguagem e da cultura visual bem como o
impacto da publicidade nos indivíduos, num mundo globalizado e plural, em que
chegamos a todo o lado através das tecnologias, inclusive a desinformação e a
conteúdos menos benéficos, como violência, burlas, publicidade enganosa, adição
a jogos, entre outros. As crianças e os jovens, absorvem o que selecionam, quando
podem selecionar, e apropriam-se de uma série de fatores externos através do que
observam e ouvem, sejam filmes, séries, bandas, elementos diferentes de uma
cultura globalizada e que influencia a sua forma de ser. Esta absorção e
apropriação é reflexo do que escolhem absorver do meio em que estão inseridos e
da manifestação dos seus gostos e características. É também a urgência de
pertença a um determinado contexto ou grupo social.
Aborda-se ainda o conceito de apropriação, e a importância do
reconhecimento de pintores nacionais que prevê a valorização do nosso património
artístico e cultural.
Sendo o presente relatório o culminar de um ano letivo, relatam-se múltiplos
acontecimentos ocorridos e as reflexões pessoais.
Idioma:
Português
Nº de páginas:
93