Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > "Um Cerco de Emoções no Exercício da Profissão Docente"
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

"Um Cerco de Emoções no Exercício da Profissão Docente"

Título
"Um Cerco de Emoções no Exercício da Profissão Docente"
Tipo
Tese
Ano
2016-12-15
Autores
João Pedro Alves de Castro
(Autor)
FADEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Instituições Associadas
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Outras Informações
Resumo (PT): Constituída como uma Unidade Curricular do segundo ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, o Estágio Profissional possibilita a integração orientada e gradual no desempenho da profissão docente, com o intuito de desenvolver competências profissionais essenciais aos futuros Professores através da prática de ensino supervisionada e contextualizada. Sob a alçada de um pensamento crítico e reflexivo, o presente documento visa a descrição, interpretação e ponderação das vivências ocorridas ao longo Estágio Profissional realizado no ano letivo 2015-2016, na Escola Básica e Secundária do Cerco, localizada na Cidade do Porto, na freguesia de Campanhã. Agrupando todos os quadrantes necessários à sua realização, o presente Relatório de Estágio permanece dividido em 5 capítulos, designadamente: (I) Introdução – síntese do trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Profissional agora registado no Relatório de Estágio; (II) Dimensão Pessoal – identificação do Estudante Estagiário, descrevendo sumariamente o seu percurso de vida até ao momento da realização do Estágio Profissional, relatando quais as expetativas e respostas do contexto da unidade curricular; (III) Enquadramento da Prática Profissional – contextualização legal e institucional do Estágio Profissional, da Escola e Comunidade Escolar; (IV) Realização da Prática Profissional – retrospeção critica e reflexiva do trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Profissional, categorizado em 3 áreas de intervenção distintas: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; Participação na Escola e Relações com a Comunidade; Desenvolvimento Profissional; (V) Considerações Finais – reflexão final do Estágio Profissional e prospetivas de futuro no exercício da profissão docente.
Abstract (EN): Constituted as a Curricular Unit of the second cycle of studies from the Master's degree in Physical Education Teaching of the Faculty of Sports of the University of Porto, the Practicum Training enables the gradual and oriented integration in the performance of the teaching profession, with the purpose of developing the main professional skills to future teachers through the practice of supervised and contextualized teaching. Under the heading of critical and reflective thinking, this document aims at describing, interpreting and pondering the experiences that occurred during the Practicum Training held in the academic year of 2015-2016, at the Cerco Primary and Secondary School, located in Porto, Parish of Campanhã. By grouping all the necessary quadrants for its realization, this Internship Report remains divided into 5 chapters, which are: (I) Introduction - a synthesis of the work developed during the Internship, now registered in the Internship Report; (II) Personal Dimension - Identification of the Trainee Student, summarily describing his life course up to the time of the Practicum Training, reporting the expectations and responses of the curricular unit context; (III) Professional Practice Framework - legal and institutional contextualization of the Practicum Training, School and School Community; (IV) Professional Practice - critical reflection of the work developed during the Practicum Training, categorized into 3 distinct intervention areas: Organization and Management of Teaching and Learning; Participation in School and Community Relations; Professional development; (V) Final Considerations - final reflection of the Practicum Training and prospects of the future in the exercise of the teaching profession. KEYWORDS: PHYSICAL EDUCATION; PRACTICUM TRAINING; TEACHER
Idioma: Português
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Relatório de Estágio de João Pedro Alves de Castro Relatório de Estágio "Um Cerco de Emoções no Exercício da Profissão Docente" 1738.12 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-03-23 I  Página gerada em: 2024-08-15 às 15:02:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias