Resumo (PT):
Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado em Ciências
da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
(FPCEUP). O crescimento recente da população imigrante em Portugal e a centralidade que o
debate acerca das políticas de integração tem assumido em diversos países justificam a escolha
deste tema. Com a pergunta orientadora - Que fatores des(favorecem) a integração, a
participação cívica e política e a cidadania ativa de jovens imigrantes na escola? - procuramos
identificar estes fatores e examinar as respostas que as políticas vigentes no país têm dado às
necessidades destes alunos. A investigação decorreu numa escola pública de Educação Básica
da cidade do Porto. A abordagem utilizada foi a qualitativa-interpretativa, com coleta de dados
através de entrevistas semiestruturada. A base para a construção dos instrumentos foi uma grade
de indicadores que, na dimensão da integração, contemplou as medidas do Migrant Integration
Policy Index (MIPEX) – o mais amplo índice que avalia e compara as políticas de integração
em diversos países. Nas dimensões da participação cívica e política e cidadania ativa, os
indicadores foram informados pela literatura da área. Participaram da pesquisa o diretor do
agrupamento do qual a escola faz parte, nove encarregados da educação, quatro professores e
oito alunos dos 7º, 8º e 9º anos. A análise temática foi adotada para explorar e interpretar os
dados recolhidos. A análise das respostas dadas aos alunos imigrantes pelas políticas vigentes
revela que a concepção na qual se baseiam, de uma integração de duplo sentido - que ao mesmo
tempo diz respeito aos nacionais e aos imigrantes - está longe de se refletir no trabalho da escola.
A inadequada provisão de recursos, atrasos nos repasses de verbas e a falta de treinamento de
professores surgem como as principais ameaças para concretizar as medidas em vigor. Nas três
dimensões contempladas, foi possível identificar um amplo conjunto de fatores que podem
(des)favorecer os alunos imigrantes, salientando-se dentre eles os apoios oferecidos para o
aprendizado do idioma e das demais disciplinas, a conexão com seus pares, e o envolvimento
dos encarregados da educação com a educação dos jovens e com a comunidade escolar.
Idioma:
Português
Nº de páginas:
122