Resumo (PT):
Este estudo, de caráter exploratório, tem como foco o discurso do professor em sala de aula
de Língua Estrangeira/Adicional (LE/LA). No que concerne a este aspeto Eikenbusch (2013) pressupõe
três perspetivas do discurso do professor: como espelho da sua personalidade; como uma atividade
social; como uma ferramenta em sala de aula. Neste texto, dar-se-á primazia à análise das instruções
orais dadas por professores em sala de aula de uma LE/LA, no nosso caso do Português e do Alemão.
Por conseguinte, o presente estudo tem como objetivos: (i) analisar instruções orais que dão
professores em formação inicial, quanto à sua clareza e eficácia, e (ii) equacionar medidas e
desenvolver instrumentos de intervenção pedagógico-didática para a sua otimização. Ficou evidente
que a reflexão aprofundada e a consciencialização sobre a forma de dar instruções claras e eficazes
devem ser parte integrante da formação (inicial) de professores de LE/LA.
Abstract (EN):
This exploratory study focuses on the discourse of the teacher in the Foreign
Language/Additional Language classroom (FL/AL). Concerning this aspect Eikenbusch (2013)
presupposes three perspectives of the teacher's discourse: as a mirror of his personality; as a social
activity; as a tool in the classroom. Taking these perspectives as a background, we will give priority to
the analysis of the oral instructions given by teachers in a FL/AL classroom, in our case of Portuguese
and German. Therefore, the present study aims to: (i) analyze oral instructions given by teachers in
initial formation regarding their clarity and efficacy and (ii) consider pedagogical-didactic measures
and develop instruments for their optimization. It became evident that in-depth reflection and
awareness of how to give clear and effective instructions should be an integral part of FL/AL teacher
training.
Idioma:
Inglês
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Notas:
Disponível em: http://bibliotecasicl.pt/Biblionet/Services/GetRepositoryFile.ashx?repository=105199_REPOSITORY-BDIGITAL&guid=098f1605-27a9-4833-9548-f6a23a5705cc
Nº de páginas:
15