Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Instruções orais na aula de Língua Estrangeira/Adicional: um estudo interdidático na formação inicial de professores
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Instruções orais na aula de Língua Estrangeira/Adicional: um estudo interdidático na formação inicial de professores

Título
Instruções orais na aula de Língua Estrangeira/Adicional: um estudo interdidático na formação inicial de professores
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2018
Autores
Tomé, Simone Auf des Maur
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Carvalho, Ângela
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Internacional
II Simpósio Internacional sobre 0 Ensino de Português como Língua Adicional (SINEPLA)
Londres, 28 e 29 de junho de 2018
Outras Informações
Resumo (PT): Este estudo, de caráter exploratório, tem como foco o discurso do professor em sala de aula de Língua Estrangeira/Adicional (LE/LA). No que concerne a este aspeto Eikenbusch (2013) pressupõe três perspetivas do discurso do professor: como espelho da sua personalidade; como uma atividade social; como uma ferramenta em sala de aula. Neste texto, dar-se-á primazia à análise das instruções orais dadas por professores em sala de aula de uma LE/LA, no nosso caso do Português e do Alemão. Por conseguinte, o presente estudo tem como objetivos: (i) analisar instruções orais que dão professores em formação inicial, quanto à sua clareza e eficácia, e (ii) equacionar medidas e desenvolver instrumentos de intervenção pedagógico-didática para a sua otimização. Ficou evidente que a reflexão aprofundada e a consciencialização sobre a forma de dar instruções claras e eficazes devem ser parte integrante da formação (inicial) de professores de LE/LA.
Abstract (EN): This exploratory study focuses on the discourse of the teacher in the Foreign Language/Additional Language classroom (FL/AL). Concerning this aspect Eikenbusch (2013) presupposes three perspectives of the teacher's discourse: as a mirror of his personality; as a social activity; as a tool in the classroom. Taking these perspectives as a background, we will give priority to the analysis of the oral instructions given by teachers in a FL/AL classroom, in our case of Portuguese and German. Therefore, the present study aims to: (i) analyze oral instructions given by teachers in initial formation regarding their clarity and efficacy and (ii) consider pedagogical-didactic measures and develop instruments for their optimization. It became evident that in-depth reflection and awareness of how to give clear and effective instructions should be an integral part of FL/AL teacher training.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: http://bibliotecasicl.pt/Biblionet/Services/GetRepositoryFile.ashx?repository=105199_REPOSITORY-BDIGITAL&guid=098f1605-27a9-4833-9548-f6a23a5705cc
Nº de páginas: 15
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
InstucoesOrais 140.27 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Referencial de avaliação do desempenho do estudante no estágio pedagógico (2017)
Publicação Didática
Carvalho, Ângela ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Almeida, José Domingues de ; Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas ; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Representations, beliefs, and pedagogical practices of EPE teachers (2018)
Poster em Conferência Internacional
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Outeirinho, Maria de Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Fardilha, Luís Fernando de Sá ; Santos, Paulo Jorge ; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Characterization of portuguese heritage language teachers: a preliminary study (2022)
Poster em Conferência Internacional
Santos, Paulo Jorge ; Rodrigues, Sónia Valente ; Duarte, Isabel Margarida ; Auf der Maur, Simone ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Outeirinho, Maria de Fátima; Carvalho, Ângela
As línguas estrangeiras no ensino superior: balanço, estratégias e desafios futuros (2018)
Livro
Carvalho, Ângela ; Almeida, José Domingues de ; Hurst, Nicolas ; Ponce de León, Rogelio ; Tomé, Simone
Ensino da oralidade para falantes de Alemão: recursos online de Português Língua Estrangeira (2017)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Santos, Paulo; Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Tomé, Simone

Ver todas (8)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-03-23 I  Página gerada em: 2024-11-01 às 00:48:37 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias