Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Ensino da oralidade para falantes de alemão: recursos online de português língua estrangeira
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Ensino da oralidade para falantes de alemão: recursos online de português língua estrangeira

Título
Ensino da oralidade para falantes de alemão: recursos online de português língua estrangeira
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2019
Autores
Carvalho, Ângela
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Duarte, Isabel Margarida
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Auf der Maur Tomé, Simone
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 63-66
V Congreso Internacional de la Sociedad Extremeña de Estudios Portugueses y de la Lusofonía (SEEPLU)
Cáceres , 9-10 de noviembre de 2017
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades
Outras Informações
Resumo (PT): O presente artigo visa apresentar um projeto que tem por objetivo diagnosticar dificuldades de compreensão/produção orais em Português Língua Estrangeira de estudantes de língua dominante alemã e programar uma intervenção destinada a colmatar essas dificuldades. Este projeto tem como instituições parceiras a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, assim como várias instituições de ensino superior e não superior alemãs. A metodologia aplicada para a fase de diagnóstico passará pela construção e aplicação de dois questionários, um para docentes e outro para discentes, havendo, neste último, exercícios de compreensão e produção oral. Seguir-se-á a análise dos resultados e a definição de intervenções prioritárias quanto à oralidade, o que antecederá a produção e experimentação de recursos educativos adequados, disponibilizados na plataforma Moodle. Propomo-nos apresentar os primeiros passos deste projeto, para irmos problematizando os desafios que se nos colocam
Abstract (EN): The present article presents a project that aims to diagnose difficulties of oral comprehension/ production in Portuguese as a Foreign Language of students with German as their dominant language, and to program an intervention to address these difficulties. This project has the following partner institutions: Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto and Camões - Institute of Cooperation and Language, as well as several institutions of higher education and non-university institutions in Germany. The methodology applied to the diagnostic phase will be based on the construction and application of two questionnaires (for teachers and students). In the latter, there will be exercises for oral comprehension and oral production. In a next step, data will be analyzed and subsequent procedures will be defined, which presuppose the production and experimentation of adequate educational resources made available on the Moodle platform. We propose to present the first steps of this project in order to problematize the challenges that arise.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
978-84-09-03865-7EnsinoOralidade3.3.2 85.05 KB
3.3.2 Resumo 844.79 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Representations, beliefs, and pedagogical practices of EPE teachers (2018)
Poster em Conferência Internacional
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Outeirinho, Maria de Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Fardilha, Luís Fernando de Sá ; Santos, Paulo Jorge ; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Characterization of portuguese heritage language teachers: a preliminary study (2022)
Poster em Conferência Internacional
Santos, Paulo Jorge ; Rodrigues, Sónia Valente ; Duarte, Isabel Margarida ; Auf der Maur, Simone ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Outeirinho, Maria de Fátima; Carvalho, Ângela
Ensino da oralidade para falantes de Alemão: recursos online de Português Língua Estrangeira (2017)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Santos, Paulo; Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Tomé, Simone
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-03-23 I  Página gerada em: 2024-08-20 às 22:24:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias