Resumo (PT):
O presente artigo visa apresentar um projeto que tem por objetivo diagnosticar dificuldades
de compreensão/produção orais em Português Língua Estrangeira de estudantes de língua
dominante alemã e programar uma intervenção destinada a colmatar essas dificuldades. Este
projeto tem como instituições parceiras a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e
o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, assim como várias instituições de ensino
superior e não superior alemãs. A metodologia aplicada para a fase de diagnóstico passará
pela construção e aplicação de dois questionários, um para docentes e outro para discentes,
havendo, neste último, exercícios de compreensão e produção oral. Seguir-se-á a análise
dos resultados e a definição de intervenções prioritárias quanto à oralidade, o que antecederá a produção e experimentação de recursos educativos adequados, disponibilizados na
plataforma Moodle. Propomo-nos apresentar os primeiros passos deste projeto, para irmos
problematizando os desafios que se nos colocam
Abstract (EN):
The present article presents a project that aims to diagnose difficulties of oral comprehension/
production in Portuguese as a Foreign Language of students with German as their dominant language, and to program an intervention to address these difficulties. This project
has the following partner institutions: Faculty of Arts and Humanities of the University of
Porto and Camões - Institute of Cooperation and Language, as well as several institutions of
higher education and non-university institutions in Germany. The methodology applied to
the diagnostic phase will be based on the construction and application of two questionnaires (for teachers and students). In the latter, there will be exercises for oral comprehension
and oral production. In a next step, data will be analyzed and subsequent procedures will
be defined, which presuppose the production and experimentation of adequate educational
resources made available on the Moodle platform. We propose to present the first steps of
this project in order to problematize the challenges that arise.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific