Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Do ensino bilingue em Moçambique: elementos em jogo na sua implementação e desenvolvimento
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Do ensino bilingue em Moçambique: elementos em jogo na sua implementação e desenvolvimento

Título
Do ensino bilingue em Moçambique: elementos em jogo na sua implementação e desenvolvimento
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2017
Autores
Lopes, Ângela Filipe
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Pinto, Maria da Graça Castro
(Autor)
FLUP
Indexação
CAPES - Portal de Periódicos
DOAJ
SHERPA/RoMEO
Latindex
Fonte académica
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas
Outras Informações
Resumo (PT): Este artigo propõe-se olhar para a realidade escolar moçambicana no que toca à implementação do ensino bilingue, tema central na discussão educativa africana desde os anos 90. Questiona-se a validade da política da língua única no que esta implica do ponto de vista linguístico e socioeconómico para as populações. O artigo pretende ainda cotejar vantagens e obstáculos dos principais modelos de ensino bilingue em discussão no contexto africano e moçambicano. A terminar, aborda-se a importância da língua local como língua materna e como meio de instrução para o desenvolvimento bem sucedido da escolaridade da população infantil moçambicana.
Abstract (EN): This article aims at looking into the educational policies in Mozambique in what concerns the implementation of bilingual teaching, which has been a central topic of discussion in Africa since the 90s. The single language policy is questioned for its effectivity given its linguistic and socio-economic repercussions for the population. Apart from these considerations, the text also compares advantages and drawbacks stemming from the two main models of bilingual teaching, currently being discussed in Africa and in Mozambique. Lastly, the article tackles the importance of local languages both as first languages and as means of instruction in order to foster a balanced development of mozambican children attending primary school.
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
graca_pinto_do_ensino 370.24 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Um ponto em comum entre frase e leitura: os grupos de sentido em destaque (2023)
Capítulo ou Parte de Livro
Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro ; Lopes, Ângela Filipe
A biliteracia : alguns aspetos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita em L2 (2023)
Capítulo ou Parte de Livro
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
Medir a qualidade da escrita em Português L2: a densidade de ideias (2022)
Artigo em Revista Científica Nacional
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
Das inferências à interpretação recursiva na leitura do texto literário em L2 (2021)
Artigo em Revista Científica Nacional
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
Aprofundar a compreensão leitora em português L2 no nível avançado à luz do QECRL partindo do Teste Cloze (2015)
Artigo em Revista Científica Nacional
Lopes, Ângela Filipe ; Martins, Fernanda; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro

Ver todas (8)

Das mesmas áreas científicas

Feliz Dia Mundial da Língua Portuguesa de 2020! (2020)
Outras Publicações
Veloso, João
Timão de Atenas (2016)
Livro
Shakespeare, William ; Ribeiro, Nuno Pinto
Sister, can you hear the deep blue of the sea? (2018)
Livro
Barata, Gilda Nunes ; Vasconcelos, Filomena
Para lá da tarefa: implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (2019)
Livro
Almeida, José Domingues de ; Auf der Maur Tomé, Simone ; Bacquelaine, Françoise ; Lorenzo, Mónica; Duarte, Isabel Margarida ; Hurst, Nicolas ; Kind, Anette ; Nicolás Martínez, Pilar; Rodrigues, Sónia Valente

Ver todas (87)

Da mesma revista

Tatiana Slama-Cazacu 1920-2011 (2011)
Artigo em Revista Científica Nacional
Maria da Graça L. Castro Pinto
Stephen BAILEY. Academic Writing. A Handbook for International Students (...) [recensão] (2016)
Artigo em Revista Científica Nacional
Pinto, Maria da Graça Castro

Ver todas (43)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-03-23 I  Página gerada em: 2024-11-01 às 06:05:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias