Resumo (PT):
O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ciências
da Educação com especialização no domínio de “Gestão de Programas e Projetos
em Contextos educativos Formais”, e tem como objetivo demonstrar o seu
desenvolvimento. Este estágio decorreu durante o período de Outubro de 2016 a
Abril de 2015, no Agrupamento de escolas Professor Óscar Lopes, sendo este um
contexto TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária.
A escola é um contexto onde os alunos passam grande parte dos seus dias
e das suas vidas, sendo fundamental que esta contribua para o seu
desenvolvimento integral. É certo que se este contexto para alguns alunos é
propício a experiencias positivas, onde encontram algum sentido para a mesmo,
mas para outros pode ser um ambiente altamente desmotivante. Estas diferentes
formas de lidar com a escola podem ter diversos fatores associados,
nomeadamente as diferentes experiências de vida de cada um, o seu contexto
familiar, cultural, social, entre outros.
A minha ação focou-se maioritariamente no GAA – Gabinete de Apoio ao
Aluno, integrando a equipa multidisciplinar, o que me permitiu desenvolver a minha
intervenção que se prendeu essencialmente com as questões da mediação
socioeducativa e as tutorias, embora tenha desempenhado outras funções,
nomeadamente o atendimento aos encarregados de educação e as visitas
domiciliárias.
Considero que a intervenção por mim desenvolvida foi relevante,
demonstrando-se essencial para o meu crescimento profissional e pessoal, uma
vez que me permitiu aliar a teoria á prática, experienciando a importância de uma
reflexão continua, e de trabalhar com e para as pessoas, que foi premissa do
trabalho desenvolvido.
Pretende-se também evidenciar a importância do papel dos profissionais de
Ciências da Educação na diversidade de papéis/funções que lhe são atribuídas no
contexto escolar.
Idioma:
Português
Nº de páginas:
89